one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Facebook/Romário/Divulgação

Compartilhar:

Romário 50 anos: para além do tetra, relembre cinco momentos da vida do baixinho

Criado em 28/01/16 23h53 e atualizado em 29/01/16 11h41
Por Edgard Matsuki Edição:Líria Jade - Portal EBC

Gênio da grande área, baixinho, marrento, polêmico... Adjetivos positivos e negativos não faltam quando estamos falando de Romário de Souza Fárias, ou simplesmente Romário. Nesta sexta-feira (29), o herói do tetracampeonato mundial de 1994 se torna um cinquentão. Para homenageá-lo, o Portal EBC selecionou cinco momentos da vida do ex-jogador e atual senador. Detalhe: a Copa de 1994 está fora da lista por ser unanimidade.

 

O cara jogou muito (treinou o suficente, vá lá), não cansou de meter bola na rede e imortalizou a camisa 11. Tá ligado...

Posted by EBC na Rede on Friday, January 29, 2016

1 – Olimpíadas de 1988

Poucos sabem, mas Romário já foi medalhista olímpico. Nas Olimpíadas de Seul, em 1988, ele integrou a seleção brasileira e foi colega de jogadores que futuramente ganhariam a Copa de 1994, como Taffarel, Dunga, Jorginho, Mazinho e Bebeto. O Baixinho começou a competição com tudo: marcou cinco gols nos dois primeiros jogos (4 a 0 na Nigéria e 3 a 0 na Austrália) e o Brasil seguia firme na competição.

Nas semifinais, contra a Alemanha, o jogador salvou o Brasil da derrota faltando dez minutos para o jogo acabar, a vitória veio com 3 a 2 nos pênaltis. Na final, o Brasil era favorito contra a União Soviética. Aos 29 minutos do 1º tempo, Romário abriu o placar. Porém, os soviéticos viraram e o Brasil não conquistou o tão sonhado (até hoje) ouro. Romário terminou como artilheiro do torneio e garantiu uma transferência para a Europa.

 
https://www.facebook.com/romariodesouzafaria/videos/914833911944914/">Histórias de Atleta Olímpico

Galera!O Rio 2016 me entrevistou para o quadro "Histórias de atleta olímpico". Lembro com muito carinho das Olimpíadas de Seul, em 1988. O clima de confraternização e de união na Vila Olímpica foi uma das coisas que mais que marcou nos Jogos Olímpicos. Tínhamos uma boa seleção, fomos até a final e acabamos perdendo a antiga União Soviética. Espero que ano que vem a medalha seja nossa! E vocês?

Posted by https://www.facebook.com/romariodesouzafaria/">Romário Faria on Friday, November 6, 2015

2 – Herói das Eliminatórias para a Copa de 1994

O tetracampeonato mundial de futebol em 1994 fez com que muitas pessoas esquecessem a campanha irregular que a seleção brasileira teve nas eliminatórias da Copa do Mundo no ano anterior. Em um grupo de cinco equipes, o Brasil chegou à última rodada precisando da vitória contra o Uruguai para se classificar para o Mundial.

Romário não havia sido convocado para nenhum jogo após brigar com o técnico Parreira por ter ficado na reserva em um jogo contra a Alemanha em 1992. A pressão pela convocação tomava conta da opinião pública e Romário acabou sendo chamado para o jogo. Com mais de 100 mil pessoas no Maracanã, ele fez o melhor jogo de sua carreira (de acordo com o próprio jogador em entrevistas).

No primeiro tempo, ele infernizou a defesa uruguaia, mas parou nas defesas de Siboldi e na trave. No segundo tempo, não teve jeito de pará-lo. No alto do seu 1,67 m, ele marcou o primeiro gol de cabeça após cruzamento de Bebeto. Depois, marcou um golaço dando um drible de corpo no goleiro uruguaio. Brasil 2 a 0. Depois deste jogo, Romário virou unanimidade e não deixou mais de ser convocado até a conquista do tetra. 

 
Brasil X Uruguai

Bom dia, galera! Há 22 anos o Brasil começava a escrever a história do tetracampeonato mundial de futebol. No dia 19 de setembro de 1993, vencemos por 2 a 0 o Uruguai no Maracanã e conquistamos nossa classificação para a Copa de 1994.O momento era muito delicado porque eu tinha ficado de fora de vários jogos. Eu tinha a chance de conquistar a vaga e o Brasil de disputar mais uma Copa. Marquei os dois da partida e, de quebra, tive o prazer de fazer um dos gols mais marcantes da minha carreira. Momento inesquecível. Agradeço ao papai do céu por ter me proporcionado tudo isso.

Posted by Romário Faria on Saturday, September 19, 2015

3 – Virada histórica em 2000

Apesar de ter jogado em diversos clubes brasileiros, foi no Vasco que Romário realmente brilhou. E o auge da estada do baixinho no Brasil foi no final do século XX. E o ápice dele aconteceu no dia 20 de dezembro de 2000. Palmeiras e Vasco decidiam a recém-criada Copa Mercosul. Em uma final disputada em três jogos, cada um havia vencido uma partida.

No dia 20/12, os times decidiam quem levava o torneio. No primeiro tempo, o Palmeiras abriu 3 a 0 e a torcida gritava “é campeão”. Porém Romário teve, no segundo tempo, umas das atuações mais memoráveis da carreira. Logo no início da segunda etapa, o baixinho marcou duas vezes. Depois Juninho Paulista marcou mais um. Aos 48 do segundo tempo, quando o jogo parecia ir para os pênaltis, Juninho bateu para o gol, a bola desviou na zaga e sobrou para Romário decretar a virada mais impressionante da sua carreira.

 

Hoje completa 15 anos de um dos jogos mais emocionantes da minha carreira. No dia 20 de dezembro de 2000 o Vasco venceu o Palmeiras por 4 x 3 de virada na final da Copa Mercosul. Foi uma daquelas partidas inesquecíveis não só para os jogadores, mas para qualquer pessoa que tenha assistido ao jogo.Jogávamos fora de casa, no Palestra Itália, e ao fim do primeiro tempo, perdíamos por 3 a 0. Foi quando o que parecia inacreditável aconteceu. Fiz 3 gols, Juninho Paulista fez outro. Foi show!Quem aí lembra?

Posted by https://www.facebook.com/romariodesouzafaria/">Romário Faria on Sunday, December 20, 2015

4 – Com controvérsias, 1.000 gols

Já no final da sua carreira, Romário começou a alcançar uma meta de fazer 1.000 gols durante a carreira e se igualar a Pelé, que foi desafeto de Romário por muito tempo. A marca foi alcançada assim como a do Rei do Futebol: com um gol de pênalti na vitória por 3 a 1 contra o Sport no dia 20 de maio de 2007. Para o baixinho, essa foi uma das últimas glórias dentro de campo (a única glória posterior foi ganhar um título pelo América-RJ, time do coração).

Porém, há controvérsias sobre a marca de Romário. O jogador contabilizou 1002 gols na carreira, mas incluiu jogos não-oficiais (incluindo jogos treinos) e de campeonatos quando ainda não era profissional. De acordo com a The Rec Sport Soccer Statistics Foundation- RSSSF (entidade que reúne estatísticas do futebol), Romário tem “apenas” 772 gols em jogos oficiais e 968 no total. Para a associação, o baixinho não fez mil, mas fez mais gols em jogos oficiais do que Pelé, que tem 767 registrados.

5 – Baixinho troca chuteira pela gravata

Depois que encerrou a carreira de jogador, Romário foi ainda treinador no Vasco da Gama, como dirigente no América (RJ) e até como comentarista da TV Record. Porém, acabou se dedicando à vida política, em 2010, ele foi eleito deputado federal pelo Rio de Janeiro. No primeiro discurso levantou a bandeira de legislar pelo esporte e pelas pessoas com deficiência, o ex-jogador tem uma filha com síndrome de down.

Em 2014, foi eleito senador pelo Rio de Janeiro. No final de 2015, teve o seu pedido da CPI do Futebol, que investiga ações da CBF e do Comitê organizador da Copa do Mundo. Até o momento, a CPI não apresentou relatório final, ela tem duração prevista até agosto.

Bônus – Polêmicas, polêmicas, polêmicas...

Claro que uma lista de “melhores momentos” de Romário não poderia deixar de ter um capítulo especial para as inúmeras polêmicas dentro e fora dos campos. Companheiros de times, rivais de outros clubes, técnicos, dirigentes, torcedores, imprensa... nos 50 anos de vida, o número de confusões em que ele se meteu é imenso.

Na época em que era jogador, teve uma relação de amor e ódio com outro craque polêmico: Edmundo. Os dois brigaram juntos contra jogadores argentinos do Vélez Sarsfield em 1995. Já em 1999 trocaram farpas pela imprensa, Edmundo chamou Romário de “príncipe” e o baixinho respondeu chamando de bobo da corte.

Romário também teve como alvo figuras notáveis do futebol brasileiro. Para Pelé, disse que “calado é um poeta”. A Zico e Zagallo fez uma “homenagem” com caricatura nas portas do banheiro de um bar que inaugurou.

Fora do futebol, Romário teve uma confusão recente com a Revista Veja. Após uma reportagem que falava que ele tinha dólares na Suíça, o jogador desmentiu a revista e disse que se tratava de um extrato falso. Posteriormente, ele disse que tinha um conta na Suíça quando jogava na Europa (entre 1988 e 1994), mas não sabia se a conta havia sido fechada.

Tags:  Romário
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário