one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

"Lei da mordaça" do Carioca: para defensor público, artigo é censura prévia

Criado em 20/02/15 16h44 e atualizado em 20/02/15 18h02
Por Portal EBC*

Caiu a polêmica medida que previa multa para pessoas ou instituições que fizessem comentários negativos sobre os campeonatos organizados pela Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), dentre eles o Campeonato Carioca. Por meio de liminar, o Juizado Especial do Torcedor e dos Grandes Eventos tornou, a partir da quinta-feira (19), sem eficácia a cláusula 133 do Regulamento Geral das Competições. O artigo ficou conhecido como "lei da mordaça". 

O dispositivo previa que "a veiculação, em qualquer meio de comunicação, decorrente, direta ou indiretamente, de ato e/ou declaração, considerados contrários, depreciativos ou ofensivos aos interesses do campeonato, praticada por subordinados à presidência de qualquer associação disputante, será considerada como ato lesivo à competição e sujeitará o clube a que pertencer o agente, após decisão do Conselho Arbitral, a multa administrativa de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais), dobrada a cada ato lesivo gerado por qualquer outro membro da mesma associação".

Em caso de retratação ou desmentido por nota oficial assinada pelo presidente do clube e publicada na primeira página do site da agremiação em até 48 horas, a multa poderia ser reduzida à metade.

A Justiça também estabeleceu pena para o descumprimento da decisão, com multa no mesmo valor da que foi estipulada pela Ferj. O responsável pela ação civil pública que pediu a anulação da medida, o subcoordenador do Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Rio de Janeiro, Eduardo Chow, afirmou, em entrevista ao programa Bate-Bola, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que a cláusula imposta pela Ferj era "censura prévia" e feria as liberdades de expressão e de imprensa.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Ferj declarou que vai acatar a suspensão do artigo e que não pretende recorrer da decisão judicial.

Ouça a entrevista com o defensor público Eduardo Chow:

Creative Commons - CC BY 3.0

 

 

*com informações da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário