one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Marta, a rainha do futebol, completa 30 anos de idade

Criado em 19/02/16 17h55 e atualizado em 19/02/16 19h23
Por Patrícia Serrão* Edição:Gésio Passos Fonte:Portal EBC

A rainha do futebol brasileiro, Marta Vieira, completou, nesta sexta-feira, 30 anos de idade. A alagoana nascida na pequena cidade de Dois Riachos conquistou títulos e reconhecimento, embora nunca tenha conquistado ainda o título mundial e a medalha de ouro das  Olimpíadas. Os jogos do Rio podem ser a última chance da craque de bola que, em 2010, foi ainda nomeada pela Onu como embaixadora da "Boa Vontade na luta contra a pobreza".

Gol de Marta contra os Estados Unidos na semifinal da Copa do Mundo de 2007.

O amor pelo futebol começou desde criança quando jogava com os garotos na rua do seu bairro. Aos 13 anos, ela começou a jogar no time juvenil no Centro Sportivo Alagoano (CSA). Para buscar destaque e projeção na carreira, em 2000, se mudou para o Rio para jogar no Vasco da Gama. Em 2002, foi convocada para jogar pela seleção brasileira onde ajudou a conquistar a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de 2003 e 2007 e a de prata nos Jogos Olímpicos de 2004 e 2008.

Da seleção brasileira para conquistar o mundo foi um passo. Marta já foi escolhida como melhor futebolista do mundo por cinco vezes consecutivas, de 2006 a 2010, um recorde entre mulheres e homens. É também a maior artilheira em Copas do Mundo, com 15 gols, a título de comparação Pelé "só" fez 12 gols.

Confira um trecho do programa Caminhos da Reportagem sobre o Futebol Feminino

Uma das poucas coisas que a jogadora não conseguiu com a camisa da seleção foi conquistar o primeiro título do feminino brasileiro em Copas do Mundo. Depois da eliminação da Copa do Canadá em 2015, a jogadora afirmou, em entrevistas, que pensa em sair da seleção após as olimpíadas no Brasil. Esta pode ser a última oportunidade dos brasileiros verem Marta vestindo a amarelinha.

Depois disto, para assistir à "maior do mundo", será preciso acompanhar o campeonato feminino sueco, onde a atacante defende desde 2012 o FC Rosengård.


*Colaborou Daniela Martins

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário