one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Sexto ouro de Daniel Dias no Mundial de Glasgow vem nos 100m peito SB4

Criado em 18/07/15 16h03 e atualizado em 19/07/15 15h59
Por Da Redação*

Em sua prova mais acirrada deste Mundial Paralímpico de Natação, Daniel Dias provou porque é um dos maiores nadadores paralímpicos de todos os tempos. O brasileiro, que apareceu três segundos atrás do líder da prova na hora da virada, recuperou-se na chegada e garantiu sua sexta medalha do campeonato ao vencer os 100m peito SB4. Dias nadou em 1min36s54, 21 centésimos mais rápido que o grego Antonios Tsapatakis, que concluiu a prova em 1min36s75. A medalha de bronze ficou com o espanhol Ricardo Ten, dono do tempo de 1min39s90. 

Os resultados das eliminatórias indicavam que Daniel Dias não teria vida fácil na decisão: Antonios Tsapatakis estabeleceu o recorde do campeonato em sua bateria, com 1min36s33. O campeão mundial, que teve o terceiro melhor tempo do balizamento, largou bem e começou liderando a final. Mas o colombiano Moises Fuentes Garcia, que viria a ser o quarto colocado da prova, engatou uma arrancada veloz, virando na frente de Tsapatakis e do brasileiro. Na parte final da prova, Fuentes Garcia perdeu fôlego e a disputa passou a ser entre o grego e o brasileiro, que se revezaram até os últimos 25 metros de prova na liderança. Foi quando Dias acelerou sua chegada e chegou à sua sexta vitória em sete finais, entre provas individuais e coletivas. 

“Foi uma prova bacana, bem difícil, é uma das mais difíceis para mim. Aqui foi mais apertada por ser no penúltimo dia, depois de ter nadado tantas provas. Mas conversei com todo mundo da comissão técnica, o treinador, o fisioterapeuta, e todos eles me incentivaram a dar o meu máximo, independente da conquista. Eu saio satisfeito com a medalha, por ter sido emocionante, e também pelo meu desempenho. Esse dedo aqui salvou mais uma vitória”, disse Daniel.

Em Glasgow, Daniel Dias também venceu os 50m costas S5, 50m borboleta S5, 50m livre S5, 200m livre S5 e o revezamento 4x50m livre misto 20 pontos, como integrante da equipe brasileira. Com a equipe masculina do revezamento 4x100 livre, foi medalhista de prata. Nas provas individuais, ele mantém aproveitamento perfeito, vencendo todas que disputou até agora. Desde 2006, quando disputou seu primeiro Mundial, já são 23 medalhas para o fenômeno brasileiro.

O Mundial Paralímpico de Natação começou na segunda-feira (13) e vai até este domingo, com provas acontecendo na piscina do Tollcross International Swimming Centre. O campeonato está em sua sétima edição e distribuirá vagas para os Jogos Paralímpicos do Rio-2016. Ao todo, 571 atletas de 67 países participam do Mundial, e o Brasil está representado por 23 atletas. O Portal EBC, em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), transmite as provas ao vivo. As eliminatórias começam às 10h (6h, no horário de Brasília) e as finais sempre às 18h (14h, no horário da capital federal).

 

*com informações do Comitê Paralímpico Internacional (IPC) e do Comitê Paralímpico Brasileiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário