one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pelé

Imagem: CBF

Compartilhar:

Raridade: quando os narradores chamavam Pelé de Pelê

Criado em 24/08/15 20h16 e atualizado em 24/08/15 20h55
Por Todas as Vozes/Rádio MEC AM - Rio de Janeiro Fonte:Rádios EBC

Edson Arantes do Nascimento estava no começo de sua carreira profissional. Faltavam três meses para completar 17 anos de idade. Muitos narradores ainda confundiam o apelido. Era o Pelê. Isso mesmo, com acento circunflexo, como é possível notar no áudio.
 
O primeiro gol de Pelé com a camisa da seleção brasileira aconteceu no Maracanã, em jogo com a Argentina, pela Copa Roca, em 7 de julho de 1957. Os argentinos venceram por 2 x 1, mas o gol brasileiro foi marcado pelo garoto que se tornaria o Rei do Futebol.
 
O segundo jogo foi realizado três dias depois, 10 de julho, pela mesma competição, no Pacaembu. O Brasil venceu a Argentina por 2 x 0 e ficou com o título da Copa Roca. Os gols brasileiros foram marcados Mazola e Pelé.

Creative Commons - CC BY 3.0 - Raridade: quando os narradores chamavam Pelé de Pelê

O narrador Edson Leite, um dos mais famosos da época, disse que Pelê - com acento circunflexo - marcara o gol. No campo de jogo, o iniciante Fiori Gigliotti, que, na década seguinte, se tornaria o principal locutor esportivo da Rádio Bandeirantes.
 
Com colaboração do radialistas goiano Paulo Francisco, o quadro 'O rádio faz história' do programa Toas as Vozes mostra esse áudio marcante, de 10 de julho de 1957, com Edson Leite, Mário Moraes e Fiori Gigliotti, entre outros.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário