one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Patente alta: conheça a preparação dos atletas olímpicos e militares

Criado em 20/05/15 19h28 e atualizado em 20/05/15 20h25
Por Bate Bola Nacional Edição:Patrícia Serrão Fonte:Rádios EBC

Além de serem mulheres e atletas olímpicas e estarem em plena preparação para os Jogos Olímpicos do Rio, o que mais as judocas Mayra Aguiar e Sarah Menezes, as velejadoras Kahena Kunze e Martine Grael e a remadora Fabiana Beltrame podem ter em comum? Todas elas são sargentos da Marinha. Nesta entrevista ao Bate Bola Nacional, o comandante do Centro de Educação Física Adalberto Nunes (Cefan), Almirante Carlos Chagas, explicou o funcionamento do Programa Olímpico em que atletas de alto rendimento são incorporados à Marinha depois de um ciclo de atividades intensas, com duração de 45 dias, destinado à adaptação à vida militar e à formação militar naval.

Nesta formação, os atletas passam por toda as etapas que um candidato à vida militar devem passar, como noções de sobrevivência, de utilização de armamento, de primeiros socorros, sobre como embarcar em um navio, uso do uniforme, ordem unida - mesmo que seu treinamento seja voltado ao esporte, como atletas que são.

Saiba mais na reportagem do Repórter Brasil: 


 
A delegação brasileira ficou em primeiro lugar no ranking de medalhas nos Jogos Mundiais Militares realizado no Rio de Janeiro e agora tem o objetivo de repetir o resultado este ano nos Jogos de Mungyeong, na Coreia do Sul. As competições vão de 29 de maio a 5 de junho de 2015.
 
"Nós tivemos um resultado excepcional nos Jogos Mundiais Militares aqui no Brasil e isso aí gerou uma série de frutos. Continuamos trabalhando com os atletas cada vez melhores. Nós estamos com uma delegação muito forte para os Jogos Mundiais Militares e cada vez temos nos esforçado mais. A nossa delegação é forte, mas os outros países também têm se esforçado. O fato do Brasil ter sido o primeiro colocado nos Jogos de 2011 causou um certo alvoroço em outros países, como a China, que tradicionalmente ganhava e seguramente eles vão buscar um melhor resultado também."
 
Para o Almirante Carlos Chagas, é de fundamental importância a renovação da base de atletas: "a gente tem um planejamento constante de renovação dos nossos atletas de alto rendimento. A Marinha é autorizada a contratar 242 sargentos e estamos com um efetivo de 219 e estamos aumentando e renovando. A gente sempre busca atletas de ponta, de forma a ter a melhor equipe possível. Ao mesmo tempo, existe uma preocupação muito grande em incentivar a criação de novos talentos. Isto aí a gente faz com os projetos de base, temos tido resultados muito bons nas categorias mais novas".
 
O comandante diz que a Marinha busca com estas ações transformar o Brasil em potência olímpica. "Nós acreditamos no futuro do esporte através do desenvolvimento social. Quanto mais cedo a gente conseguir identificar estes valores e apoiar, especialmente na população mais humilde, aquelas que tenha mais dificuldades, que talvez esta seja a única oportunidade de acesso ao desporto. A gente tem que trabalhar, para Tóquio 2020. Estes atletas de alto rendimento que temos hoje são fundamentais para 2016, mas para 2020/2024 temos que trabalhar com gerações e gerações cada vez mais novas. E acreditamos que os Jogos de 2016 permitam ao Brasil uma grande virada em termos de se transformar uma potência olímpica, que é o objetivo principal do programa olímpico da Marinha", conclui.
 
O Bate Bola Nacional é transmitido pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro de segunda a sexta-feira, a partir das 12h30.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário