one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Danilo Borges/ Portal da Copa

Compartilhar:

Secretário-geral da Fifa, Jérome Valcke é afastado do cargo após denúncias

Criado em 17/09/15 16h45 e atualizado em 17/09/15 18h52
Por Da Redação*

Em nota divulgada em seu site oficial nesta quinta-feira (17), a Fifa confirmou o afastamento do então secretário-geral, o francês Jérome Valcke. A própria entidade revelou ter sido informada sobre “uma série de denúncias envolvendo o secretário-geral” e requereu a instalação de uma investigação formal contra Valcke junto ao seu comitê de ética.

Dez veículos de comunicação do mundo, incluindo o jornal brasileiro Estado de S. Paulo, tiveram acesso às denúncias de Benny Alon, dono da empresa JB Marketing, que trabalha com a venda de entradas para os Mundiais da Fifa desde 1990, De acordo com o empresário, Valcke montou um esquema de venda ilegal de ingressos para a Copa do Mundo do Brasil, fechando acordos para ficar com 50% dos lucros da comercialização dos bilhetes, com valores quatro vezes superiores que o preço de tabela. Conforme Alon, em troca a empresa e Valcke dividiriam os lucros.

Relembre: Valcke diz não acreditar em fim da venda ilegal de ingressos

Alon acusa o cartola de ter embolsado sozinho mais de dois milhões de euros, além de revelar o "sumiço" de 8,3 mil ingressos para os setores nobres dos estádios e das partidas mais procuradas da Copa de 2014, que originalmente seriam comercializados, com sobrepreço, pela JB Marketing. A imprensa publicou trocas de e-mails confidenciais entre Alon e Valcke, que detalham toda a operação. O dirigente francês nega as acusações.

Jérome Valcke chegou à Fifa em 2003 como diretor de Marketing e TV da entidade. No dia 27 de junho de 2007, foi eleito secretário-geral pelo Comitê Executivo da Fifa, substituindo o suíço Urs Linsi. A primeira polêmica envolvendo o nome de Valcke remonta ao ano de 2006, quando ele foi considerado culpado por uma corte de Nova York por ter violado a cláusula de prioridade garantida à Mastercard, antiga parceira e patrocinadora das Copas do Mundo organizadas pela Fifa.

Responsável por formalizar acordos de marketing, Valcke conduziu um novo contrato de patrocínio com a concorrente Visa, o que levou a Mastercard a processar a entidade máxima do futebol. Na ocasião, a Fifa foi multada em 60 milhões de dólares e tirou Valcke da diretoria. No entanto, ele assumiu o segundo cargo mais importante da hierarquia da Fifa no ano seguinte.

Valcke acompanhou de perto os preparativos para a Copa do Mundo de 2010, na África do Sul e de 2014. Em 2012, declarou que o Brasil precisava de um "chute no traseiro" ao manifestar sua preocupação com o atraso das obras para o Mundial. O francês chegou a ser cotado para suceder Joseph Blatter, mas anunciou que deixaria o cargo em fevereiro de 2016, logo após as novas eleições para a presidência.

Jeróme Valcke
Jeróme Valcke vistoria as obras da Fonte Nova, em Salvador: o francês acompanhou de perto a preparação do Brasil para receber a Copa do Mundo. Foto: Carol Garcia/GOVBA

 

Leia o comunicado da Fifa, na íntegra:

“A Fifa anuncia hoje (quinta-feira, 17) que o seu secretário-geral, Jérome Valcke, foi afastado e liberado imediatamente de suas funções efetivas até segunda ordem. Além disso, a Fifa tomou conhecimento de uma série de denúncias envolvendo o secretário-geral e solicitou uma investigação formal ao Comitê de Ética da Fifa”.

 

 

*com informações do site oficial da Fifa

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário