one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Jogos Mundiais Indígenas são adiados para o final de outubro

Criado em 29/04/15 16h19 e atualizado em 07/10/15 13h32
Por Portal EBC

Faltando menos de cinco meses para seu início, o comitê organizador dos Jogos Mundiais Indígenas anunciou o adiamento do evento para o final do mês de outubro. Com a mudança das datas, a cerimônia de abertura será no dia 23 de outubro e a de encerramento, no dia 1º de novembro, em Palmas. Originalmente, os Jogos aconteceriam entre os dias 18 e 27 de setembro. Espera-se reunir mais de dois mil atletas de 22 etnias de 30 países na capital tocantinense.

Assista a matéria do Repórter Brasil:


De acordo com o secretário extraordinário dos Jogos Mundiais Indígenas da Prefeitura de Palmas, Hector Franco, a alteração foi um pedido da comunidade indígena internacional por conta de um choque de datas com a Conferência Mundial dos Povos Indígenas, marcada para a segunda quinzena de setembro, em Nova York. A solicitação foi feita durante o Fórum Permanente sobre Questões Indígenas, realizado na semana passada, na Organização das Nações Unidas (ONU): 

“Esse é um fórum permanente que discute as relações de todos os povos indígenas com os governos de todo o mundo. (A Conferência Mundial dos Povos Indígenas) acontece na semana anterior à Assembleia Geral das Nações Unidas. Então, de fato, é algo encarado pela comunidade internacional como algo muito importante. Então a gente não poderia menosprezar um evento como esse, mesmo em função dos Jogos, que são também muito importante. Então nada mais inteligente do que conciliar as duas coisas. Até porque a mobilização será muito mais intensa pra trazer justamente todos esses participantes do Fórum Internacional Permanente para os Jogos logo depois”, argumentou Hector Franco, em entrevista à Rádio Nacional da Amazônia.

Ouça também: 

Os Jogos Mundiais Indígenas contarão com 11 modalidades: tiro com arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força, corrida de velocidade rústica – 100 metros, canoagem rústica tradicional, corrida de tora, lutas corporais, futebol de cabeça, futebol de campo, atletismo e natação de travessia.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário