one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Blatter anuncia banimento do futebol de investigados por corrupção

Criado em 27/05/15 15h14 e atualizado em 27/05/15 17h48
Por Do Portal EBC

Em nota oficial, o presidente da Fifa, Joseph Blatter, anunciou que os dirigentes e ex-dirigentes indiciados por suposto envolvimento em um esquema de corrupção, fraude, pagamento de propinas e lavagem de dinheiro no futebol estão "provisoriamente" banidos do futebol. Com a medida, os investigados - incluindo o ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), José Maria Marín - ficam, desde já, proibidos de se envolver em qualquer atividade relacionada ao esporte, em nível nacional e internacional. Blatter afirma que o banimento vai de acordo com os novos procedimentos da entidade, que desde o ano passado decidiu pela exclusão de membros que violem seu Código de Ética.

Segundo o Departamento de Justiça dos Estados Unidos, foram detidos além de José Maria Marín, os dirigentes da Fifa Jeffrey Webb, Eduardo Li, Julio Rocha, Costas Takkas, Eugenio Figueredo e Rafael Esquivel. Um mandado de busca também foi executado na sede da Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf), em Miami, na Flórida. Os 14 réus, entre eles os executivos presos hoje, são acusados de extorsão, fraude, lavagem de dinheiro, entre outros delitos, em “um esquema de 24 anos de enriquecimento por meio da corrupção no futebol”.

Mais cedo, o porta-voz Walter de Gregório declarou que a "Fifa é uma vítima" e que "não houve nenhuma ação dentro de nossos escritórios". Segundo Gregório, o atual presidente, Joseph Blatter, não está entre os investigados. O 65º Congresso da Fifa, marcado para começar na próxima sexta-feira, em Zurique, e que contaria com participação dos denunciados, segue confirmado. Durante o congresso, haverá eleições para presidente da Fifa. Joseph Blatter, que comanda a entidade desde 1998, concorre ao seu quinto mandato consecutivo: seu único opositor é o príncipe da Jordânia Ali Bin Al-Hussein.

Confira a nota oficial assinada pelo presidente da Fifa, Joseph Blatter, em tradução livre:

"Estes são tempos difíceis para o futebol, para os torcedores e para a Fifa, como organização. Entendemos o desapontamento que muitos expressaram e sei que os eventos de hoje vão impactar na forma que muitas pessoas nos veem.

Por mais lamentáveis que estes eventos sejam, é preciso deixar claro que apoiamos as ações e as investigações conduzidas pelas autoridades norte-americanas e suíças e acreditamos que elas irão ajudar a reforçar as medidas que a Fifa já tomou no sentido de cortar pela raiz qualquer irregularidade no futebol. 

Enquanto muitos podem estar frustrados com o ritmo da mudança, gostaria de salientar que todas as ações que estamos tomando irão continuar. De fato, a ação de hoje (20), conduzida pela Justiça Suíça, foi deflagrada quando apresentamos um dossiê às autoridades suíças no ano passado.

Deixe-me ser claro: este tipo de conduta errônea não tem lugar no futebol e vamos garantir que aqueles que estejam envolvidos sejam colocados para fora deste jogo. Na sequência dos acontecimentos de hoje, o Comitê de Ética, que atua de maneira independente - que está no meio de sua própria investigação sobre as candidaturas dos países-sede para as Copas do Mundo de 2018 e 2022 - tomou medidas imediatas para banir, provisoriamente, os indíviduos apontados pelas autoridades de qualquer atividade relacionada ao futebol profissional, em níveis nacional e internacional. Essas medidas estão de acordo com a decisão que a Fifa tomou durante o ano passado, no sentido de excluir qualquer membro que viole o seu Código de Ética.    

Vamos continuar trabalhando junto com as autoridades competentes e vamos trabalhar energicamente para que a Fifa erradique qualquer má conduta, a fim de recuperar sua confiança e assegurar que o futebol em todo mundo é livre de qualquer irregularidade". 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário