one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Dunga convoca 23 jogadores para a Copa América; confira a lista final

Criado em 05/05/15 10h33 e atualizado em 13/08/15 12h04
Por Portal EBC

Confira a lista de convocados para os amistosos do Brasil contra Costa Rica e EUA, em setembro de 2015

O técnico Dunga anunciou, na manhã desta terça-feira (5), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a lista final com os nomes dos 23 jogadores que disputarão o primeiro campeonato oficial da Seleção Brasileira desde a Copa do Mundo do ano passado: a Copa América, que será entre os dias 11 de junho e 4 de julho, no Chile. 


Veja a lista dos convocados:


GOLEIROS

Jefferson (Botafogo)

Diego Alves (Valencia)

Marcelo Grohe (Grêmio)

 

ZAGUEIROS

David Luiz (Paris Saint-Germain)

Marquinhos (Paris Saint-Germain)

Thiago Silva (Paris Saint-Germain)

Miranda (Atlético de Madrid)

 

LATERAIS

Fabinho (Mônaco)

Marcelo (Real Madrid) 

Filipe Luís (Chelsea) 

Danilo (Porto)

 

MEIO-CAMPO

Luiz Gustavo (Wolfsburg)

Fernandinho (Manchester City)

Elias (Corinthians)

Casemiro (Porto)

 

MEIA-ATACANTES / ATACANTES

Everton Ribeiro (Al-Ahli)

Douglas Costa (Shakhtar Donetsk)

Willian (Chelsea) 

Philippe Coutinho (Liverpool)

Neymar (Barcelona)

Diego Tardelli (Shandong Luneng)

Robinho (Santos)

Roberto Firmino (Hoffenheim)

 

"Confiamos em todos que colocamos na lista. Se nós trouxemos estes jogadores para a Seleção Brasileira, é porque confiamos neles. É claro que o treinador é que vai escolher os 11 que vão jogar, mas todos fazem parte do grupo", afirmou Dunga, em entrevista coletiva. "A gente tenta buscar o que é melhor para a Seleção Brasileira, montar a equipe dentro de um padrão. Analisamos o rendimento que estes jogadores tiveram nos últimos jogos pela Seleção para montar uma seleção competitiva, que mescle experiência e juventude".

O Brasil começa a caminhada pelo nono título continental no Grupo C, junto com Colômbia, Peru e Venezuela. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam para a fase final, além dos dois melhores terceiros colocados, totalizando os quatro confrontos das quartas de final. A partir daí e até a final, os duelos são eliminatórios.

Na primeira fase, o Brasil faz sua estreia contra o Peru, no dia 14 de junho. No dia 17, a Seleção joga contra a Colômbia, e enfrenta a Venezuela na terceira rodada, no dia 21. Doze países estão na Copa América: o anfitrião Chile, Equador, Bolívia, Argentina, Uruguai, Paraguai, Brasil, Colômbia, Peru, Venezuela, México e Jamaica - estes dois últimos como países convidados pela Conmebol.

A apresentação dos jogadores está prevista para o dia 1º de junho, na Granja Comary, para uma bateria de exames médicos e testes físicos. O período de treinos deve começar na quarta-feira (3). No dia 7 de junho, às 17h, o Brasil tem amistoso contra o México, no Allianz Parque - o estádio do Palmeiras -, em São Paulo. O selecionado encerra a preparação para a Copa América com outro jogo amistoso, desta vez em Porto Alegre, no estádio Beira-Rio, no dia 10 de junho. O adversário é a seleção de Honduras. A delegação segue viagem para Temuco, no Chile, no dia 12 de junho. 

A comissão técnica terá o reforço de dois auxiliares técnicos pontuais, prática adotada desde que Dunga e o coordenador de seleções, Gilmar Rinaldi, assumiram a Seleção. O ex-volante Clodoaldo, campeão do mundo em 1970, aceitou o convite de integrar o corpo técnico durante o período preparatório. Durante a Copa América, o cargo provisório será ocupado pelo tetracampeão Mauro Silva.

Último título

A última vez que o Brasil venceu a Copa América foi em 2007, na Venezuela, tendo Dunga como comandante e o atacante Robinho, que também aparece na lista deste ano, como artilheiro, com seis gols marcados. O Brasil venceu a Argentina na final por 3 a 0, com gols de Júlio Baptista, Ayala, contra, e Daniel Alves. A Seleção terminou a Copa com quatro vitórias, um empate - contra o Uruguai, nas semifinais, que levou à decisão por pênaltis vencida pelo Brasil - e uma derrota, com 15 gols marcados e cinco sofridos.

Queda precoce

Mano Menezes era o técnico que estava à frente da Seleção na última edição da Copa América, em 2011, na Argentina: na ocasião, o Brasil garantiu a liderança do Grupo B graças ao saldo de gols - o time nacional fez os mesmos cinco pontos que a Venezuela, mas terminou com dois gols de saldo, contra um dos venezuelanos. 

A eliminação veio logo nas quartas de final, diante do Paraguai: depois de um zero a zero no tempo regulamentar,  Elano, Thiago Silva, André Santos e Fred desperdiçaram suas cobranças nos pênaltis e o Paraguai só precisou converter duas penalidades para chegar às semifinais.  

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário