one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Créditos: Rafael Ribeiro / CBF

Compartilhar:

Sorteio de grupos do futebol nas Olimpíadas acontece na quinta; entenda como funciona

Criado em 13/04/16 12h12 e atualizado em 14/04/16 11h33
Por Edgard Matsuki Edição:Portal EBC* - TV Brasil

A Federação Internacional de Futebol (Fifa), divulgou, quem serão os países cabeças de chave dos torneios masculinos e femininos de futebol da Olimpíada do Rio de Janeiro. Foi apresentada à divisão dos potes do sorteio que será realizado na próxima quinta-feira (14), às 10h30 (horário de Brasília), no Maracanã.

Confira como ficaram os grupos das Olimpíadas

No masculino, além do Brasil, anfitrião dos jogos, ficaram no pote 1 Argentina, México e Japão. No pote 2, Nigéria, Coreia do Sul, Honduras e Iraque. No pote 3, Suécia, Fiji, Portugal e África do Sul. Por fim, no pote 4, Argélia, Colômbia, Dinamarca e Alemanha.

Sorteio Futebol Masculino Olimpíadas
Create your own infographics

No feminino, os potes possuem apenas três seleções em vez de quatro. E os cabeças de chave são Brasil, Alemanha e Estados Unidos no pote 1, França, Austrália e Suécia no pote 2, Canadá, China e Nova Zelândia no pote 3 e Colômbia, África do Sul e Zimbábue no pote 4.

Sorteio Futebol Feminino Olimpíadas
Create your own infographics

Cada grupo será formado por uma seleção de cada pote. A Fifa aponta que duas equipes do mesmo continente não poderão ficar na mesma chave. Por exemplo, se a Colômbia cair no mesmo grupo que o Brasil, ela entra no grupo do próximo cabeça de chave.

Segundo a Fifa, as escolhas dos cabeças de chave das seleções masculinas se baseou num ranking de aproveitamento das seleções nas últimas cinco edições das Olimpíadas, sendo que as últimas possuem peso maior. Já no feminino, o critério foi a edição mais recente do ranking da Fifa, divulgado no último dia 25 de março.

Divididos em quatro chaves, as 16 equipes masculinas se enfrentam em 24 partidas para a fase de grupos do torneio. Os dois melhores avançam para as quartas de final. No feminino, 12 seleções ficarão divididas em três chaves, 18 partidas compõem a primeira etapa da competição. Avançam para a próxima fase as duas melhores equipes de cada grupo e as melhores entre as equipes que ficaram em terceiro lugar.

Os torneios serão disputados entre os dias 3 e 20 de agosto, com partidas disputadas no Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Manaus, Salvador e São Paulo.

*colaborou Ellen Braga

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário