one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Brasil disputa oito medalhas na tarde desta terça-feira no Mundial de Natação

Criado em 14/07/15 12h47 e atualizado em 14/07/15 13h33
Por Comitê Paralímpico Brasileiro

Oito nadadores brasileiros garantiram vagas nas finais desta terça-feira (14), segundo dia de provas do Mundial Paralímpico de Natação, em Glasgow, na Escócia. Os atletas disputarão medalhas a partir das 18h (14h no horário de Brasília) na piscina do Tollcross International Swimming Centre. As disputas serão transmitidas ao vivo pelo site da competição do CPB e pelo Portal EBC, que firmou parceria com o Comitê Paralímpico. No primeiro dia, os atletas brasileiros conquistaram três medalhas de ouro e três de prata e deixaram o país no topo do quadro geral do Mundial.

Dos oito classificados às finais, apenas Regiane Nunes, da classe S11 (cego total) não precisou passar pela eliminatória. Nove atletas estavam inscritas nos 400m livre, mas uma desistiu e o balizamento da final foi formado com as oito restantes.

A primeira prova que vale medalha para o Brasil na tarde desta terça-feira é a dos 100m peito SB5 masculino. O país será representado por Roberto Alcalde, que se habilitou a disputar a medalha ao concluir a eliminatória em 1min37s66, quinto tempo do balizamento. Em 2013, em Montreal, o brasileiro foi o campeão mundial desta mesma disputa, e agora vai defender o título.

Quem pula novamente na piscina e busca sua segunda medalha neste Mundial é Matheus Rheine, da classe S11, nos 400m livre. Depois de conquistar uma medalha de prata na segunda-feira nos 100m livre, o nadador concluiu a eliminatória da disputa de hoje com o segundo melhor tempo entre os competidores (4min56s34). Nesta prova, há dois anos, Matheus ficou com a prata no Mundial de Montreal.

Outra nadadora medalhista em Mundiais que busca medalhas nesta tarde é Edênia Garcia, da classe S4, que chegou à final dos 50m livre com o tempo de 54s71, quinto melhor das eliminatórias. Edênia nada pela quinta vez em Mundiais, e hoje nada sua primeira prova da edição 2015.

Na classe S9, dois brasileiros chegaram à final dos 100m livre. Ruiter Silva e o novato Vanilton Nascimento alcançaram a sétima e a oitava vaga da decisão. Ruiter completou o distância na eliminatória em 58s81 e Vanilton fez em 58s84.

Os outros dois finalistas do país nesta terça-feira nadam os 100m peito. Entre os homens, Fabiano Toledo, classe SB6, se classificou com o tempo de 1min31s88 e será o representante do Brasil. No feminino, quem defende o país é Paloma Sampaio, classe SB5, que fechou a semifinal em sexto com 2min00s87.

Além dos finalistas, mais quatro atletas brasileiros nadaram as eliminatórias desta manhã. Ronystony Cordeiro competiu nos 50m livre S4 e fez o nono tempo (43s34), Raquel Viel fez o 14º tempo nos 200m medley SM13 (2min49s76), e Susana Schnarndorf, classe SB6, e Verônica Almeida, classe SB7, foram desqualificadas nos 100m peito. Susana bateu as mãos desalinhadas na virada e Verônica teve problemas na hora da largada. Todos eles não disputam as finais de hoje.

O Mundial Paralímpico de Natação começou na segunda-feira (13) e vai até o dia 19 de julho, com provas acontecendo na piscina do Tollcross International Swimming Centre. O campeonato está em sua sétima edição e distribuirá vagas para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. Ao todo, 571 atletas de 67 países participam do Mundial, e o Brasil está representado por 23 atletas. O Portal EBC, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), transmite as provas ao vivo. As eliminatórias começam às 10h (6h, no horário de Brasília) e as finais sempre às 18h (14h, no horário da capital federal).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário