one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A segunda edição da Copa Verde, competição regional que reúne 16 equipes de 11 estados da região Norte, Centro-Oeste, com exceção de Goiás, e do Sudeste

Imagem:

Compartilhar:

Copa Verde: 16 times de 11 estados brigam pelo título e por uma vaga na Sul-Americana

Criado em 15/01/15 20h16
Por Nathália Mendes* Fonte:Portal EBC

Troféu da Copa Verde
A segunda edição da Copa Verde, competição regional que reúne 16 equipes de 11 estados da região Norte, Centro-Oeste, com exceção de Goiás, e do Sudeste (Foto: Rafael Ribeiro/ CBF)

A segunda edição da Copa Verde, competição regional que reúne 16 equipes de 11 estados da região Norte, Centro-Oeste, com exceção de Goiás, e do Sudeste, já tem data marcada para começar: 8 de fevereiro. De acordo com o calendário preliminar, as finais estão previstas para acontecer nos dias 29 de abril, para o jogo de ida, e 6 de maio, para o de volta. Além do título, o torneio regional coloca o campeão na Copa Sul-Americana do ano seguinte.

Veja quais são os confrontos da primeira fase do torneio

Confira a tabela das fases finais da Copa Verde

Por que Copa Verde?

O nome da Copa remete à Floresta Amazônica, já que, inicialmente, o torneio reuniria apenas times da região Norte do país. A entrada de representantes do Centro-Oeste e do Espírito Santo foi definida antes do lançamento do regulamento e da tabela da primeira edição. Os clubes de Goiás abriram mão de suas vagas ainda em 2014 para priorizarem suas participações no campeonato do estado.

Como é disputado?

O formato da Copa Verde é no sistema eliminatório, com jogos de “mata-mata” na primeira e segunda fase, semifinal e final. Conforme os confrontos acontecem, sempre em jogos de ida e volta, os times vão se classificando para as próximas etapas.

Quais são os critérios de classificação?

Para participar da Copa Verde de Futebol, os times devem ter uma boa classificação nos campeonatos estaduais e seguir a ordem do Ranking Nacional de Federações (RNF), estabelecido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Segundo a entidade, o Pará tem os times mais bem colocados na lista, por isso terá três times na competição. Seguindo a classificação da CBF, dois clubes do Mato Grosso, Distrito Federal e Amazonas poderão participar. Os outros estados são representados apenas por uma equipe, no caso a campeã do campeonato local.

Que times vão participar do campeonato em 2015?

Os times que jogarão a Copa Verde de 2015 são: Brasília (DF), Cene (MS), Cuiabá (MT), Estrela do Norte (ES), Independente (PA), Luverdense (MT), Luziânia (DF), Nacional (AM), Paysandu (PA), Princesa do Solimões (AM), Remo (PA), Rio Branco (AC), Santos (AP), São Raimundo (RR), Tocantinópolis (TO) e Vilhena (RO).

E como foi a primeira edição?

O Brasília foi o primeiro campeão da Copa Verde, em uma disputa com o Paysandu que começou em uma emocionante decisão por pênaltis, no dia 21 de abril, no Mané Garrincha, diante de um público de 51.701 pagantes, e se arrastou por sete meses no tapetão. No campo, o Paysandu saiu na frente ao vencer por 2 a 1 no Mangueirão, mas o Brasília devolveu o placar no estádio de Brasília. Nas cobranças de pênaltis, o Brasília venceu por 7 a 6.

Mas a confusão começou quando a equipe brasiliense foi denunciada junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por escalar quatro jogadores de forma irregular na final contra o bicolor paraense. De acordo com os advogados do alviceleste, os atletas não estavam no Boletim Informativo Diário (BID) e, por isso, não teriam condições de entrar em campo (entenda o caso).

Os auditores da primeira instância votaram, de forma unânime, pela exclusão do Brasília da Copa Verde, entregando o título e a vaga para a Sul-Americana ao Paysandu. O Brasília recorreu da decisão junto ao Pleno, que reverteu o entendimento e, após sete meses, confirmou o título do Colorado.

 

Veja os jogos da primeira fase da Copa Verde:

Estrela do Norte (ES) x Luziânia (DF)

Independente (PA) x Brasília

Tocantinópolis (TO) x Luverdense (MT)

Santos (AP) x Paysandu (PA)

Cene (MS) x Cuiabá (MT)

Vilhena (RO) x Nacional (AM)

São Raimundo (RR) x Princesa do Solimões (AM)

Remo (PA) x Rio Branco (AC)

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário