one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Joaquim Cruz conduz a Tocha Olímpica em Taguatinga, no Distrito Federal

Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Compartilhar:

Com presença maciça de público, tocha olímpica para as ruas de Taguatinga

Criado em 03/05/16 18h45 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Nathália Mendes Edição:Gesio Passos Fonte:Portal EBC

O centro de Taguatinga, região do Distrito Federal localizada a cerca de 19 quilômetros de Brasília, parou para assistir a passagem da tocha olímpica. E quem fez as honras da casa foi um campeão olímpico nascido na cidade: o ex-atleta Joaquim Cruz, ouro nos 800 metros nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984, e prata na Olimpíada de Seul, em 1988.

Cruz recebeu a tocha no início da Avenida Central, em frente ao edifício Taguatinga Trade Center. Antes mesmo de receber o fogo olímpico, o campeão olímpíco já não conseguia conter a emoção e chegou a chorar. “É um grande momento para o esporte, um momento do povo brasileiro. A chama está acesa”, disse ele, um dos condutores mais ovacionados pelo público neste dia. 

A população compareceu em peso para ver o símbolo dos Jogos passando pelas principais ruas de Taguatinga. O cordão de isolamento feito para deixar o caminho dos condutores livre não durou nem por 200 metros do percurso: os espectadores tomaram a rua para acompanhar mais de perto, deixando a passagem tumultuada e comprometendo até o ritmo da corrida dos portadores da tocha. 

Público assiste a passagem da tocha olímpica por Taguatinga

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Nem o atraso de quase duas horas – a chegada estava prevista inicialmente para 14h16, mas o revezamento só começou de fato às 15h54 – desanimou o público presente, que fez muita festa para recepcionar a chama olímpica: “Estou acompanhando desde manhã cedo e vim porque sei que é um momento emocionante e único. Não podemos misturar isso com a política. É hora de prestigiar nossos atletas e ver de perto um símbolo que tem tanta história”, afirmou a estudante Leilane Dias de Oliveira, que mora na Ceilândia.

O aposentado Boanerges Vasconcelos chegou com mais de uma hora de antecedência garantir um bom lugar. “Eu moro perto daqui e quis participar deste momento que vem desde a Grécia Antiga. É importante para a gente fortalecer o nosso civismo”, opina. A gerente de empresas Maria Quitéria Liberal fez questão de correr junto com a tocha, levando as duas filhas pequenas ao lado. “Acompanhei até onde a gente pode, porque isto é algo histórico para o Brasil e eu quis que elas participassem de alguma forma. Ver a tocha de perto é inexplicável. É uma emoção muito grande. Foi um dia que vai ficar marcado para a gente”, destacou Maria Quitéria.

A passagem da tocha mudou a rotina da movimentada Avenida Comercial Sul, que parou nos dois sentidos graças à presença do público. O técnico de logística Alessandro Rodrigues, que trabalha em uma farmácia na região, até que tentou se posicionar para ver a tocha mais de perto, mas desistiu: “A confusão estava muito grande”. A estudante de farmácia Kédma Viviane Rodrigues ficou sabendo que a tocha passaria em frente ao seu local de trabalho somente algumas horas antes da chegada: “Não deu para ver muita coisa. Foi muito rápido”.

Depois de deixar a Avenida Comercial Sul, a chama olímpica seguiu para a Samdu Sul e a Vila Dimas, onde foi conduzida pelo nadador Thiago Pereira, o maior medalhista de todos os tempos nos Jogos Pan-Americanos e já classificado para os 200m medley nas Olimpíadas do Rio. O giro por Taguatinga terminou com uma parada na fábrica da Coca-Cola, uma das empresas que patrocina o revezamento da tocha.

A última parada do fogo olímpico no Distrito Federal será a Esplanada dos Ministérios, com um show de celebração marcado para se despedir do símbolo. Amanhã (4), é a vez das cidades goianas de Corumbá de Goiás, Pirinópolis e Anápolis receberem a tocha.

 

 

 
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário