one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Sul-coreano Chung Mong-Joon formaliza candidatura à presidência da Fifa

Criado em 17/08/15 15h54 e atualizado em 17/08/15 17h30
Por Da Agência Lusa

O sul-coreano Chung Mong-Joon formalizou hoje sua candidatura à presidência da Fifa, com a promessa de reformar nos próximos quatro anos da entidade máxima do futebol, abalado por escândalos. “Hoje a Fifa atravessa uma crise profunda. Neste contexto, o presidente da Fifa deve ser um gestor de crises e um reformador”, defendeu Mong-Joon.

O bilionário, de 63 anos, falou em entrevista coletiva que aconteceu em Paris, salientando que a Fifa está atolada em corrupção e que tudo o que interessa ao poder instalado é esconder os desvios. “O verdadeiro motivo pelo qual a Fifa se tornou uma organização corrupta tem a ver com o fato de a mesma pessoa (o presidente demissionário Joseph Blatter) estar lá há 40 anos. O poder absoluto corrompe tudo”, afirmou.

Chung Mong-Joon prometeu ainda que, caso seja eleito, só cumprirá um mandato à frente da Fifa, considerando que bastam quatro anos para mudar o organismo.

O presidente da UEFA, Michel Platini, e o ex-jogador Zico também têm a intenção de concorrer ao posto. Em seu anúncio, Mong-Joon considerou que Platini, embora seja seu amigo, não será um bom candidato, lembrando as relações que manteve com Blatter.

Chung Mong-Joon é acionário majoritário da Hyundai e foi vice-presidente da Fifa entre 1994 e 2011. Ele integrou o comitê executivo da entidade até a data de sua renúncia, e declarou-se opositor a Joseph Blatter. O magnata também esteve à frente da Associação Sul-Coreana de Futebol, e foi fundamental para a candidatura vitoriosa da Coreia do Sul e Japão como sedes da Copa do Mundo de 2002.

O príncipe jordano Ali bin Al Hussein, antigo vice-presidente da FIFA, ainda considera a possibilidade de concorrer às eleições de 26 de fevereiro de 2016. Outro candidato que ainda pode surgir é Musa Bility, presidente da Associação Liberiana de Futebol.

Os candidatos à sucessão de Joseph Blatter, que se demitiu na sequência do escândalo de corrupção que abalou o organismo em maio, devem formalizar as candidaturas até 26 de outubro. A eleição está prevista para acontecer no dia 26 de julho do ano que vem.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário