one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Indígenas do Equador e dos Estados Unidos pregam união dos povos nos Jogos Mundiais

Criado em 07/10/15 18h51 e atualizado em 07/10/15 20h12
Por Cleide Passos Fonte:Ministério do Esporte

Os povos Kichwa, Woeani, Zapara, Achwan Shwar, Shwiar, Andowa e Cofak serão os representantes do Equador na primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, a serem realizados em Palmas (TO), de 20 a 31 de outubro. Os jogos fazem parte do mundo e os equatorianos aproveitam a oportunidade para agradecer a todos que contribuem para que esse evento se torne realidade para os indígenas e para o mundo. O evento será um momento de unir os povos indígenas em um só objetivo, compartilhar a multiculturalidade da América, originária dos povos Abya Yala.

Leia também:

Povos indígenas do Chile, Argentina e Canadá garantem presença nos Jogos Mundiais Indígenas

Indígenas da Colômbia e do Congo esperam promover a diversidade com Jogos

“Como delegado é uma honra garantir a participação de um bom número de pessoas, prepará-las e também agradecer a este governo que temos no Equador, que é um dos únicos que reconhecem os direitos dos povos indígenas e também reconhece e protege a mãe natureza, a mãe terra, além de viver em harmonia com o meio ambiente e com os recursos naturais”, afirmou o líder da delegação Mario Gali Santi Gualinga, que pede que seja executada uma homenagem à terra nos primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas.

É importante destacar que a contribuição para os jogos acontece ao compartilhar costumes e desfrutar a viagem e os jogos. “A participação no mundial é o reconhecimento de os povos indígenas celebrarem os jogos tradicionais praticados há muitos anos. Vamos procurar demonstrar nossa cultura e ajudar a enriquecer as outras e as formas de vida das demais. Tentaremos consolidar os processos de organização em torno da cultura, da terra, além de defender os ecossistemas naturais, propagar a paz e viver em um ambiente de respeito à natureza e à proteção da vida”, concluiu.

A delegação e o povo equatoriano desejam cumprir fielmente as normas que regulam o evento e compartilham a harmonia com todos, com uma apresentação muito ordenada, disciplinada e motivada para alcançar os objetivos, participação em um ambiente de paz e cultura. “Gostaríamos muito que o governo do Equador sediasse os jogos”, concluiu Mário.

Para o líder da delegação dos Estados Unidos, David Edward Yarlott, a maior motivação em participar dos Jogos Mundiais Indígenas é celebrar com os irmãos e irmãs em volta do mundo: "Valorizar e honrar nossas práticas tradicionais e observar como elas estão sendo praticadas", aponta.

A delegação dos Estados Unidos é composta pelos povos Crow, Navaho, Northen Cheyini, entre outros. “Participaremos lado a lado com nossos irmãos e irmãs em honra aos jogos, todos nós aprenderemos com o outro, compartilharemos conhecimento e práticas tradicionais de nossas nações tribais e retornaremos para casa com respeito". David afirma que há interesse em sediar os jogos, mas não agora.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário