X

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Acompanhe ao vivo a premiação do Bola de Ouro e do Prêmio Puskás da Fifa

Criado em 11/01/16 12h00 e atualizado em 11/01/16 17h05
Por Edgard Matsuki Edição:Portal EBC

Atualizado: Wendell Lira ganha prêmio de gol mais bonito do ano da Fifa

Nesta segunda-feira (11), o mundo vai conhecer quem foi o melhor jogador do ano de 2015. A premiação acontece a partir das 15h30 (horário de Brasília) no Prêmio Bola de Ouro da Fifa, que acontece em Zurique (Suíça). A cerimônia, que também vai escolher a melhor jogadora do ano, o melhor técnico para o time masculino e feminino, o gol do ano e a seleção do ano, poderá ser acompanhada em tempo real aqui pelo Portal EBC.

SIGA A PREMIAÇÃO EM TEMPO REAL

15:37 - Começa a cerimônia de premiação do Bola de Ouro Fifa, em Zurique, na Suíça. Neste momento, os apresentadores entrevistam os três indicados entre os homens - Cristiano Ronaldo, Neymar e Messi - e as três concorrentes entre as mulheres - Carli Lloyd, Aya Miyama e Celia Sasic.

15:42 - Estão sendo exibidos agora os gols que entraram para o top 10 do Prêmio Puskas de Gol Mais Bonito do ano. Os golaços marcados por Alessandro Forenzi, Messi e do brasileiro Wendell Lira (veja abaixo) são os três finalistas. A votação termina em cerca de quarenta minutos, e o público pode participar acessando o site oficial da Fifa.

15:48 - Revelada a seleção do ano, escolhida por jogadores do mundo todo. A escalação com os 11 melhores foi escalada desta forma: Neuer (Bayern de Munique); Daniel Alves (Barcelona), Thiago Silva (Paris Saint-Germain), Sergio Ramos (Real Madrid) e Marcelo (Real Madrid); Iniesta (Barcelona), Modric (Real Madrid) e Pogba (Juventus); Neymar (Barcelona), Messi (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid).

15:55 - Carli Lloyd, candidata a melhor do mundo no futebol feminino, é homenageada durante cerimônia da Fifa. Ela diz que os primeiros 16 minutos da final da Copa do Mundo valeu por 30 anos de trabalho. Na ocasião, os EUA venceram o Japão por 5 a 2. 

16:02 - Lionel Messi é homenageado durante cerimônia da Fifa. Entre os depoimentos, o de companheiros da seleção argentina. 

16:03 - Candidatos a melhor técnico do futebol feminino são apresentados. São eles: Jill Ellis (EUA), Mark Sampson (Inglaterra) e o japonês Norio Sasaki.

16:05 - Jill Ellis, campeã mundial pelos EUA, é escolhida como melhor técnica do ano de 2015 no futebol feminino. Ela agradece a equipe norte-americana que venceu a Copa do Brasil. 

16:08 - Candidatos a melhor técnico de futebol masculino são apresentados: o espanhol Pep Guardiola (Bayern de Munique), o também espanhol Luis Enrique (Barcelona) e o argentino Jorge Sampaoli (Chile).

16:09 - Técnico do Barcelona, Luis Enrique, é escolhido como melhor técnico de futebol masculino do ano de 2015. No discurso, ele citou o trabalho dos outros candidatos: Guardiola e Sampaoli. 

16:11 - Aya Miyama, jogadora da seleção japonesa, é homenageada durante cerimônia. Miyama foi vice-campeã mundial neste ano contra Alemanha. Ela relembrou tsunami que atingiu o Japão em 2011 e o título mundial no mesmo ano. 

16:16 - Cerimônia apresenta vídeo sobre como o futebol pode integrar refugiados. Vídeo mostra ações de integração feito times europeus. Asamoah, ganês que joga na seleção alemã, é chamado a falar no palco. 

16:20 - Cristiano Ronaldo, candidato a melhor do mundo, é apresentado. Em vídeo, brasileiro Marcelo fala sobre amigo do Real Madrid. 

16:26 - Celia Sasic é apresentada. Ela concorre ao prêmio de melhor jogadora do mundo. Ela encerrou a carreira em 2015. 

16:31 - Cerimônia relembra final da Copa do Mundo de futebol feminino: EUA 5 x 2 Japão. 

16:32 - Leona Lewis sobe ao palco em Zurique para cantar. 

16:35 - Candidatos ao Prêmio Puskás são apresentados. Wendell Lira, brasileiro, é candidato. 

16:38 - Wendell Lira vence o prêmio Puskás de gol mais bonito do ano. 

16:41 - Neymar é apresentado. Ele é candidato ao prêmio de melhor jogador do mundo.

16:44 - Prêmio de melhor jogadora do mundo será anunciado. 

16:45 - Depois de ser escolhida a melhor jogadora da Copa do Mundo de 2015, a norte-americana Carli Lloyd, que defende o Sky Blue, recebe o prêmio de melhor do mundo das mãos da campeã do ano passado, a alemã Nadine Kessle

16:49 - O meia brasileiro Kaká, atualmente no futebol dos Estados Unidos, entregará o troféu de melhor do mundo a Cristiano Ronaldo, Messi ou Neymar. Ele foi o último brasileiro a receber a honraria, em 2007.

16:52 - O favorito Lionel Messi vence a Bola de Ouro da Fifa pela quinta vez. O argentino, que veste a camisa do Barcelona, também foi eleito o melhor do mundo em 2009, 2010, 2011 e 2012.

16:56 - Confira a lista de vencedores:

Técnica do ano no futebol feminino - Jill Ellis (seleção dos Estados Unidos)

Técnico do ano no futebol masculino - Luis Henrique (Barcelona)

Prêmio Puskas de Gol do Ano - Wendell Lira

Jogadora do ano - Carli Lloyd (Sky Blue)

Jogador do ano - Lionel Messi (Barcelona)

Assista à premiação no canal do YouTube da Fifa

Um brasileiro está disputando o prêmio de melhor jogador do mundo. É Neymar (que joga no Barcelona). Também concorrer o favoritíssimo Lionel Messi (argentino que joga no Barcelona) e o atual ganhador Cristiano Ronaldo (português que joga no Real Madrid).

Outro brasileiro com chances de sair com um prêmio na tarde desta segunda-feira (11) é o até pouco tempo desconhecido Wendell Lira. Atualmente no Vila Nova, Wendell marcou um golaço no ano passado jogando pelo Goianésia contra o Atlético (GO) pelo Campeonato Goiano e concorre ao Prêmio Puskás (gol mais bonito do ano). Os outros candidatos ao prêmio são Messi (por um gol contra o Athletic Bilbao) e Alessandro Fiorenzi (por um gol contra o Barcelona). Confira como foram os gols:

Fiorenzi

Messi

Wendell Lira

Há expectativa de que o brasileiro Wendell Lira tenha chances de ganhar, já que até campanha na internet para que ele “derrote Messi” foi feita. Mesmo assim, será um dia especial para ele, como mostra essa matéria da TV Brasil.

Outros prêmios

Ao prêmio de melhor jogadora do ano concorrem a norte-americana Carli Lloyd (que joga no Sky Blue), a japonesa Aya Miyama (Okayama Yunogo Belle) e a alemã Celia Sasic. Ao prêmio de melhor técnico de futebol masculino concorrem os espanhol Pep Guardiola (Bayern de Munique e favorito), o também espanhol Luis Enrique (Barcelona) e o argentino Jorge Sampaoli (Chile). No feminino, os candidatos são Jill Ellis (EUA), Mark Sampson (Inglaterra) e o japonês Norio Sasaki. Seis brasileiros concorrem a um lugar na seleção do ano. Confira todos os 55 candidatos por país e clube:

Goleiros (5): Gianluigi Buffon (Itália/Juventus), Iker Casillas (Espanha/Porto), David De Gea (Espanha/Manchester United), Keylor Navas (Costa Rica/Real Madrid) e Manuel Neuer (Alemanha/Bayern de Munique).

Defensores (20): David Alaba (Áustria/Bayern de Munique), Jordi Alba (Espanha/Barcelona), Jérôme Boateng (Alemanha/Bayern de Munique), Daniel Carvajal (Espanha/Real Madrid), Giorgio Chiellini (Itália/Juventus), Daniel Alves (Brasil/Barcelona), David Luiz (Brasil/Paris Saint-Germain), Diego Godín (Uruguai/Atletico Madrid), Mats Hummels (Alemanha/Borussia Dortmund), Branislav Ivanović (Sérvia/Chelsea), Vincent Kompany (Bélgica/Manchester City), Philipp Lahm (Alemanha/ Bayern de Munique), Marcelo (Brasil/Real Madrid), Javier Mascherano (Argentina/Barcelona), Pepe (Portugal/Real Madrid), Gerard Piqué (Espanha/Barcelona), Sergio Ramos (Espanha/Real Madrid), John Terry (Inglaterra/Chelsea), Thiago Silva (Brasil/Paris Saint-Germain) e Raphaël Varane (França/Real Madrid).

Meias (15): Thiago Alcântara (Espanha/Bayern de Munique), Xabi Alonso (Espanha/Bayern de Munique), Sergio Busquets (Espanha/Barcelona), Eden Hazard (Bélgica/Chelsea), Iniesta (Espanha/ Barcelona), Toni Kroos (Alemanha/Real Madrid), Luka Modrić (Croácia/Real Madrid), Pirlo (Itália/New York City), Paul Pogba (França/Juventus), Ivan Rakitić (Croácia/ Barcelona), James Rodríguez (Colômbia/Real Madrid), David Silva (Espanha/Manchester City),Yaya Touré (Costa do Marfim/Manchester City), Marco Verratti (Itália/Paris Saint-Germain) e Arturo Vidal (Chile/ Bayern de Munique).

Atacantes (15): Sergio Agüero (Argentina/Manchester City), Gareth Bale (País de Gales/Real Madrid), Karim Benzema (França/Real Madrid), Douglas Costa (Brasil/ Bayern de Munique), Cristiano Ronaldo (Portugal/Real Madrid), Zlatan Ibrahimović (Suécia/Paris Saint-Germain), Robert Lewandowski (Polônia/Bayern de Munique), Lionel Messi (Argentina/ Barcelona), Thomas Müller (Alemanha/ Bayern de Munique), Neymar (Brasil/Barcelona), Arjen Robben (Holanda/Bayern de Munique), Wayne Rooney (Inglaterra/Manchester United), Alexis Sánchez (Chile/Arsenal), Luis Suárez (Uruguai/Barcelona) e Carlos Tevez (Argentina/Boca Juniors).

Creative Commons - CC BY 3.0
Fale com a Ouvidoria

Deixe seu comentário