one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Sem patrocínio, basquete brasileiro atravessa crise financeira

Criado em 19/05/15 14h08 e atualizado em 19/05/15 15h02
Por Stadium Edição:Patrícia Serrão Fonte:Rádios EBC

A falta de patrocínio levou o basquete brasileiro a atravessar um momento de crise, conta o diretor da Confederação Brasileira de Basquete (CBB), Edio Soares. Em entrevista ao Stadium, ele explicou que desde 2012 a Confederação está sem apoio e a falta de dinheiro pode comprometer a preparação olímpica.

Ouça a entrevista na íntegra:

 

"O patrocínio que tínhamos era da Eletrobras e se encerrou no final de 2012, porque o contrato abrangia o ciclo olímpico de 2009 /2012. Tínhamos uma formalização da Eletrobras para a renovação desse contrato para este ciclo olímpico. Entretanto, com aqueles problemas enfrentados pela Eletrobras no final de 2012/2013, eles optaram por sair do esporte. Não foi só da CBB, eles saíram de todos os esportes. E deixaram esta lacuna no financiamento das nossas atividades, que até hoje não foi possível ser substituído. Infelizmente, o esporte olímpico não sobrevive sem o apoio das verbas públicas.", diz.

basquete-com-patrocinio-da-eletrobras.jpg
De acordo com o diretor da CBB, Edio Soares, o contrato de patrocínio da Eletrobras com o basquete brasileiro terminou no final de 2012: "infelizmente, o esporte olímpico não sobrevive sem o apoio das verbas públicas"

CBB / Divulgação

Edio reclama que "infelizmente, o basquetebol é a única das grandes modalidades que está desde 2012 sem o patrocínio de uma estatal, como tem as nossas co-irmãs que por isso conseguem desenvolver bem o seu trabalho. O basquete vem sofrendo com esta falta de recursos". O diretor da Confederação de Basquete também explica que "esporte sem dinheiro não é possível se desenvolver, então há três anos estamos acumulando dívidas porque a CBB é obrigada a participar de um sem número de competições para poder manter o seu status de filiada à Fiba (Federação Internacional de Basquete), então esta situação vem só se agravando de lá até agora sem podermos chegar a um termo de equilíbrio", ressaltou Edio.

Ingressos para a final do basquete masculino dos Jogos Olímpicos de 2016 estão entre os mais procurados
 
Sobre as Olimpíadas, Edio afirma que a preparação já está prejudicada. "Com certeza (a falta de patrocínio) tem um impacto forte na nossa preparação. Porque sem recursos, o que você necessariamente precisa fazer? Reduzir a sua atividade. Na hora que você tira do esporte a quantidade e qualidade de treinamento, isto reflete objetivamente na quadra. É um reflexo direto. A programação que a CBB fez para os Jogos Olímpicos já começa a ser comprometida", disse.
 
Soares afirma que a seleção feminina já poderia estar treinando. "Já poderia estar reunida. Superada a fase de preparação mais pesada, de análises clínicas, a gente já poderia estar evoluindo nos treinamentos, mas ainda não podemos fazê-lo. Só podemos fazer as convocações em meados de junho, o que já começa a prejudicar esta preparação. E veja que estamos falando do ano de 2015. Com esta situação que se apresenta, cada ano a dificuldade aumenta ainda mais, então 2016 é uma grande incógnita para nós", conclui o diretor. 
 

 

Veja também:

Primeira medalha olímpica do Brasil em esportes coletivos veio do basquete

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário