one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Divulgação/Perolas Negras/Viva Rio

Compartilhar:

Pérolas Negras: haitianos de projeto social são atração internacional na Copa SP

Criado em 30/12/15 22h04 e atualizado em 08/01/16 16h01
Por Gésio Passos Edição:Edgard Matsuki - Portal EBC Fonte:Portal EBC

A única equipe estrangeira a disputar a 47ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior,  a Academia de Futebol Pérolas Negras, ou Perles Noires (em francês), trará ao Brasil 23 jogadores haitianos em busca de uma oportunidade no futebol. Para o coordenador técnico da equipe, o brasileiro Rafael Novaes, o time sonha ao menos com uma vitória no torneio, mas pensa em até beliscar uma classificação para a segunda fase. “Os meninos estão doidos para conhecer o país, mas principalmente aprender com os brasileiros”, afirma.

A Copa São Paulo começa no próximo dia 3 de janeiro. A TV Brasil transmite ao vivo o jogo Botafogo-PB x Corinthians-SP na segunda (4), às 19h.

A equipe haitiana surgiu em 2011, como projeto social da ONG brasileira Viva Rio (realiza projetos sociais no Haiti há mais de uma década). A entidade construiu um centro de treinamento na cidade de Bon Repos, nos arredores da capital do país, Porto Príncipe. De acordo com o diretor-executivo da Viva Rio, Rubem César Fernandes, o projeto busca dar uma oportunidade para os jovens haitianos progredirem com o futebol aliado a uma formação cidadã.

O projeto tem a capacidade de atender até 110 meninos e meninas que vivem no centro de treinamento, onde estudam e desenvolvem seus talentos. Eles contam com a estrutura de quatro campos, piscina, academia, salas de aula e alojamento. Rubem César aponta que o projeto tem uma parceria da Federação Haitiana de Futebol, mas é financiado por vários doadores privados que acreditam na formação destes jovens. 

Perolas Negras - Haiti
O técnico Rafael Novaes, do Pérolas Negras (a esquerda). Divulgação/Perolas Negras/Viva Rio

O técnico do time, Rafael Novaes, chegou ao Haiti em 2011 e, desde então, acompanha as atividades da academia. Ele explica que a academia surgiu a partir da deficiência de formação de atletas no país, mesmo que o futebol seja o esporte mais popular na região. “A academia veio para diminuir a distância entre o sonho e do poder. Antes os meninos queriam muito ser jogador, mas sem um trabalho de formação de atletas o sonho fica ainda mais distante”, avalia.

Ouça abaixo trecho de entrevista com Rafael Novaes sobre o futebol no Haiti

 

Novaes explica que como a maior parte da educação no Haiti é privada, os pais veem no projeto uma oportunidade de aliar o ensino com a prática do esporte, exemplo raro para a maior parte da população haitiana. “O processo seletivo geralmente tem 400, 500 pessoas que participam. Infelizmente, não podemos atender a todos e acabamos selecionando 4 ou 5”, afirma o técnico. 

O projeto já conseguiu resultados. Alguns jovens já conseguiram bolsas de estudos para jogar futebol nos Estados Unidos e outros se transformaram em profissionais em países próximos, como a República Dominicana. No Brasil, eles tiveram experiências pelas categorias de base do Cruzeiro, Vasco e Botafogo. Atualmente, o jovem Fenelon atua pela equipe de juniores do Boa Vista (Rio de Janeiro) e  reforçará a equipe do Pérolas na Copinha. 

Ouça abaixo: técnico explica a experiência no futebol feminino

 
Perolas Negras - Haiti
Creative Commons - CC BY 3.0 - Perolas Negras - Haiti

Divulgação/Perolas Negras/Viva Rio

Copa São Paulo

A Academia Pérolas Negras jogará a primeira fase no Grupo 28, que tem como anfitrião o time do Juventus-SP (adversário na estreia no dia 3/1). As partidas serão disputadas no lendário estádio da Rua Javari, no bairro da Mooca na capital paulista. Também fazem parte do grupo o São Caetano-SP e o América Mineiro.

O técnico Rafael Novaes conta que os garotos que chegam para disputar a Copa São Paulo fazem parte de um ciclo, tendo passado por 4 anos de formação na academia. “É a última etapa para eles tentar o sonho e a oportunidade de se transformarem em jogadores e ajudarem suas famílias”, afirma.

Técnico do Pérolas Negras fala sobre os destaques do time

 

Os haitianos estreiam no domingo (3) contra o Juventus. A segunda partida será contra o América-MG na terça (5). E encerra a participação na primeira fase na quinta (7) jogando com o São Caetano.

A última equipe estrangeira a disputar a "Copinha" foi o Kashiwa Reysol, do Japão, em 2014, que surpreendeu chegando a segunda fase. O Al-Hilal, da Arábia Saudita, támbém foi o convidado em 2010. Outros clubes do México, Alemanha, China e da América do Sul também já disputaram o torneio.

Novos passos

A partir deste ano, o Pérolas Negras passam a ter uma espécie de filial no Brasil. O Viva Rio construiu um novo centro de treinamento na cidade de Miguel Pereira, no interior fluminense. “A proposta é ser uma ponte entre Haiti e o Brasil, dando possibilidade para os jovens de 18 e 19 anos que não tem muitas perspectivas de profissionalização em seu país”, afirma Rubem César. Os jogadores que atuarão na Copa SP já irão ficar no país para disputar outras competições. 

O técnico Rafael Novaes fala mais sobre o projeto

 

Reconstrução do Haiti 

Há 11 anos, o país vive sobre tutela da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (MINUSTAH), criada pelo Conselho de Segurança da ONU em 2004 após um início de guerra civil em torno da instabilidade política, que gerou conflitos armados por todo o país. Tropas brasileiras lideram o processo de pacificação do país, que teve sua crise agravada com um terremoto de grandes proporções ocorridos em 2010, que devastou o país e deixou mais de 300 mil mortos. 

Rafael Novaes fala sobre sua experiência no Haiti

 

O Brasil passou a ser um dos países que mais recebem imigrantes haitianos. O Ministério da Justiça estima que desde 2010, cerca de 75 mil haitianos entraram no país, sendo que em 2015 foram mais de 20 mil registrados. Em novembro, o governo brasileiro permitiu que 43.871 imigrantes haitianos, que já moravam no país, solicitassem visto de permanência. 

Confira o especial da Agência Brasil sobre a reconstrução do Haiti 

militares das tropas brasileiras da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti fazem patrulha
Creative Commons - CC BY 3.0 - militares das tropas brasileiras da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti fazem patrulha

 

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário