one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Marcelo Camargo / Agência Brasil

Compartilhar:

Destaque do tiro com arco olímpico, Marcus Vinícius D'Almeida testa arco e flecha indígenas

Criado em 25/10/15 11h35 e atualizado em 25/10/15 12h56
Por Nathália Mendes, de Palmas (TO) Fonte:Portal EBC

Muito tempo antes de Marcus Vinicius D'Almeida aprender a atirar suas primeiras flechas, indígenas de várias etnias brasileiras recorriam ao equipamento para caçar, lutar e também competir. Com resultados expressivos após cinco anos no tiro com arco, o atleta de 17 anos ajudou a recolocar os arqueiros brasileiros no circuito mundial – ele é campeão dos Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanquim, e ficou com a prata na Copa do Mundo da modalidade, ambos no ano passado. Mas, nesse sábado (24), ele revisitou as origens do esporte ao treinar com o arco e a flecha dos pataxós.

Se o arco e flecha dos povos indígenas estão intimamente ligados à caça, o tiro com arco olímpico é um esporte de precisão e repetição. Cada etnia indígena confecciona seu arco e sua flecha de acordo com os seus costumes – o material pataxó é feito com madeiras putuna, pati e tucum, e a flecha tem ponta de osso. O arco competitivo é aerodinâmico, conta com uma mira, estabilizadores e flechas de carbono ou alumínio, mais leves e resistentes.

Marcus Vinicius D'Almeida e Timbira Pataxó testam arco e flecha
Vice-campeão mundial, o arqueiro Marcus Vinicius D'Almeida mostra a Timbira Pataxó o equipamento que usa em treinos e competições do esporte olímpico. Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

“Usamos o arco e flecha hoje em dia mais para competir. A gente caçava muito com ele, mas, com a diminuição das florestas na nossa região, passamos a usar para provas dentro das nossas aldeias e para incentivar a nossa cultura. Nós temos muitos arqueiros bons na nossa aldeia e o nosso treino é no dia a dia”, afirmou Timbira Pataxó, flecheiro que ensinou Marcus Vinicius a utilizar o arco e a flecha pataxós. Ao segurar o arco e flecha usados em provas olímpicas, comparou: “É muito diferente. Estou acostumado com o meu, que é mais leve e mais simples”.

Assista a imagens do treino do arqueiro Marcus Vinícius D'Almeida e do flecheiro Timbira Pataxó. A produção é do Ministério do Esporte:

 

“Demorei uns quatro anos para conseguir um bom resultado com o meu arco. Com este aqui, precisaria de uns dez, vinte anos, para chegar lá, porque você perde um pouco da referência. Eu teria que treinar como eles fazem: desenhar uma onça como alvo e mirar nela. Mas acredito que poderia atirar de mais perto, não os 90 metros que eu costumo treinar”, brincou o atleta olímpico.

Acostumado a lançar cerca de 400 flechas por dia em seus treinos, Marcus Vinicius enxergou evolução ao usar o arco e flecha indígena pela segunda vez: “Consegui ir melhor do que fui na outra vez. Agora coloquei um pouco mais de força. A pegada é diferente e às vezes escapa. Aprender o arco indígena também é um aprendizado para a vida”.

Trocar o arco e flecha tradicional pelo conjunto utilizado no tiro com arco foi o caminho trilhado por atletas como Dream Braga e Gustavo Santos, que saíram de aldeias para se tornarem profissionais. “Se algum indígena, não importa a etnia, conseguir ganhar medalha nas Olimpíadas, seria um grande orgulho”, sonha Timbira Pataxó. Marcus Vinícius morou com a dupla por três meses, quando fizeram parte da seleção nacional: “Eles já viraram arqueiros profissionais e viviam, assim como eu, uma rotina mais pesada. Mas foi uma experiência diferente”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário