one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

No Jikunahati, indígenas adaptam futebol e trocam os pés pela cabeça

Criado em 26/10/15 23h55 e atualizado em 27/10/15 09h50
Por Cibele Tenório Fonte:Portal EBC

O esporte favorito dos brasileiros tem uma versão indígena que pode parecer estranha à primeira vista. O futebol de cabeça, chamado pelos povos indígenas de Jikunahati, foi apresentado nesta segunda-feira (26) pela etnia Paresi Haliti, do Mato Grosso, na Arena dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, que acontecem em Palmas (TO). Os atletas tiveram um pouco de dificuldade em jogar  em um campo com areia fofa, já que a modalidade é praticada no chão batido.

Apesar de não ter gol, o futebol de cabeça se assemelha ao futebol jogado com os pés pela disposição de duas equipes em um campo retangular disputando uma bola que, nesse caso, é feita de leite de mangaba. Depois de ir ao fogo, o leite engrossa e se torna uma pasta que pode ser moldada com sopro. A principal característica do jogo é o arremesso da bola, com um golpe de cabeça. Só é permitido usar as mãos quando a bola está parada. Quando o jogador erra o passe da bola, o ponto é do adversário.

Demonstração de futebol de cabeça nos Jogos Indígenas
Creative Commons - CC BY 3.0 - Demonstração de futebol de cabeça nos Jogos Indígenas - Marcelo Camargo/ABr

O atleta Wanderson Omaizokaaece, da etnia Paresi Haliti, explica que nas partidas, a pontuação está relacionada à uma aposta. “Antes da partida começar, nós reunimos as duas equipes e todos apresentam os adereços que estão em jogo. Podem ser cocares, colares, pulseiras, braceletes, tiaras. Cada ponto marcado, vale um adereço”. Em geral suspende-se o jogo quando uma das equipes esgota sua provisão de adereços, e então o apostador da outra equipe distribui o resultado pelos jogadores.

No dia a dia dos Paresi, o futebol de cabeça divide espaço com o futebol tradicional, grande paixão nas aldeias com cerca de quatro mil indígenas. Porém, em dias de  festas, quando vários grupos locais se reúnem, os dias são praticamente dedicados aos jogos de bola, que colocam frente a frente os times de cada aldeia. “Nós jogamos principalmente quando estarmos recebendo visitas na aldeia. É um jeito de apresentar a nossa cultura. Às vezes o jogo começa cedo e vai até de noite, porque em dia de festa  a gente tem muitos adereços para apostar”, explica Wanderson.

O público que acompanhou a demonstração pareceu ter dificuldade em entender as regras do jogo, mas aplaudiu bastante os jogadores. Ana Clara Monteiro Ribeiro, moradora de Porto Nacional (TO), gostou do que viu mas ficou preocupada com a integridade dos jogadores. Eu achei muito interessante. mas fiquei me perguntando se não é perigoso. Como que não rala a testa ou o nariz jogando assim?”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário