one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Atlético Mineiro/Divulgação

Compartilhar:

Primeira Liga apresenta propostas para reforma da CBF e organização do Brasileirão

Criado em 01/03/16 22h35 e atualizado em 01/03/16 22h43
Por Redação Fonte:Portal EBC

Reunidos nesta terça (1), os 15 clubes filiados à Primeira Liga apresentaram 10 propostas para reforma da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Representantes do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio de Janeiro apresentaram a proposta para a criação de uma Liga Nacional para gestão das séries A e B do Brasileirão já em 2017.

Os clubes propõe ainda uma série de mudanças na CBF. A mudança no sistema de eleição para a presidência da entidade, uma auditoria nos negócios da Confederação que apure as suspeitas de corrupção, proibição da acumulação de cargos dos membros da CBF, a criação de um conselho de ética independente, entre outros. 

A Primeira Liga

A formação da liga surgiu em 2015, quando clubes de Minas Gerais e dos estados do sul do país buscaram a recriação da Copa Sul Minas, realizada entre os anos de 2000 e 2002. Descontentes com a federação carioca, Flamengo e Fluminense aderiram a proposta no final do ano. Em janeiro, os clubes enfrentaram a CBF para realizar a competição, que depois acabou sendo autorizado pela Confederação. Além dos cariocas, são associados à Liga o América Mineiro, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Internacional, Grêmio, Atlético Paranaense, Coritiba, Paraná Clube, Avaí, Chapecoense, Criciúma, Figueirense e Joinville.

Confira as 10 propostas divulgadas pelos clubes:

1. Sistema eleitoral. Candidatos à presidente necessitariam do apoio de 5 entidades, entre clubes e federações, para inscrição no processo eleitoral.

2. Transparência. Contratação imediata de uma empresa de auditoria (big four) para análise de todos os negócios e contratos da CBF a fim de apurar as suspeitas de corrupção.

3. Proibição de cumulação de cargos. Impossibilidade de detentores de mandato eletivo e ocupantes de cargos na administração pública, federações e clubes de participarem da Presidência e Diretoria da CBF.

4. Apoio ao futebol. Venda imediata do avião da CBF e destinação dos recursos arrecadados a um fundo de desenvolvimento do futebol.

5. Política salarial. Proibição quanto a fixação do salário de presidente pelo próprio presidente, definição da remuneração por empresa independente e publicação de salário da presidência e diretoria.

6. Legalidade. Reconhecimento do direito dos clubes da série A e B de participarem da assembleia administrativa da CBF, segundo o disposto na Lei 13.155

7. Ética. Criação de um conselho de ética formando por pessoas independentes e reconhecidas nacionalmente por suas posturas profissionais, com ampla liberdade de investigação.

8. Liga. Reconhecimento do direito dos clubes criarem a liga nacional para a gestão das duas principais séries do futebol brasileiro a partir de 2017.

9. Gestão. Definição de critérios rigorosos de ética na análise da elegibilidade de concorrentes a cargos eletivos e da admissibilidade no provimento dos cargos executivos e técnicos.

10. Compras e patrocínios. Adoção de manual de procedimentos para a compra de produtos ou serviços, bem como para a negociação de patrocínios, que estimulem a competição e a transparência.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário