one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Conheça Esthefany Rodrigues e Joana Neves, nadadoras do Brasil na classe S5

Criado em 16/07/15 18h20 e atualizado em 16/07/15 19h53
Por Da Redação*

No individual, elas já chegaram a nadar uma contra a outra, na final dos 200m livre S5. Na prova por equipes, as duas ajudaram o Brasil a conquistar o ouro no revezamento 4x50m misto 20 pontos, com direito a quebra de recorde mundial. Companheiras de classe, as nadadoras Esthefany Rodrigues e Joana Neves estão alternando entre rivalidade e colaboração quando chega a hora de disputar medalhas no Mundial Paralímpico de Natação, que está acontecendo em Glasgow, na Escócia. Mas, fora das águas e nos bastidores das competições que disputam, a parceria da dupla feminina é bem afinada:

Imagens: Daniel Basil, João Paulo Racy e IPC / Produção: Graziella Batista / Edição: Caetano Manenti

Joana, de 28 anos, tem acondroplasia (nanismo desproporcional, causado por mutações genéticas). Começou a praticar natação aos 10 anos por recomendação médica e, aos 13, passou a competir. Já aos 14, participou da primeira competição internacional. Ter começado tão nova fez com que ela chegasse para seu terceiro Mundial, em Glasgow, com uma boa bagagem: ela foi bronze nos 50m e 200m livre e nos 50m borboleta na edição de 2013 e prata no revezamento 4x50m livre e bronze nos 50m borboleta em Eindhoven, em 2010. No Jogos de Londres, ficou com o bronze nos 50m borboleta e é a atual campeã parapan-americana nos 50m, 100m, 200m livre e 50m borboleta.

Esthefany é a caçula da delegação brasileira: com apenas 16 anos, está participando de um campeonato mundial pela primeira vez. Esthefany nasceu com displasia epifisária, doença que causa encurtamento nos membros e escoliose em S na coluna. A atleta pratica o esporte desde os três anos de idade, por orientação médica. Mas, quando mudou de academia e foi apresentada por um treinador à natação paralímpica, passou a competir no alto rendimento. Os bons resultados vieram já nas competições juvenis: Esthefany foi ouro nos 400m livre, 100m livre e 50m livre e prata 50m costas no Jogos Parapan-Americanos de Jovens da Argentina, em 2013.

 

*com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário