one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Por centésimos, Daniel Dias fica com o título dos 50m borboleta S5

Criado em 16/07/15 15h53 e atualizado em 16/07/15 18h20
Por Da Redação*

Imparável, Daniel Dias segue colecionando medalhas de ouro no Mundial Paralímpico de Natação, em Glasgow, na Escócia. A quarta vitória em quatro finais disputadas pelo brasileiro neste Mundial aconteceu nesta quinta-feira (16): Dias ficou com o primeiro lugar nos 50m borboleta da classe S5, com um tempo de 35s51. No campeonato, ele acumula os títulos mundiais dos 50m costas, 200m livre e do revezamento 4x50m livre 20 pontos, como integrante da equipe brasileira. Esta foi a 17ª medalha de ouro de Daniel Dias em Mundiais: seu recorde de conquistas foi no Mundial de Eindhoven, em 2010, quando faturou oito ouros e uma prata.

Daniel Dias disputa os 50m borboleta
Daniel Dias segue, junto com o bielorrusso Ilhar Boki, da classe S13, com aproveitamento perfeito, vencendo todas as provas que disputou até agora no Mundial de Natação de Glasgow

Foto: Marcio Rodrigues/CPB/MPIX

Os finalistas da classe S5 travaram uma disputa eletrizante pelo primeiro lugar durante toda a distância, que foi definido por 16 centésimos. No páreo, Daniel Dias, o norte-americano Roy Perkins e o britânico Andrew Mullen, que se revezaram entre as primeiras posições. Atual recordista mundial da prova, Dias chegou a aparecer atrás de Perkins em parte da prova. Parecia que o fenômeno brasileiro das piscinas seria superado por algum desafiante, mas Dias iniciou a recuperação e completou a ultrapassagem quase na linha de chegada.

“Tem uns atletas que saem melhor mesmo e eu esperava estar passando junto nos 25m. Pelo que vi, passei um pouco atrás, o Roy mais atrás ainda, mas eu sabia que seria com ele a disputa no final. Então precisava ficar à frente dele porque nos últimos metros ele ia crescer. Quase não chego, mas consegui bater na frente e estou muito feliz”, resumiu.

Há dois anos, Perkins havia superado Daniel nesta prova no Mundial de Montreal. Contudo, o brasileiro não acha que deu o troco para o rival nesta quinta-feira. “Não vejo essa prova como revanche. No ano passado eu já tinha ganhado dele. Mas como ele ganhou o último Mundial nesta prova, eu precisava colocar as coisas no lugar. É um excelente atleta e foi uma grande disputa e a cada dia ele está deixando mais acirrada esta prova”, analisou Daniel.

Assista a acirrada disputa pela medalha dos 50m borboleta:

Imagens: IPC / edição: Caetano Manenti/MPIX produções/CPB

O grande nome da delegação brasileira segue, junto com o bielorrusso Ilhar Boki, da classe S13, com aproveitamento perfeito, vencendo todas as provas que disputou até agora. Se continuar neste ritmo, Daniel Dias pode fechar sua participação na competição com sete medalhas de ouro: o nadador ainda estará nos 50m livre S5, 100m peito SB4 e 100m livre S5.

O Mundial Paralímpico de Natação começou na segunda-feira (13) e vai até o dia 19 de julho, com provas acontecendo na piscina do Tollcross International Swimming Centre. O campeonato está em sua sétima edição e distribuirá vagas para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. Ao todo, 571 atletas de 67 países participam do Mundial, e o Brasil está representado por 23 atletas. O Portal EBC, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), transmite as provas ao vivo. As eliminatórias começam às 10h (6h, no horário de Brasília) e as finais sempre às 18h (14h, no horário da capital federal).

 

*com informações do Comitê Paralímpico Internacional e do Comitê Paralímpico Brasileiro

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário