one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Compartilhar:

Seleção paraguaia e time do povo Gavião fazem "final antecipada" no futebol masculino

Criado em 28/10/15 18h40 e atualizado em 28/10/15 22h42
Por Nathália Mendes, de Palmas (TO) Edição:Gésio Passos Fonte:Portal EBC

Tinha tudo para ser a final do futebol dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI). Mas a tabela colocou os dois dos melhores times do campeonato - a seleção indígena do Paraguai e a equipe dos Kyikatejê e Parakatêje, ou Gaviões, como são mais conhecidos – frente a frente logo nas quartas de final. Depois de empatarem sem gols no tempo regulamentar, o Paraguai converteu dois dos três pênaltis e avançou para as semifinais. Os Gaviões desperdiçaram suas cobranças e despediram-se do campeonato.

- Com chuva, indígenas do Paraguai jogam contra representantes da etnia brasileira Gavião
Creative Commons - CC BY 3.0 - - Com chuva, indígenas do Paraguai jogam contra representantes da etnia brasileira Gavião - Marcelo Camargo/Agência Brasil

O nível de envolvimento da seleção do Paraguai e do time dos Gaviões com o futebol é um pouco diferente do que se viu nos Jogos Indígenas. Enquanto a maioria das equipes é formada por jogadores amadores, que praticam o esporte em suas aldeias e em pequenos campeonatos locais, os Gaviões disputaram a primeira divisão do Campeonato Paraense deste ano e o Paraguai tornou-se o melhor time de futebol indígena da América Latina de forma invicta.

O Gavião Kyikatejê Futebol Clube é um clube indígena profissional de futebol e trouxe para os Jogos Indígenas sua equipe sub-20. O time principal permaneceu no estado para a disputa da segunda divisão do Paraense, seis meses depois da queda para a divisão de acesso do estadual. Mas a equipe acabou eliminada no último domingo (25) da competição.

A seleção paraguaia foi convocada em abril, já de olho no torneio continental de futebol indígena e neste Mundial. Formada por jogadores dos povos guaraní ocidental, avá guaraní, enlhet norte, enlhet sur, guaraní ñandeva e aché, o time fez história ao se sagrar como primeiro campeão da Copa América dos povos originários, realizada em julho no Chile. O Paraguai conta com um campeonato  nacional de indígenas e o apoio da Secretaria Nacional de Desportes, entidade que organiza a política esportiva do país. A seleção indígena tem, inclusive, o mesmo fornecedor de material esportivo que patrocina a “Albirroja” - como é chamada a seleção profissional.

O jogo

Apesar disso, os meninos Gaviões não se intimidaram com o peso da camisa paraguaia, fazendo um dos jogos de melhor nível técnico e tático do campeonato. A intensidade da disputa acabou deixando a partida mais pegada, com duras faltas para os dois lados e várias oportunidades de bola parada. 

Aplicados na marcação, os indígenas do Pará, que eliminaram a Argentina nas oitavas de final, forçavam o Paraguai a trabalhar a bola na intermediária, tentando achar uma brecha para a finalização. O campo molhado pela chuva fez com que a bola corresse mais rápida, matando algumas boas chances de gol. As boas defesas dos goleiros Kukakrykre Horakraktaré e Bartolome Berguen também garantiram o 0 a 0 no placar, levando a partida para os pênaltis.

Knowakreti Irma abriu a série de cobranças para o Gaviões, errando o primeiro chute de cara. O atacante tentou tirar a bola do goleiro e acabou chutando para fora. Edgar Aponte bateu bem na bola e acertou o canto direito do goleiro, que caiu para o outro. Knowakratare Ampeiti teve a chance de empatar para os Gaviões, mas acertou a trave direita. Coube a Raúl Amarilla bater o pênalti da classificação. Assista a cobrança:

 

O técnico dos Gaviões, Jacuri, ressaltou após a partida que os jogadores estão tendo que se desdobrar para jogar o campeonato e participar das demais provas: “Nossos meninos estão competindo em várias modalidades. Eu ainda não vi o Paraguai competindo lá na Arena. A gente jogou no cansaço, mas fomos para cima e mostramos o futebol que a gente sabe”, elogiou o treinador, que só esperava cruzar com o Paraguai na decisão. 

“Pênalti é loteria. Quem for mais eficiente, leva. Saímos de cabeça erguida porque para enfrentar o Paraguai, empatar e jogar de igual para igual é muito difícil. Eles têm um time muito forte e muito estruturado. Para a gente, foi uma vitória. Eu não vou brigar nem falar nada com eles, porque eles estão de parabéns. Onde eles chegaram, muitos queriam chegar”, afirmou Jacuri. 

Knowakreti Irma salientou o espírito aguerrido da equipe após a derrota: “A gente não desistiu porque os Gaviões não desistem. Queríamos chegar na semifinal e final, mas não deu. Não treinamos pênalti porque viemos na pressa, mas é assim mesmo”. 

O goleiro Berguen, do Paraguai, exaltou a amizade que fica entre os povos: “Foi um jogo difícil. Enfrentamos um rival exigente nesta rodada, mas tivemos humildade e a oportunidade de mostrar nossa habilidade”, comemorou. “A disputa de pênaltis foi emocionante. Sabemos que o Brasil tem finalizadores de alto nível. Quem sabe um dia eu possa defender uma cobrança do Ronaldinho (Gaúcho)?”

O preparador físico da seleção paraguaia, Marcos Coronel, admitiu que foi difícil vencer os Gaviões: “Foi muito disputado. Perdemos oportunidades porque os adversários se fecharam bem atrás. O campo estava pesado e a bola correndo rápido, o que aumentou o desgaste dos atletas. A partir de agora, seguirão aqueles que tiverem mais coração”. E faz questão de escantear o favoritismo: “Somos os campeões da Copa América, mas temos que mostrar esta competência diante de todos os outros times”. 

Semifinais

Já está certo que a final do masculino terá um time brasileiro e outro estrangeiro. Os Xerentes fazem uma das semifinais com os Karajás. A bola rola nesta quinta-feira (29), às 7h30. Em seguida, às 8h45, o Paraguai enfrenta a Bolívia. Os dois jogos acontecerão no estádio Nilton Santos, sempre no horário de Palmas.

No feminino, as Tapirapés enfrentam as Xerentes, às 7h30. O Canadá joga contra as Guarani-Kaiowás, donas da maior goleada das quartas de final: 10 a 1 em cima das mulheres do povo Erikbatsa. As finais serão na sexta-feira e começam às 19h30 (horário de Palmas), no estádio da cidade, com entrada gratuita. 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário