one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Vista externa do Estádio Municipal João Havelange, conhecido como Engenhão

Imagem:

Compartilhar:

Engenhão é parcialmente liberado para o Campeonato Carioca

Criado em 09/01/15 16h21 e atualizado em 09/01/15 18h43
Por Portal EBC*

Engenhão - vista externa
Construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, o Estádio Olímpico João Havelange, conhecido como Engenhão, enfrenta problemas desde a sua inauguração (Foto: Wilson Dias/ABr)

ampliada às 18h43 com informações da Agência Brasil

O anel inferior do Estádio Municipal João Havelange (Engenhão) está liberado para o Campeonato Carioca de 2015. A decisão foi tomada após uma reunião entre o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, após terem acesso ao cronograma elaborado pelo Consórcio Engenhão - empresa responsável pela reforma da cobertura do estádio. 

Leia mais sobre o fechamento e a reforma do Engenhão:

Interdição do Engenhão é resultado da falta de projeto executivo, diz conselho

Estádio Engenhão é interditado por problemas estruturais na cobertura

A reabertura foi marcada para o dia 31 de janeiro, às 17h, quando Botafogo e Boavista se enfrentam pela primeira rodada da competição. Além dos 20 mil lugares direcionados aos torcedores, os 1.200 camarotes e cabines de imprensa também estarão disponíveis. De acordo com a nota publicada pela Prefeitura do Rio de Janeiro, a partir de março, os assentos do anel superior serão liberados gradativamente. 

Segundo o presidente do Botafogo, Carlos Eduardo Pereira, a liberação de parte do estádio marcará o reencontro da torcida com o time de futebol. "Com isso [a liberação], a gente vai poder marcar o reencontro da torcida do Botafogo com o time de futebol dentro do nosso estádio, o que é uma notícia muito positiva e mais um passo para o resgate da auto-estima do botafoguense", disse.

O presidente do clube  disse também que a expectativa é de que esteja tudo em ordem e em boas condições nas obras  já entregues pela prefeitura. Além disso,   acrescentou que a administração do clube fará  uma revisão completa nas áreas que serão liberadas para adequá-las e receber o torcedor da melhor maneira possível. Ele aproveitou para informar que, na próxima semana, irá apresentar um ofício ao prefeito com a solicitação de mudança no nome do estádio.

"Na próxima semana vamos apresentar um ofício ao prefeito manifestando o interesse do Botafogo em trocar o nome do estádio para Estádio Olímpico Nilton Santos, fazendo uma homenagem ao maior atleta do Botafogo e um dos maiores da história da Seleção Brasileira", explicou.

Interdição 

Construído para os Jogos Pan-Americanos de 2007, o Estádio Olímpico João Havelange, conhecido como Engenhão, enfrenta problemas desde a sua inauguração, ainda naquele ano. Após a retirada das escoras que sustentavam a cobertura do estádio, o deslocamento da estrutura foi maior que o esperado. Na ocasião, a comissão que avaliou a situação decidiu que o reforço nas estruturas deveria ser feito de forma imediata.

Após avaliações, foi constatado que apenas ventos acima de 115 km/h poderiam agravar a situação, mas, em março de 2013, uma empresa alemã apresentou um relatório provando que o complexo estava fora dos níveis de segurança recomendados. O fechamento do estádio aconteceu quatro meses depois da apresentação do laudo, em junho. 

A construção foi feita pela prefeitura no antigo terreno da Rede Ferroviária Federal, no bairro do Engenho de Dentro, zona norte do Rio de Janeiro. Após licitação vencida pelo Botafogo, o clube passou a disputar seus jogos no local, além de administrá-lo e explorá-lo comercialmente. Em 2009, o clube contratou uma empresa para auxiliar na exploração do estádio. Uma das primeiras medidas adotadas foi a alteração do nome para Stadium Rio. A última partida que aconteceu no centro esportivo foi um empate de 0 a 0 entre Flamengo e Boavista, no dia 23 de março de 2013.

 

Com informações da Prefeitura do Rio de Janeiro e da Agência Brasil*

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário