one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Rebeca Gusmão afirma ter visto exploração sexual no futebol feminino

Criado em 18/09/15 17h02 e atualizado em 18/09/15 17h28
Por Da Agência Câmara Notícias e da Secretaria de Mulher da Câmara dos Deputados

O tema "A exploração sexual de mulheres em grandes eventos esportivos" movimentou a audiência pública organizada pela Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (16) no auditório Freitas Nobre.

Para a deputada Carmen Zanotto (PPS-SC), coordenadora adjunta da Secretaria da Mulher, o tema pode ser interpretado como pequeno ou irrelevante, mas é de extrema importância para a sociedade. "Esta é mais uma audiência que busca despertar, pedir para que as pessoas façam denúncias quando souberem de uma criança, adolescente ou adulto que esteja sendo vítima de violência e exploração sexual", completou.

"Eu vi meninas [no futebol feminino] sendo exploradas sexualmente por presidentes de clubes de futebol, técnicos e preparadores físicos em troca de uma promessa de indicação para a seleção brasileira, ou por uma promessa de cesta básica", afirmou a nadadora Rebeca Gusmão em um dos momentos mais marcantes da audiência. “(São) meninas que não querem ver as famílias passando fome, meninas que acreditam em promessas”, afirmou.

Hoje professora de Educação Física, Rebeca lembrou a experiência que teve nos esportes. Ao final, Rebeca pediu um olhar especial para o esporte feminino, que sofre, além da exploração sexual, uma série de outras desigualdades, como premiações e salários menores. 

Rebeca despontou na natação feminina depois de ganhar quatro medalhas no Pan-Americano do Rio de Janeiro, em 2007. As conquistas, no entanto, foram retiradas depois que a atleta testou positivo para anabolizantes esteróides, o que motivou suspensão de dois anos do esporte. Em 2008, a Federação Internacional de Natação (Fina) puniu Rebeca novamente, desta vez por uso de testosterona em provas do Troféu Brasil de 2006.

Depois de acumular dois afastamentos por irregularidades, Rebeca acabou sendo definitivamente banida do esporte. Impedida de competir na natação, Rebeca deu uma guinada na carreira e começou a jogar futebol profissionalmente. Jogando como centroavante, ela defendeu o time feminino da Ascoop, de Brasília, no campeonato brasileiro de 2009.

Beatriz Cruz, assessora da Secretaria Nacional de Segurança Pública, afirmou que o governo vem trabalhando para combater os crimes contra a mulher: "O Ministério da Justiça tem capacitado os profissionais de segurança pública dos estados, assim como tem feito com os profissionais que atuam nas fronteiras, para atuar no enfrentamento do tráfico de mulheres".

A deputada Carmen Zanotto ressaltou a importância do debate sobre o tema: "É uma pauta que precisa ser mantida pela Secretaria da Mulher".

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário