one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Wikipedia

Compartilhar:

COI: transexuais podem competir no Rio sem necessidade de cirurgia

Criado em 25/01/16 22h54 e atualizado em 07/07/16 14h47
Por Gesio Passos Edição:Líria Jade Fonte:Portal EBC

O Comitê Olímpico Internacional (COI) divulgou, neste domingo (24), um relatório com diretrizes para participação de atletas transexuais em competições esportivas, válido para os Jogos Olímpicos do Rio 2016. A divulgação ocorreu após a publicação pela revista Outsports das informações da "Reunião de Consenso sobre mudança de sexo e Hiperandrogenismo" do COI.

Segundo o Comitê “é preciso garantir que os atletas trans não sejam excluídos da oportunidade de participar de competições esportivas" e que, desde 2003, o organismo reconhece a importância da autonomia da identidade de gênero na sociedade, com modificações lna legislação em diversos países.

O COI considera que as mudanças cirúrgicas de mudança de sexo (cirurgia de transgenitalização) não “são necessárias para garantir uma competição justa e podem ser inconsistentes com o desenvolvimento de leis e dos direitos humanos”.

Para o órgão, são necessárias restrições adequadas para garantir uma competição leal e justa entre atletas e estabeleceu as regras que devem ser seguidas.

No caso de mudança de sexo biológico de masculino para o feminino, a atleta tem que ter declarado a identidade de gênero feminina e manter nível de testosterona, hormônio masculino, dentro do nível permitido para disputas: abaixo de 10 nmol/L durante os últimos 12 meses antes de sua primeira competição e manter este nível durante o período de competição.Já quando a mudança de sexo biológico for de feminino para o masculino não estão previstas restrições.

O documento prevê ainda suspensão de 12 meses em caso de descumprimento destas diretrizes.

Confira o especial Eu Trans do Portal EBC

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário