one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Observatório da Imprensa debate o envolvimento de grupos de mídia no escândalo da FIFA

Criado em 18/06/15 11h28 e atualizado em 02/07/15 19h01
Por Observatório da Imprensa Fonte:TV Brasil

Assim que autoridades americanas e suíças denunciaram um escândalo de corrupção envolvendo a Fifa, a mídia de todo o mundo passou a se desdobrar para acompanhar a repercussão do caso. Sete dirigentes da Fifa, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marín, foram presos em Zurique pela polícia suíça a pedido da Justiça americana por causa de uma série de acusações de corrupção. As investigações levaram à renúncia do presidente da entidade Joseph Blatter.

A entidade é responsável por gerir o popular esporte do planeta, o futebol, e coloca em cheque o sistema de escolha dos veículos que transmitem os jogos, principalmente a Copa do Mundo, evento esportivo mais lucrativo do mundo, acima até mesmo da Olimpíada. No rastro do esquema, a polícia indiciou grupos de mídia em alguns países. O TyC Sports, canal de televisão esportivo argentino é um deles. Outro exemplo é a empresa Traffic do paulista José Hawilla que se tornou delator grampeando conversas para o FBI, desde 2013.

Hawilla é dono de uma afiliada da TV Globo no interior de São Paulo e a Traffic é ré confessa no processo, teria levado US$ 15 milhões em propina. A figura do J. Hawilla ganhou os holofotes com ambiciosas aquisições. Anos atrás, O Globo comprou do grupo Quércia o jornal Diário Popular que foi transformado em Diário de S Paulo. Não deu certo e O Globo acabou passando o veículo para o J. Hawilla.

Hoje, ainda assim, Hawilla detém uma concessão pública como dono de uma rede de TV no interior de São Paulo, a TV Tem. Nesta edição, o Observatório da Imprensa quer debater o envolvimento de grupos de mídia no escândalo que envolve bilhões de dólares e que pode mudar os rumos do futebol mundial.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário