one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Francisco Medeiros/ ME - Flickr

Compartilhar:

Povo Xerente coloca times masculino e feminino nas finais do futebol

Criado em 30/10/15 14h09 e atualizado em 30/10/15 14h37
Por Nathália Mendes Fonte:Portal EBC

Entre os 60 times de 23 etnias brasileiras diferentes e oito seleções estrangeiras, um povo virou a sensação do campeonato de futebol dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. “Donos da casa”, os tocantinenses Xerentes estão nas finais feminina e masculina – as mulheres enfrentam as canadenses e os homens pegam a Bolívia. As finais acontecem na noite desta sexta, no estádio Nilton Santos, em Palmas.

O time feminino chegou à decisão em um jogo cheio de reviravoltas no placar. Jogando no campo da Ulbra, as Tapirapés inauguraram a contagem no primeiro tempo e levaram a vantagem para o intervalo. No segundo tempo, as Xerentes viraram o jogo e permitiram o empate das jogadoras do povo do Mato Grosso. Foi só nos últimos minutos de jogo que as finalistas marcaram mais dois gols, dando números finais ao jogo – 4 a 2.

No mesmo horário, só que no estádio que recebe o torneio, os atletas Xerentes não tiveram dificuldade para confirmar a classificação: no clássico dos povos de Tocantins, goleada para cima dos Karajás por 4 a 0. “Todos os jogos foram difíceis. O diferencial é que a gente estava preparado. Atingimos o nosso objetivo de chegar na final e vamos brigar por este título”, afirma o volante Vanderlei Xerente, elegendo as partidas contra os pataxós e os kanelas como as mais duras do campeonato.

Pela frente, os xerentes terão a Bolívia, que surpreendeu o Paraguai na semifinal e quebrou uma invencibilidade de 11 jogos dos campeões da Copa América de Povos Indígenas ao vencê-los por 1 a 0. “Quem quer ser campeão não pode escolher adversário”, prega Felipe Xerente, que joga como zagueiro no time. Ele conta que a base do time é formada por jogadores de duas aldeias, escolhidos entre as 33 do estado: “Os xerentes são a atração dos campeonatos locais que a gente disputa”.

“Viemos treinando forte, fazendo um trabalho desde antes, e evoluindo a cada jogo. O mais importante é que tivemos humildade”, afirmou o capitão do time masculino, Leonardo Xerente, em entrevista à Fundação Municipal do Esporte e Lazer. Apesar da falta de estrutura, a preparação dos jogadores e jogadoras xerentes começou ainda no começo do ano, com início dos treinos no mês de março: “Treinamos e jogamos juntos desde o começo. É o mesmo time do primeiro jogo até a final, e, por isso, estamos entrosados”, revela Vanderlei.

Além do talento das atletas, a disposição do jovem time feminino também foi o diferencial para avançar à final: “Foi com muito esforço e muita persistência que nós chegamos até aqui. Eu não esperava. Agora temos um jogo duro pela frente, mas é uma honra para a gente poder jogar pelo nosso povo”, diz a atacante Nair Xerente, de 17 anos. “Nosso time tem boas jogadoras. A gente treinou bastante, fizemos amistosos para chegar bem”, completa Keiliane Smikadi, de 14 anos, que também joga no ataque.

A lateral Ivanilena Xerente diz que o favoritismo das canadenses não assusta o time: “Na hora, tudo pode acontecer”, acredita. Uma das coordenadoras da delegação, Vanessa Xerente acredita que os times jogarão por muito mais que os quatro mil indígenas que representam: “Vamos defender o nome do Tocantins e também do Brasil nessas finais”.

Com campanhas idênticas, as mulheres saem um pouco à frente dos homens por terem um melhor saldo de gols: elas balançaram as redes 21 vezes e sofreram cinco gols, contra 15 gols marcados pelo time masculino, que foi vazado apenas duas vezes.

Responsável por treinar os dois times, Dorabel de Souza não pretende perder o momento histórico – mesmo depois de ter sido internado nesta quinta-feira (29) com problemas no coração. De acordo com seu auxiliar técnico, Silvino Sinawe, o treinador ficou em observação no hospital após o mal-estar, mas passa bem e negocia uma autorização do médico para acompanhar os jogos de perto. Depois de levar os dois times à final do campeonato mundial, o maior desafio de Dorabel será controlar a emoção durante os 80 minutos de jogo de cada partida – isso se as decisões não forem para os pênaltis.

As campanhas

Feminino

Fase de grupos
Xerente 8 x 0 Terena
Xerente 4 x 1 Kaigang

Oitavas de final
Xerente 1 x 1 Kamayurá (nos pênaltis: Xerente 4 x 3 Kamayurá)

Quartas de final
Xerente 4 x 1 Xambioá Karajá

Semifinal
Xerente 4 x 2 Tapirapé

Números: quatro vitórias e um empate, com 21 gols marcados e cinco sofridos 

 

Masculino

Primeira fase
Xerente 2 x 2 Pataxó
Xerente 7 x 0 Erikibaktsa

Oitavas de final
Xerente 1 x 0 Pataxó

Quartas de final
Xerente 1 x 0 Kanela

Semifinal
Xerente 4 x 0 Karajá

Números: quatro vitórias e um empate, com 15 gols marcados e dois sofridos

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário