one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Del Nero diz que contratos investigados foram firmados na gestão de Ricardo Teixeira

Criado em 27/05/15 12h40 e atualizado em 27/05/15 14h02
Por Da Agência Lusa

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Marco Polo del Nero, afirmou hoje, em Zurique, na Suíça, que os contratos investigados pela justiça norte-americana, com denúncias sobre supostos pagamentos de suborno nos contratos assinados pela CBF com uma grande marca esportiva americana e pagamentos sobre a comercialização de direitos de mídia e de marketing em vários torneios, foram assinados por Ricardo Teixeira.

“Os contratos foram assinados antes da administração de (José Maria) Marín, e não por ninguém depois”, assegurou Marco Polo Del Nero, apontando a responsabilidade de Teixeira, que dirigiu a entidade máxima do futebol brasileiro de 1989 a 2012.

Marín, que sucedeu a Teixeira à frente da CBF e deixou o cargo em abril deste ano, é um dos nove dirigentes ou ex-dirigentes e cinco parceiros da Fifa indiciados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos, acusados de conspiração e corrupção durante os últimos 24 anos.

Entre os acusados estão dois vice-presidentes da FIFA - o uruguaio Eugenio Figueredo, q e Jeffrey Webb, das Ilhas Cayman -, o paraguaio Nicolás Leoz, ex-presidente da Confederação da América do Sul (Conmebol), e Jack Warner, antigo presidente da Confederação Norte-americana de Futebol (Concacaf).

Os outros dirigentes indiciados são José María Marín, o costarriquenho Eduardo Li, membro do comitê executivo, o nicaraguense Júlio Rocha, dirigente da Fifa, o venezuelano Rafael Esquivel, membro do comitê executivo da Conmebol, e Costas Takkas, das Ilhas Cayman e dirigente da Concacaf.

Esta acusação surge depois de o Ministério da Justiça e a polícia suíça confirmarem a detenção, feita na madrugada desta quarta-feira (horário de Brasília), dos sete dirigentes, em Zurique, que se encontravam em um hotel na cidade.

Marín é atualmente vice-presidente na CBF, na administração de Del Nero, cargo que também ocupou quando Ricardo Teixeira foi presidente.

Não obstante as declarações de Del Nero em relação a Marín, a CBF já veio dizer que apoia “integralmente” as investigações na Fifa.

“Diante dos graves acontecimentos ocorridos nesta manhã em Zurique, envolvendo dirigentes e empresários ligados ao futebol, a CBF vem a público declarar que apoia integralmente toda e qualquer investigação”, informou a entidade, por meio de nota oficial publicada em seu site oficial.

A CBF diz ainda que irá aguardar a conclusão das investigações “sem qualquer julgamento que previamente condene ou inocente” as pessoas indiciadas.

Leia o trecho do relatório do Departamento de Justiça norte-americano, que detalha as acusações contra a CBF:

"A acusação alega que, entre 1991 e até o presente momento, os réus e seus comparsas corromperam o negócio através de diversas atividades criminosas, incluindo fraude, suborno e lavagem de dinheiro. Duas gerações de autoridades do futebol abusaram de seus cargos de confiança para ganho pessoal, freqüentemente através de alianças com executivos de marketing esportivo inescrupulosos que impedem a entrada de concorrentes e mantém contratos altamente lucrativos para benefício próprio através do pagamento sistemático de suborno e propinas. As autoridades do futebol são acusadas ​​de conspiração para solicitar e receber bem mais de US$ 150 milhões (aproximadamente R$ 400 milhões) em suborno e propinas em troca do apoio oficial dos executivos de marketing que concordaram em fazer os pagamentos ilícitos.

A maioria dos esquemas denunciados no indiciamento dizem respeito à solicitação e recebimento de suborno e propinas por dirigentes do futebol pagos por executivos de marketing esportivo em conexão com a comercialização dos direitos de mídia e marketing de várias partidas e torneios de futebol, incluindo as eliminatórias da Copa do Mundo da Fifa na região da CONCACAF, a Copa Ouro da CONCACAF, a Liga dos Campeões da CONCACAF, a Copa América Centenário, organizada em conjunto pela Conmebol e pela CONCACAF, a Copa América, a Copa Libertadores da América e a Copa do Brasil, organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Outros esquemas alegados dizem respeito ao pagamento e recebimento de suborno e propinas em relação ao patrocínio da CBF por uma grande marca esportiva norte-americana, a escolha da sede da Copa do Mundo de 2010 e as eleições presidenciais da FIFA de 2011".

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário