one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estados Unidos conquistam o Mundial Feminino 2015

Imagem:

Compartilhar:

Mundial Feminino: EUA goleiam o Japão por 5 a 2 e conquistam o tricampeonato

Criado em 05/07/15 21h34 e atualizado em 05/07/15 22h27
Por Portal EBC

Revidando o resultado da final do Mundial Feminino de 2011, na Alemanha, a seleção feminina de futebol dos Estados Unidos passaram feito um trator sobre a equipe japonesa. Em partida decisiva da Copa do Mundo de Futebol Feminino 2015,  O estádio BC Place, em Vancouver, no Canadá.

As norte-americanas surpreenderam a equipe adversária com quatro gols logo no início do primeiro tempo. A atacante Lloyd fez três deles: um aos 3 minutos, após cobrança de escanteio; outro aos 5, após cobrança de falta próximo à área da equipe japonesa; e o terceiro, aos 16 minutos, chutando do meio de campo e encobrindo a goleira Kaihori, um golaço! A meio-campista Holiday, também balançou a rede adversária, aos 14 minutos. 

O Japão, depois de sentir o choque dos primeiros gols, tentou reagir em campo e diminuiu a diferença, ainda no primeiro tempo, com Ogimi, em bonita jogada individual, aos 27 minutos.

Já no segundo tempo, a seleção aguerrida no Japão, passa a sair mais para o ataque. Em uma dessas jogadas, a defesa norte-americana falha e Johnston acaba marcando contra. O placar passa a ser Estados Unidos 4 x 2 Japão. Mas a superioridade técnica da seleção dos EUA se faz presente. Elas voltam a dominar o jogo e Holiday cobra escanteio fechado. A bola vem na medida para Heath, de frente para o gol, que converte o quinto gol da equipe e assegura a vitória sobre o Japão.

Ao fim do jogo, Carli Lloyd, cujos dois primeiros gols na partida foram apontados como os mais rápidos da história do Mundial Feminino, ganhou o troféu Bola de Ouro como a melhor jogadora do campeonato.

Retrospectiva

Uma das maiores potências do futebol feminino, os Estados Unidos chegaram a final da Copa do Mundo em quatro das sete edições. Em toda sua história na competição, as norte-americanas nunca deixaram de aparecer entre as três primeiras colocadas. Para chegar até aqui, os Estados Unidos tiveram que passar por Austrália, Nigéria e Suécia na fase de grupos - terminando no primeiro lugar de sua chave, com duas vitórias e um empate. Na fase eliminatória, elas derrubaram a Colômbia nas oitavas, China nas quartas e a Alemanha na semifinal, no confronto entre as duas seleções bicampeãs da Copa para mulheres. Uma das armas dos Estados Unidos para voltar a levantar uma taça após 16 anos é sua defesa sólida, comandada por Hope Solo: a goleira sofreu apenas um gol no torneio e traz doze defesas difíceis em seu cartel. 

As mexidas que a técnica Jill Elis fez no meio de campo da seleção norte-americana para bater as poderosas alemãs devem ser mantidas: Holiday e Brian aparecem mais recuadas, cuidando da proteção à zaga, enquanto a camisa 10 Lloyd fica solta no ataque, articulando as jogadas. No ataque, Morgan deve ser escalada como centroavante, sendo assistida por Heath e Rapinoe pelos lados do campo. A treinadora ainda estuda a possibilidade de lançar a veloz O’Hara, autora de um dos gols na semifinal, no lugar de Heath. A veterana Wambach, que perdeu espaço no time, pode seguir no banco de reservas.

Em sua segunda decisão, o Japão pode vencer de novo se mantiver o aproveitamento perfeito na competição: as atuais campeãs chegaram na final sem perder um jogo sequer. Na primeira fase, bateram Suíça, Camarões e Equador. Nas oitavas, as Nadeshikos passaram pela Holanda, para depois mandar Austrália e Inglaterra para casa. Apesar de enfileirar vitórias, todas apertadas, com apenas um gol de diferença. A partida mais dramática da campanha japonesa foi a que rendeu vaga na final: depois de um pênalti discutível para cada lado, o jogo com a Inglaterra seguia empatado em 1 a 1 e encaminhando-se para uma prorrogação. Só que aos 47 minutos do segundo tempo, a zagueira Bassett cortou mal um cruzamento na área e marcou contra, colocando o Japão na decisão.  

A estratégia japonesa passa pela paciência e toque de bola para construir as jogadas e o jogo coletivo, com gols distribuídos entre o elenco. Miyama, duas vezes, Ogimi, Sameshima, Ariyoshi, Sakaguchi, Sugasawa e Iwabuchi marcaram os oito gols do Japão até agora. Na história do confronto em Copas, o time nipônico está em desvantagem: são duas vitórias para os Estados Unidos e um empate - o da final passada, que acabou tendo final feliz para o Japão.

A ucraniana Kateryna Monzul foi a árbitra da partida, auxiliada pela compatriota Natalia Rachynska e a espanhola Yolanda Parga.

Estados Unidos x Japão

Final da Copa do Mundo de Futebol Feminino

Data: 5 de julho de 2015

Horário: 20h (horário de Brasília)

Estádio: BC Place, em Vancouver (Canadá)

Transmissão: TV Brasil, a partir das 19h45

Árbitra: Kateryna Monzul (UCR)

Assistentes: Natalia Rachynska (UCR) e Yolanda Parg (ESP)

 

Estados Unidos

Solo; Krieger, Johnston, Sauerbrunn e Klingenberg; Brian e Holiday; Rapinoe, Heath (O'Hara) e Lloyd; Morgan

Técnica: Jill Elis

 

Japão

Kaihori; Ariyoshi, Iwashimizu, Kumagai e Sameshima; Utsugi, Sakaguchi, Kawasumi e Miyama; Ogimi e Ohno 

Técnico: Norio Sasaki

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário