one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Divulgação

Compartilhar:

Campeões estaduais: 18 torcidas comemoram títulos pelo Brasil

Criado em 08/05/16 19h41 e atualizado em 08/05/16 20h29
Por Edgard Matsuki, Gésio Passos e Nathália Mendes Edição:Portal EBC

De norte a sul, muitas torcidas estão em festa. Neste fim de semana, 18 campeões estaduais foram conhecidos. Para você ficar por dentro de todos os times que levantaram a taça hoje, o Portal EBC preparou a lista das equipes campeãs estaduais em 2016. Muitos clubes não terão muito tempo para comemorar, já que na semana que vem começa o Campeonato Brasileiro das Séries A e B. Confira.

Campeonato Paulista – Santos Campeão

Santos campeão paulista
Creative Commons - CC BY 3.0 - Santos campeão paulista - Divulgação/FPF

Não teve zebra. Depois de derrubar São Paulo e Corinthians, o Grêmio Osasco Audax sucumbiu ao Santos. O Peixe sagrou-se campeão paulista após vencer o Audax por 1 a 0 em partida disputada na tarde deste domingo (08), no Estádio da Vila Belmiro, em Santos (SP). O gol da partida foi marcado por Ricardo Oliveira. O título veio porque o primeiro jogo da final havia acabado em 1 a 1.

A conquista do Santos coroa a oitava final seguida da equipe no Campeonato Paulista. Este é o 22º terceiro título da equipe na história da competição. Na campanha de 2016, foram 11 vitórias, 7 empates e apenas uma derrota. Os artilheiros do Santos no campeonato foram Gabriel e Ricardo Oliveira, com sete gols. (Leia mais).

Campeonato Carioca – Vasco Campeão

Vasco campeão carioca
Creative Commons - CC BY 3.0 - Vasco campeão carioca - Vasco/Divulgação

No Rio de Janeiro, o Vasco conseguiu o título do Campeonato Carioca após empatar por 1 a 1 com o Botafogo na tarde deste domingo (8). O Cruzmaltino havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0 e por isso jogava pelo empate na partida, disputada no estádio do Maracanã. Os gols do jogo foram marcados por Leandro (para o Botafogo) e Rafael Vaz (para o Vasco).

O 24º título da história do Vasco veio de forma invicta. Ao todo, foram 13 vitórias e cinco empates. O artilheiro do Vasco na competição foi o equatoriano Riascos, com nove gols. (Leia mais).

Campeonato Mineiro – América Campeão

América Mineiro
Creative Commons - CC BY 3.0 - América Mineiro - Divulgação/AFC

O América-MG conquistou seu 16º título estadual na tarde deste domingo ao empatar com o Atlético por 1 a 1. O gol do título foi marcado aos 38 minutos do segundo tempo pelo lateral Danilo, que havia feito os outros dois gols da equipe no primeiro jogo da final (que acabou 2 a 1 para o América). A última vez que o Coelho havia vencido o Campeonato Mineiro foi em 2001.

O Galo precisava de uma vitória simples para conquistar o título, mas sucumbiu para o rival que este ano retorna à Série A do Brasileirão. O Atlético começou sem alguns de seus principais jogadores, poupados para as quartas de final da Libertadores da América. O gol dos alvinegros foi feito pela atacante Clayton, aos 12 minutos do segundo tempo. Mas o Coelho conseguiu reagir e empatar o jogo, o que lhe garantiu o título estadual. (Leia mais)

Campeonato Gaúcho – Internacional Campeão

Inter campeão gaúcho
Creative Commons - CC BY 3.0 - Inter campeão gaúcho - Ricardo Duarte/Internacional

O Internacional mostrou que tem mandado no Rio Grande do Sul, pelo menos em termos de campeonatos estaduais. A equipe venceu, neste domingo (8), o Juventude por 3 a 0 e conquistou o hexacampeonato gaúcho. Os gols da partida foram marcados por Eduardo Sasha, Paulão e Gustavo. Na primeira partida, o Internacional já havia ganho por 1 a 0. Este é o 45º título do Colorado na história da competição.

Na primeira fase do campeonato, o Inter acabou em 3º lugar, atrás de Grêmio e São José. Nas quartas de final, o time eliminou o São Paulo (RS), nas semifinais, o time tirou o São José e, na final, derrotou o Juventude. Ao todo, foram 11 vitórias, 6 empates e apenas 1 derrota (para o Veranópolis na primeira fase). O artilheiro do time é Eduardo Sasha, com seis gols. (Leia mais)

Campeonato Paranaense – Atlético Campeão

Jogando no estádio Couto Pereira, o Atlético conseguiu uma vitória de 2 a 0 contra o rival Coritiba e garantiu o 23º título paranaense de sua história. Os gols da partida foram marcados por Walter e Ewandro. No primeiro jogo da final, o Atlético (PR) já havia vencido por 3 a 0  o Coxa na Arena da Baixada.

Depois de uma campanha irregular na primeira fase (onde usou os reservas em muitas partidas), o time deslanchou nas quartas de final. A partir daí, eliminou o Foz do Iguaçu, o Paraná Clube e a agora o Coritiba. Em 17 jogos, o time teve sete vitórias, cinco empates e quatro derrotas.

Campeonato Pernambucano – Santa Cruz Campeão

Após vencer o primeiro jogo da final por 1 a 0, o Santa Cruz segurou o ímpeto do rival Sport na Ilha do Retiro e garantiu o empate por 0 a 0. O resultado levou o tricolor pernambucano ao seu 29º título na história da competição. O time entrou no campeonato só na segunda fase e teve uma campanha irregular, só se classificando em 4º lugar para as semifinais. Porém, cresceu no final, despachou Náutico e Sport e garantiu o caneco.

Campeonato Catarinense - Chapecoense campeã

Em Santa Catarina, o título ficou com a Chapecoense. O time garantiu o título após empatar por 1 a 1 com o Joinville na Arena Índio Condá. Os gols do jogo foram marcados por Diego Felipe (Joinville) e Bruno Mendes (Chapecoense). O título veio após a Chapecoense vencer o primeiro jogo por 1 a 0 fora de casa. Este é quinto título da equipe na história do Catarinense. O time conquistou 12 vitórias, cinco empates e três derrotas na competição em 2016.

Campeonato Baiano – Vitória Campeão

Depois de ganhar o primeiro jogo por 2 a 0 contra o rival Bahia no último domingo, o Vitória se deu ao luxo de garantir o título com uma derrota. Neste domingo, o rubro-negro perdeu para o tricolor por 1 a 0 no estádio da Fonte Nova e mesmo assim comemorou o 28º título da história do time na competição. A campanha do Vitória teve oito vitórias, um empate e três derrotas.

Campeonato Goiano – Goiás Campeão

No sufoco, o Goiás garantiu o campeonato estadual. Após empatar por 1 a 1 com a equipe do Anápolis no Serra Dourada, o título veio na disputa de pênaltis com uma vitória por 5 a 4. Das 18 finais disputadas neste fim de semana, esta foi a única que foi para as penalidades máximas. O título é o 26º da história do time esmeraldino na competição.

Campeonato Cearense - Fortaleza Campeão

Ao contrário do título do Goiás, a conquista do Fortaleza veio com muita tranquilidade. Depois de vencer o primeiro jogo por 4 a 1, o Fortaleza garantiu o seu 41º título estadual com um simples 1 a 0 contra a equipe do Uniclinic. A campanha do time no Cearense teve 18 jogos, 12 vitórias, 4 empates e três derrotas. O artilheiro do time no campeonato foi Anselmo, com sete gols.

Campeonato Paraense – Paysandu Campeão

Com direito a gol relâmpago, o Paysandu venceu o São Francisco por 2 a 1 e se sagrou campeão paraense pela 46ª vez. O jogo único da final começou com bola na rede: Fernando Lombardi marcou para o Papão com 50 segundos de jogo e Andrelino empatou para o Leão de Santarém aos 29. O gol do título foi marcado por Fabinho Alves, aos 9 minutos do segundo tempo. O Papão encerrou sua vitoriosa campanha sem ter perdido nenhum jogo.

Campeonato Alagoano - CRB Campeão

No Campeonato Alagoano, o CRB ganhou de 1 a 0 do rival CSA e garantiu o 29º título estadual da sua história. A conquista veio após a equipe já ter vencido a primeira partida da final por 2 a 0. A campanha do CRB no campeonato foi a seguinte: 10 vitórias, 4 empates e cinco derrotas. O artilheiro do time foi Lúcio Maranhão, com oito gols.

Campeonato Mato-Grossense – Luverdense Campeão

Depois de empatarem por 0 a 0 no primeiro jogo da final, disputado no estádio Passo das Emas, Sinop e Luverdense jogaram neste domingo no Estádio Gigante do Norte, em Sinop. E o título ficou com o Luverdense, que venceu por 1 a 0 e levou o caneco. A campanha teve 11 vitórias, cinco empates e duas derrotas. Este é o terceiro título da equipe na história da competição.

Campeonato Potiguar – ABC Campeão

Esqueça o equilíbrio do primeiro jogo da final, quando ABC e América empataram por 3 a 3. Na partida decisiva, neste sábado (7), atuando diante de sua torcida, o ABC não tomou conhecimento do rival e atropelou-o: 4 a 0, com gols de Echeverria, Jones Carioca e de Nando, artilheiro do estadual, que marcou duas vezes. O Frasqueirão lotado festejou o fim de um jejum de cinco anos sem erguer a taça do Campeonato Potiguar. Esta foi a 54ª vez que o ABC levou o título estadual, o time com maior número de títulos do país.

Campeonato Sergipano – Sergipe Campeão

A conquista do Sergipe começou a ser construída no fim de semana passado, quando o Mais Querido venceu por 1 a 0 o Itabaiana. Precisando de apenas um empate para ficar com o título, o Sergipe foi buscar o resultado depois de sair atrás no placar. O empate veio com uma cabeçada certeira de Bruno Iotti, aos 40 minutos do primeiro tempo. O 1 a 1 garantiu o 33º título do Sergipe, que deu a volta olímpica em pleno Mendonção, na cidade de Itabaiana.

Campeonato Brasiliense – Luziânia Campeão

Pela segunda vez na história, um time goiano venceu o campeonato do Distrito Federal. O bicampeonato do Luziânia, equipe da cidade de mesmo nome e que fica a 59 quilômetros de Brasília, foi sacramentado com gol do talismã Tatuí, que saiu do banco para marcar o único tento do jogo, aos 43 minutos da segunda etapa. No placar agregado, o Luziânia bateu o Ceilândia por 3 a 0 e terminou o campeonato invicto.

Campeonato Sul-Mato-Grossense – Sete de Dourados Campeão

No Mato Grosso do Sul, a equipe do Sete de Dourados ganhou o primeiro título da sua história após derrotar o Comercial por 2 a 0. A equipe já havia vencido a primeira partida da final por 2 a 1. A campanha teve nove vitórias, três empates e quatro derrotas.

Campeonato Capixaba – Desportiva Campeã

Mesmo tendo a vantagem de jogar pelo empate, a Desportiva confirmou seu 18º título estadual com autoridade: vitória por 1 a 0 em cima do Espírito Santo, com um gol de pênalti anotado pelo meia Edinho. Nem a expulsão do volante Vandinho, com dez minutos da etapa final, freou a Locomotiva em seu caminho até o caneco. Além do campeonato, a Desportiva garantiu vaga para Série D e será a representante do Espírito Santo na Quarta Divisão de 2017.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário