one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Marcelo Carmago/ Agência Brasil

Compartilhar:

Finais dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas começam nesta sexta-feira

Criado em 30/10/15 12h09 e atualizado em 30/10/15 12h19
Por Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

Foram cinco dias de provas eliminatórias, que classificaram os atletas indígenas mais velozes, mais precisos, mais fortes e mais técnicos. De hoje (30) até amanhã, data do encerramento dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, serão conhecidos os destaques de cada uma das modalidades de integração – arremesso de lança, arco e flecha, cabo de força, canoagem, corrida de 100 metros, corrida de fundo e natação –, além dos vencedores do campeonato de futebol.

As provas aquáticas abriram o dia, com baterias e finais acontecendo na mesma manhã no ribeirão Taquaraçu-Grande. As finais de cabo de força masculino e da corrida de velocidade para homens e mulheres estão previstas para acontecer nesta tarde, a partir das 15h30 (horário de Palmas). À noite, o estádio Nilton Santos será palco das decisões do futebol feminino, entre Xerente e Canadá, e masculino, com Xerente e Bolívia.

O regulamento aponta sete classificados por eliminatória do arco e flecha, totalizando 21 finalistas. Em caso de empate, haverá uma outra prova somente para os postulantes à final que tiverem o mesmo número de pontos. Trinta participantes entraram para a última prova do arremesso de lança, enquanto quatro ou cinco competidores farão a final da corrida de 100 metros.

O cabo de força foi dividido em chaves classificatórias, e as duas melhores equipes de cada gênero vão para a corda. Com um percurso de 8,4km, a corrida de fundo terá largada na manhã de sábado (31), às 7h. O trajeto da prova, que passará por ruas da capital tocantinense, ainda não foi confirmado.

Até a publicação desta matéria, os resultados oficiais de todas as eliminatórias e a relação dos atletas finalistas não havia sido disponibilizada pela organização. O site oficial do evento revela apenas os classificados das primeiras eliminatórias do cabo de força, da primeira e segunda etapa do arco e flecha e da primeira etapa do arremesso de lança, todos disputados entre domingo e segunda passados.

A assessoria de imprensa do Comitê Intertribal, realizadores da parte esportiva do evento, informou que os dados ainda precisavam ser validados e conferidos antes de serem divulgados. O Ministério do Esporte, responsável pelo site oficial dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, não respondeu à solicitação da reportagem.

Mesmo contando com fase eliminatória e finais, os esportes de integração têm um sistema de premiação próprio e, por vezes, fogem do modelo não-indígena. Em vez de conferir aos três primeiros colocados medalhas de pesos e simbolismo distintos, os quatro melhores receberão o mesmo prêmio.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário