one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Fifa abre congresso na Suíça com Joseph Blatter contestado

Criado em 28/05/15 13h02 e atualizado em 28/05/15 16h49
Por Da Rádio França Internacional

Envolvida em um grande escândalo de corrupção e na mira da justiça americana, a Fifa manteve a abertura de seu congresso nesta quinta-feira (28), na sede da entidade, em Zurique. Após a prisão, ontem, de sete membros da federação − incluindo o ex-presidente da CBF José Maria Marín −, o Ministério Público da Suíça declarou esta manhã que não há nenhum interrogatório agendado para ouvir o presidente da Fifa sobre o caso.

Leia também: em discurso de abertura do congresso, Blatter alerta: “vêm aí mais más notícias”

Além dos Estados Unidos, a justiça da Suíça confirmou que iniciou no mês de março uma investigação para esclarecer as denúncias de corrupção envolvendo a escolha da Rússia para sediar a Copa de 2018 e o Catar, designado para organizar o Mundial de 2022.

O escândalo ganha contornos geopolíticos. O presidente russo, Vladimir Putin, acusou hoje os Estados Unidos "de tentar impedir a reeleição de Blatter" e "de violar, de forma grosseira, o funcionamento de organizações internacionais". Sobre as prisões, Putin considerou o contexto "estranho". "Não sei se algum deles violou a lei", disse o líder russo, "mas não aconteceu nada no território americano e os Estados Unidos não têm nada a ver com o caso", criticou Putin.

Hoje, o governo da África do Sul negou qualquer irregularidade na atribuição do Mundial de 2010, como suspeitam os investigadores americanos. Segundo o ministro Jeff Radebe (Justiça e Desenvolvimento Constitucional), uma auditoria feita por uma empresa de consultoria independente não identificou nenhuma infração.

UEFA pede adiamento da eleição

O Comitê Executivo da UEFA se reúne hoje em Zurique e deve discutir uma posição comum a ser adotada no Congresso da Fifa. O secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, disse que o evento pode se tornar uma farsa e pede o adiamento da votação e a organização de nova eleição.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário