one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Cristian Rizzi/All Sports Agency

Compartilhar:

Foz Cataratas aposta em jovens talentos para manter 100% no Brasileirão

Criado em 21/03/16 13h37 e atualizado em 21/03/16 13h55
Por Edgard Matsuki Edição:Nathália Mendes - Portal EBC

Dentre as 20 equipes que disputaram a primeira fase do Campeonato Brasileiro, apenas uma conseguiu vencer as quatro partidas que disputou. Com onze gols marcados e só um sofrido, o Foz Cataratas (PR) pode ser apontado como uma das grandes surpresas da competição até o momento. Em seu cartel está um 3 a 0 contra a forte equipe do São José (atual vice-campeão brasileiro) na estreia da competição.

A surpresa é ainda maior quando se descobre que a equipe se reuniu dez dias antes do início do Brasileirão. E mais: com média de idade próxima aos 20 anos, o time teve que jogar com elenco reduzido até então (na vitória contra o São José foram só quatro jogadoras no banco e na primeira fase, o plantel contava com apenas uma goleira).

O técnico Roberto Costa Cabral revela que a aposta em jogadoras jovens, muitas delas oriundas do futsal, e a motivação da equipe foram as chaves do sucesso do time para alcançar a segunda fase.

“Não vou dizer que foi treinamento e preparação porque não foi. Foi o trabalho e motivação das meninas. Um grupo jovem com vontade de jogar futebol de campo, mostrar o potencial e com vontade de chegar. A vitória contra o São José ajudou. Se tivesse um resultado adverso, não tenho tanta certeza se conseguiríamos chegar desta forma”.

Dentro de campo, Roberto destacou a defesa forte e a artilheira do time. “Temos a nossa goleira, a Quézia, que tomou só um gol. O sistema defensivo que é bem seguro. E a nossa atacante, a Luana, vice-artilheira com quatro gols. A nossa equipe é compacta, todo mundo pega junto. Não temos estrelas, mas temos uma equipe com vontade de vencer”, apontou.

Quézia destacou que a vinda de atletas do futsal ajudou na disciplina tática defensiva. “Como elas nunca tinham jogado no campo, vieram com a mente aberta para se adaptar ao nosso sistema. A defesa já tinha duas jogadoras do ano passado. A chegada da terceira zagueira do futsal ajudou muito”, diz.

Ela também relembra a vontade do time no jogo contra o São José. “Tínhamos perdido por 5 a 0 no ano passado e não queríamos passar vexame de novo. No vestiário, falamos que daríamos o máximo. E demos 120% para conseguirmos a vitória por 3 a 0”.

Mescla de jovens e jogadoras da seleção

Para a segunda fase, quando enfrenta Ferroviária (atual campeã da Libertadores), Rio Preto (atual campeão brasileiro) e o São Francisco, o Foz Cataratas espera continuar surpreendendo. Para tanto, põe suas fichas em jogadoras do sub-20 e em Bárbara e Bruna Benites, atletas da seleção brasileira escolhidas no draft no final da primeira fase.

“Não vamos mais ter problemas de elenco porque o time trouxe atletas já pensando no Brasileirão sub-20. Na segunda fase, elas podem ir pegando experiência”, diz Cabral. O técnico completa explicando a escolha no draft: “Optamos pela Bárbara para ter mais uma goleira no time. Já a Bruna foi escolhida após a lesão da nossa zagueira. Isso sem contar que as duas já jogaram aqui nos tempos áureos do Foz [quando o time foi campeão da Copa do Brasil, em 2011]”.

Quézia, que agora terá que disputar a posição de titular no gol do Foz Cataratas, comemorou a escolha de Bárbara. “Vai ser ótimo. A vinda de uma jogadora rodada vai me ajudar muito na aprendizagem. Já tenho contato com ela desde 2013, mas trabalhar junto vai ser uma experiência ótima para mim”.

A perspectiva é continuar ditando o ritmo do campeonato. “Estamos em um grupo fechado e mais entrosados. Nosso objetivo é ser campeão”, diz Quézia. “Sei que temos adversários fortes, mas o nosso objetivo é avançar e ganhar o nacional”, completa Cabral.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário