one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Divulgação / Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016

Compartilhar:

Chama olímpica chega ao Brasil; siga o caminho da tocha

Criado em 03/05/16 06h00 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Portal EBC

Depois de ser acesa em Olímpia, na Grécia, e viajar pelo país-berço dos Jogos Olímpicos e pela Suíça, onde está a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI), a chama olímpica desembarca no Brasil nesta terça-feira (3). Será o início de um revezamento entre 12 mil condutores, percorrendo 327 cidades das cinco regiões do país e terminando com o acendimento da pira na cerimônia de abertura dos Jogos, no dia 5 de agosto. 

Siga em tempo real

23h15 - Ex-jogadora Leila acende a pira olímpica para encerra primeiro dia de revezamento da tocha em Brasília

- 22h50 - Cineasta consagrado da capital recebe a tocha

 

- 22h20 -  Tocha chega no Memorial dos Povos Indígenas

- 21h48 - Público faz festa na Esplanada dos Ministérios enquanto espera a tocha olímpica. Saiba mais

- 21h30 - Confira até agora imagens de como foi a passagem da tocha pelo Distrito Federal.

 

 

- 20h37 - A tocha olímpica também passou pela Igrejinha de  N. Sr.ª de Fátima, na entrequadra 307/308 da Asa Sul, em Brasília.

-20h13 - A Chama Olímpica foi recebida pela presidenta Dilma Rousseff na cerimônia de cerimônia da União das Américas ocorrida na Praça dos Militares, em Brasília.

- 19h00 - Com presença maciça de público, tocha olímpica para as ruas de Taguatinga

Público assiste a passagem da tocha olímpica por Taguatinga
Público assiste a passagem da tocha olímpica por Taguatinga - Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

- 18h46 - A tocha olímpica já chegou em Riacho Fundo, no Regimento de Polícia Montada da PM-DF. 

- 16h42 - A Chama Olímpica é recebida por uma multidão em Taguatinga. Agora ela segue rumo a região do Riacho Fundo, passando pelo Regimento de Polícia Montada. 

-16h00 - Joaquim Cruz, ouro nos Jogos Olímpicos de 1984, chega  em Taguatingua com tocha olímpica.

- 15h35 - Acompanhe ao vivo a passagem da #ChamaOlímpica por Taguatinga, segunda maior região do DF.

- 15h15 - O atleta paralímpico Alan Fonteles carrega a tocha olímpica no SIA, Setor de Indústria e Abastecimento.

- 13h50 - Tocha Olímpica passa pelo Parque Nacional de Brasília, mais conhecido como "Água Mineral".

-13h19 - Centro Integrado coordena segurança da Tocha Olímpica durante todo o trajeto

-13h15: Do Mané Garrincha, a tocha Olímpica segue direto para o Parque Água Mineral.

- 12h50: Lucio acaba de receber a chama Olímpica do sub-tenente Haudson, do Corpo de Bombeiros. O ex-jogador realiza a volta no estádio, sob aplausos dos presentes. A banda marcial dos Bombeiros toca Aquarela do Brasil.

- 12h48:  Ex- jogador Lúcio se prepara para receber a chama Olímpica. 

 

-12h44: Manifestantes contrários ao impeachment de Dilma seguem de perto a tocha olímpica aos gritos "Help Democracy".  Num momento inusitado durante o trajeto por Brasília, o ex-atleta José Wilson foi "esquecido" para trás  pela organização com uma das réplicas da tocha olímpica nas mãos.  Ele tirou dezenas de fotos com os presentes, em Frente ao Itamaraty, antes de membros do comitê organizador voltarem às pressas para buscá-lo.

- 12h40: Tudo pronto no Estádio Mané Garrincha. O helicóptero já se aproxima do espaço aéreo do Estádio, provocando frisson nos convidados presentes - crianças do colégio militar Dom Pedro ll e seus acompanhantes. Em instantes, o ex-jogador de Lúcio vai receber a chama Olímpica no revezamento.

- 12h30: Tocha: jornalistas estrangeiros relatam surpresa com bloqueio do WhatsApp

-12h23: No Estádio Mané Garrincha está tudo pronto para receber a chama

 

- 12h20:  Chama Olímpica chega ao Pontão do lago Sul, onde é conduzida pelo triatleta  Leandro Macedo

- 11h47 - Imagens mostram chama olímpica descendo de rapel na Ponte JK. 

- 11h31 - A tocha olímpica chegou à Ponte JK, no Lago Sul, em Brasília, às 11h10 escoltada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais da Polícia Militar do Distrito Federal. O primeiro-sargento da corporação Manoel Messias desceu de rapel pela ponte, por uma altura de 30 metros, carregando a tocha. Ele tem mais de 20 anos na corporação e é instrutor de rapel. Messias entregou a tocha ao velejador Felipe Rondina, que estava a bordo de uma lancha de PM. Ainda no Lago Paranoá, a tocha será entregue para o atleta de canoagem Rubens Pompeu que levará a chama olímpica até o tri-atleta Leandro Macedo, no Pontão do Lago Sul, que estará em terra firme. Todo percurso pela água será acompanhado pelo policiamento lacustre da PM-DF e pelo Batalhão de busca e salvamento do Corpo de Bombeiros.

- 11h15 - Alunos do colégio Dom Bosco, de Brasília, seguram as bandeiras dos países participantes dos jogos e uma bandeira dos jogos olímpicos. Durante a cerimônia de revezamento da tocha no estádio, as crianças vão formar a bandeira do Brasil no centro do gramado. Nesse momento (11:15) as crianças ensaiam a performance que ocorrerá durante a chegada da tocha.

Um bombeiro vai descer de rapel no centro do gramado e passará a tocha para o ex-jogador de futebol Lucio. Ele dará uma volta no gramado e passará para o atleta Ícaro Ludgero, que sairá do estádio e passará a chama para Hugo Parisi no complexo aquático Cláudio Coutinho. O acesso ao estádio está fechado para a população. Apenas alunos do colégio Dom Bosco podem ocupar as arquibancadas. Cada aluno pode trazer dois responsáveis com ele.

- 10h44 - Dilma: atletas e turistas serão bem recebidos, apesar de instabilidade política

- 10h41 - Cantora Ellen Oléria conduz a chama olímpica.

- 10h37 - Manifestantes protestam contra o impeachment em revezamento da Tocha Olímpica

- 10h27 - Multidão toma Esplanada dos Ministérios. 

Muitos pais trouxeram suas crianças para assistir à passagem da chama olímpica na Esplanada dos Ministérios. "É uma vez na vida e ele não vai esquecer isso nunca mais", disse Ricardo Salcedo, de 37 anos, ao lado de seu filho, Leonardo, de 8. Servidores saíram dos ministérios para ver a passagem da Tocha Olímpica. "Independente de qualquer coisa, estou empolgado com a festa. Acho que vai dar tudo certo", disse Jorge Adalberto, funcionário do MDA

- 10h25 - Vanderlei sai da Catedral e encerra a primeira parte do percurso. 

- 10h22 - Dentro da Catedral, Paula Pequeno entrega a chama olímpica para Vanderlei Cordeiro de Lima, único brasileiro a ganhar a medalha Barão de Coubertin.  

- 10h18 - Gabriel Medina, campeão no surf, passa a chama olímpica para Paula Pequeno, bicampeão mundial de volei. Ela carregará a tocha até a Catedral de Brasília. 

- 10h15 - Já carregaram a tocha Aurilene Vieira de Brito, Hanan Khaled, Adriana Araújo e agora é a vez de Gabriel Medina. 

Diretora da Escola Estadual Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves (PI), um dos 30 municípios do Brasil com o pior do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), a professora piauiense Aurilene Vieira de Brito transformou sua instituição em uma das melhores no ensino médio no país, após conquistar dezenas de medalhas em competições de matemática e química.

A menina Hanan Khaled, de 12 anos, morava com a família em Idlib, no nordeste da Síria, um dos palcos da guerra civil no país. Após viver em um campo de refugiados na Jordânia,  chegou ao Brasil e, desde então, reside em São Paulo com seus parentes. A mãe de Hanan está grávida e ela vive a expectativa do nascimento de seu primeiro irmão brasileiro.

Adriana Araújo é a única mulher brasileira medalhista Olímpica no boxe, com o bronze conquistado há quatro anos, na categoria até 60 kg, em Londres. A medalha da pugilista baiana de 34 anos marcou o centésimo pódio do Brasil nos Jogos Olímpicos.

- 10h11 - Esquadrilha da fumaça sobrevoa a Esplanada dos Ministérios e forma palavra Rio 2016. 

- 10h07 - Manifestações políticas acompanham o trajeto da tocha olímpica.

- 10h05 - Gabriel Hardy passa a tocha para Ângelo Assumpção

Uma das promessas brasileiras na ginástica artística, Ângelo Assumpção é acrobata, especialista em salto e solo, e integra a seleção brasileira. O atleta de 19 anos venceu o preconceito sofrido em um episódio de bullying na internet e hoje mostra por que valeu a pena acreditar no sonho do esporte.

- 10h02 - Artur Ávila Cordeiro de Melo  é o segundo a carregar a tocha olímpica. O terceiro a carregar, descendo a rampa do Congresso é Gabriel Hardy.

Primeiro pesquisador brasileiro e da América Latina a receber a Medalha Fields, considerada o Nobel da Matemática, o carioca Artur Ávila Cordeiro de Melo vai conduzir a tocha para ressaltar a importância da educação para o desenvolvimento do país e para a formação de seus atletas e cidadãos.

Aos 16 anos, Gabriel Hardy acumula prêmios e conquistas, como o Campeonato Brasileiro juvenil e o terceiro lugar no Sul-Americano de caratê. Aluno da rede pública estadual de Sobradinho, o atleta é agente jovem Transforma, programa educacional que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 às escolas.

- 9h58 - Fabiana Claudino é a primeira a carregar a tocha olímpica. 

Após a Pira Olímpica ser acesa no alto da rampa do Palácio do Planalto, a presidenta Dilma Rousseff acendeu a Tocha Olímpica e passou para as mãos da jogadora de vôlei bicampeã olímpica, Fabiana Claudino. Fabiana desceu a rampa do Planalto e deu início ao revezamento da tocha. A atleta seguiu em direção ao Congresso Nacional e depois irá passar a tocha a outros condutores que seguirão em direção à Catedral de Brasília  

Bicampeã Olímpica (2008 e 2012) e capitã da seleção brasileira de voleibol, Fabiana Claudino é considerada uma das melhores centrais do mundo, e deve ser uma das apostas do técnico José Roberto Guimarães para buscar o tricampeonato Olímpico nos Jogos Rio 2016.

- 9h55 - Dilma acende pira olímpica.

- 9h50 - Esquadrilha da Fumaça se dirige em direção à Esplanada dos Ministérios, onde realiza apresentação. 

- 9h35 - Presidenta Dilma Rousseff faz pronunciamento

- 9h30 - Após o multicampeão olímpico Thiago Pereira e o ministro do Esporte Ricardo Leyser, o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, faz uma fala.

- 9h15 - A presidenta Dilma Rousseff acaba de chegar ao Salão Nobre do Palácio do Planalto, acompanhada do presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, Carlos Arthur Nuzman, e do ministro interino do Esporte, Ricardo Leyser. A solenidade teve início com a execução do Hino Nacional. Nuzman desceu a rampa com a lanterna contendo a chama às 9h. A chama alimentará a primeira Tocha Olímpica Rio 2016 para, então, começar a viagem pelas cinco regiões do país. Eles participam neste instante da cerimônia de acendimento da Tocha Olímpica Rio 2016.

- 9h10 - Chama chega ao Palácio do Planalto e presidente do COB, Carlos Arthur Nusman, fala

- 8h50 - Chama está a caminho do Palácio do Planalto, onde acontecerá uma cerimônia

- 7h50 - Chama olímpica chega a solo brasileiro. Do Aeroporto de Brasília, vai ao Palácio do Planalto.

- 7h40 - Chama olímpica será retirada do avião pelo presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman em instantes.

- 7h25 - Avião pousa em Brasília exatamente às 7h25. Avião entrou no espaço aéreo do país às 3h18. Leia reportagem da Agência Brasil sobre o assunto.

- 7h20 - Confira, abaixo, os horários e locais previstos por onde passará a tocha olímpica em Brasília.

Às 10h — Início do revezamento no Palácio do Planalto em direção ao Congresso Nacional
Às 10h21 — Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida
Às 10h37 — Palácio do Itamaraty
Às 10h46 — Praça dos Três Poderes
Às 11h19 — Descida da Ponte JK ao Lago Paranoá por rapel. Depois condução em embarcação e em canoa havaiana
Às 11h37 — Chegada ao Pontão do Lago Sul
Às 11h55 — Descida de rapel de helicóptero para o Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha 
Às 12h05 — Evento no estádio
Às 12h17 — Complexo Aquático Cláudio Coutinho
Às 12h47 — Parque Nacional de Brasília (Água Mineral)
Das 12h56 às 13h13 — Pausa
Às 13h28 — Parada para ação de patrocinador no SIA
Às 13h38 — SIA, entre os Trechos 1 e 2
Das 14h14 às 15h20 — Taguatinga (Avenida Central, Comercial Sul, Samdu Sul, Praça Vila Dimas)
Às 15h20 — Parada para ação de patrocinador em Taguatinga
Às 15h34 — Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do DF, no Riacho Fundo 1
Às 15h58 — Avenida Central do Riacho Fundo 1
Às 16h20 — Centro Olímpico e Paraolímpico do Riacho Fundo 1
Às 16h57 — L2 Sul (na altura da 616 Sul)
Às 17h49 — Igrejinha, 308 Sul
Às 18h07 — Eixo L, da 207 Sul até a 204 Sul
Às 18h22 — Plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto em direção ao Setor Comercial Sul
Às 18h47 — Parada para ação de patrocinador no Setor Comercial Sul
Às 19h11 — Parque da Cidade
Das 19h29 às 20 horas — Parada técnica no Centro de Convenções Ulysses Guimarães
Às 20h — Memoriais JK e dos Povos Indígenas
Às 20h16 — Eixo Monumental, saída do memorial para a Torre de TV
Às 20h23 — Torre de TV/Fonte Luminosa
Às 20h33 — Eixo Monumental, saída da Torre para palco da celebração
Às 20h50 — Chegada da tocha ao palco da festa de celebração

- 7h - Chegada da chama olímpica está com atraso de cerca de uma hora em relação ao previsto. Avião já está no espaço aéreo de Brasília: 

- 6h - O ponto de partida do caminho da tocha pelo Brasil será a capital. A chegada do símbolo está prevista para as 6h (horário da capital federal). A primeira parada é o Palácio do Planalto, onde acontecerá uma cerimônia com autoridades a partir das 10h. Quem abre o revezamento em solo brasileiro é a bicampeã olímpica Fabiana Claudino, central da seleção brasileira de vôlei. 

Nomes como o surfista Gabriel Medina, a boxeadora Adriana Araújo, o corredor Vanderlei Cordeiro de Lima, o saltador Hugo Parisi, o triatleta Leandro Macedo, a jogadora de vôlei Paula Pequeno e os ex-atletas Joaquim Cruz, do atletismo, Leila, do vôlei, Pipoka, do basquete e Lúcio, do futebol, fazem parte do time escalado para levar a tocha por parte do percurso de 105 quilômetros pelo Distrito Federal. 

O Congresso Nacional, a Catedral, o Palácio do Itamaraty, a Praça dos Três Poderes, a Ponte JK, a Água Mineral e a Praça do Relógio são alguns dos pontos turísticos que serão visitados pelo fogo olímpico em sua passagem pela capital federal. O trajeto termina na Esplanada dos Ministérios, em um show de celebração.

Os veículos EBC - TV Brasil, Agência Brasil, Radioagência Nacional e rádios EBC - acompanham a passagem da tocha pelo Distrito Federal em tempo real. Pressione a tecla F5 para atualizar a página e ler as últimas informações:

Saiba por onde a tocha olímpica vai passar em seu caminho pelo Distrito Federal:

Mapa da passagem da tocha olímpica pelo Distrito Federal
Arte: Agência Brasília

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário