one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Água Santa é surpresa da Copa São Paulo de Futebol Júnior

Imagem: Água Santa/Divulgação

Compartilhar:

Água Santa: surpresa da Copa SP “garimpa” talentos em projeto social

Criado em 08/01/16 10h56 e atualizado em 08/01/16 14h32
Por Edgard Matsuki Edição:Líria Jade - Portal EBC

No último dia 5, o Fluminense (atual campeão brasileiro Sub-20) entrou em campo como favorito contra o Água Santa (SP). Como era de se esperar, o time carioca dominou a partida e criou diversas chances de gol. O que ninguém esperava era que o time paulista conseguiria se segurar na defesa e que, em um dos seus raros ataques, marcasse o gol da vitória de 1 a 0. O resultado foi uma das surpresas da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior 2015.

A vitória sobre o Fluminense é mais um dos feitos da curta história do time da cidade de Diadema (SP). Criado em 1981 como time de várzea, o Água Santa se profissionalizou apenas em 2011. Depois disso, o time conquistou três acessos seguidos no Campeonato Paulista. Na base, o time também vem colecionando bons resultados. E a receita é simples: muito garimpo para conseguir achar talentos.

Uma das “fontes” de jovens promissores é um projeto social organizado pelo time e a Prefeitura de Diadema. “Nós um projeto com 4 mil jovens carentes. Todos os fins de semana eles treinam em dez locais da cidade. Quando tem algum jogador que se destaca, os monitores entram em contato comigo e eles fazem um teste no clube”, afirma o diretor de futebol de base do time, Wilson Farias.

Um dos jogadores que saiu do projeto social é o zagueiro Igor. Com apenas 15 anos de idade, ele é titular do time na Copa São Paulo. Detalhe: com o zagueiro novato, a equipe não tomou nenhum gol nos três primeiros jogos da Copinha.

Ex-agente de futebol, profissão extinta pela Fifa no ano passado, Wilson diz que busca muitos jogadores do Nordeste para formar o time junto com os meninos do projeto social. “Um dos jogadores que veio de lá é o Matheus Lima. Mesmo com o nosso time sendo eliminado na primeira fase do Paulista Sub-20, ele (que veio do Maranhão) foi um dos artilheiros da competição”.

Seja de Diadema ou do Nordeste, uma coisa é comum a quase todos jogadores: eles vêm de regiões carentes e precisam de um cuidado especial. “É importante trabalhar a disciplina, o espírito de equipe e a autoestima deles”, diz Wilson.

Concentrados em Itu (SP), os jogadores estão impedidos de dar entrevistas e tem horário para mexer no celular. O regime de concentração serve para evitar que aconteçam episódios como o final do Campeonato Paulista Sub-15 do ano passado. “Fizemos uma ótima campanha e chegamos às quartas de final. No primeiro jogo, ganhamos de 5 a 0 do Red Bull. No segundo, nos desconcentramos e perdemos de 5 a 0”, lamenta Wilson.

Talentos e propostas

Na Copa São Paulo, ninguém no time imaginava a campanha da primeira fase, quando o Água Santa terminou com três vitórias e em primeiro no Grupo 13. “A gente acreditava que ia lutar para passar em segundo lugar, atrás do Fluminense”, conta Wilson. Mas a campanha está fazendo o time sonhar alto: “agora queremos chegar à final no dia 25”, completa o diretor.

Junto com os sonhos, propostas também já chegaram ao time. De acordo com o diretor, sete times “grandes” já foram atrás de jogadores do time ou de parcerias com o Asa Santa. “Até o pessoal do Fluminense veio conversar com a gente depois do jogo que vencemos”.

Caso não reforcem outros times, alguns dos atletas já tem destino certo depois da Copa São Paulo: reforçar o time profissional que joga, pela primeira vez, a Série A-1 do Campeonato Paulista de futebol.  

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário