one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Daniel Dias domina prova e é campeão mundial dos 200m livre S5

Criado em 15/07/15 15h14 e atualizado em 16/07/15 17h57
Por Da Redação*

Daniel Dias sobrou na final dos 200m livre da classe S5 do Mundial Paralímpico de Natação, que está sendo disputado em Glasgow, na Escócia, e entrou em seu terceiro dia nesta quarta-feira (15). O fenômeno do esporte não tomou conhecimento de adversários como o compatriota Clodoaldo Silva e o britânico Andrew Mullen, apoiado pela torcida local, e nadou para sua terceira medalha de ouro no campeonato - igualando-se ao bielorrusso Ilhar Bokar na corrida pelo posto de maior vencedor de provas desta edição, com três ouros para cada. Daniel Dias completou o percurso em 2min27s28, seguido por Mullen, com 2min41s35 e o norte-americano Roy Perkins, que terminou a prova em 2min45s41. Clodoaldo Silva apareceu no sétimo e penúltimo lugar, com o tempo de 2min54s98.

Reveja a prova que rendeu a segunda medalha de ouro individual de Daniel Dias no Mundial de Glasgow:

Imagens: IPC / edição: Caetano Manenti/MPIX produções/CPB

O nadador liderou a prova de ponta a ponta: desde a largada, Dias conseguiu abrir boa distância para o resto dos competidores, virando para os 100m com dois segundos de vantagem em cima de Clodoaldo Silva, que aparecia em segundo lugar. Na segunda virada, a vantagem ficou ainda maior: Andrew Mullen já aparecia como candidato à prata, mas sete segundos atrás de Daniel Dias. Nos últimos metros, o brasileiro provou porque domina a prova, vencida por ele nos dois últimos Mundiais, ao bater e confirmar a vitória 14 segundos mais cedo que Mullen. A disputa, no final, passou a ser contra ele mesmo: dono do atual recorde mundial - 2min26s51 -, Daniel tentou bater a antiga marca, mas acabou fechando a prova alguns décimos acima.

“Queria o recorde dessa prova e agora vou conversar com o meu técnico para ver o que faltou. Estou exausto, sei que fiz o meu melhor e isso me deixa contente. O recorde era uma meta e fico muito feliz com a medalha. Eu busco sempre melhorar as marcas. Não veio hoje, mas espero que venha nos Jogos Paralímpicos do Rio”, disse.

Em Glasgow, até o momento, Daniel Dias garantiu o título mundial toda vez que caiu na água por medalha: primeiro, venceu os 50m costas S5 e depois, participou da equipe que venceu o revezamento 4x50m livre 20 pontos, junto com Clodoaldo Silva, Joana Neves e Esthefany de Oliveira. Em seu currículo, o brasileiro traz 16 medalhas de ouro em Mundiais, com recorde no Mundial de Eindhoven, em 2010, quando faturou oito ouros e uma prata. Daniel Dias ainda briga por medalhas em mais quatro provas: 50m borboleta S5, 50m livre S5, 100m peito SB4 e 100m livre S5.

O Mundial Paralímpico de Natação começou na segunda-feira (13) e vai até o dia 19 de julho, com provas acontecendo na piscina do Tollcross International Swimming Centre. O campeonato está em sua sétima edição e distribuirá vagas para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. Ao todo, 571 atletas de 67 países participam do Mundial, e o Brasil está representado por 23 atletas. O Portal EBC, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), transmite as provas ao vivo. As eliminatórias começam às 10h (6h, no horário de Brasília) e as finais sempre às 18h (14h, no horário da capital federal).

 

*com informações do Comitê Paralímpico Internacional

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário