one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Entenda o sistema de classificação para os Jogos Olímpicos no futebol

Criado em 23/05/16 13h47 e atualizado em 15/07/16 18h56
Por Nathália Mendes* Fonte:Portal EBC

O futebol apareceu pela primeira vez no programa dos Jogos de Paris, em 1900. Até a criação da Copa do Mundo, o torneio olímpico era a grande competição do futebol mundial, eternizando seleções como a "Celeste Olímpica" - o time do Uruguai, bicampeão em 1924 e 1928. Depois de 1930, as disputas foram protagonizadas por jogadores juvenis ou amadores, cenário que só seria revertido 54 anos depois, nos Jogos de Los Angeles, quando foi permitida a participação de jogadores profissionais. A entrada das mulheres na competição deu-se só em 1996, em Atlanta. A seleção dos Estados Unidos é a maior campeã, vencendo três das quatro edições realizadas até aqui.

As seleções masculinas são formadas por jogadores com até 23 anos, permitida a convocação de três jogadores acima desta idade. No feminino, não há restrição de idade, e geralmente as melhores atletas do esporte vão aos Jogos. No Rio, serão 16 seleções masculinas e 12 femininas - o que dá 504 atletas, no total - jogando pelo pódio. Por conta da quantidade de jogos, o campeonato olímpico começa antes mesmo da cerimônia de abertura. A bola já rola no dia 3 de agosto, em sete estádios espalhados pelo país: Arena Corinthians (São Paulo), Arena da Amazônia (Manaus), Arena Fonte Nova (Salvador), Mané Garrincha (Brasília), Mineirão (Belo Horizonte), Engenhão (Rio de Janeiro) e Maracanã (Rio de Janeiro).

Os times brasileiros têm vaga garantida por serem representantes do país-sede. No masculino, estão classificados para os Jogos do Rio de Janeiro os quatro primeiros colocados do Campeonato Europeu sub-21 (Suécia, Portugal, Dinamarca e Alemanha), os três primeiros colocados do Campeonato Asiático sub-23 (Japão, Coreia do Sul e Iraque), os três primeiros colocados do Campeonato Africano sub-23 (Nigéria, Argélia e África do Sul), os dois primeiros colocados do pré-olímpico da CONCACAF (México e Honduras) e os campeões do Campeonato Sul-Americano sub-20 (Argentina) e do pré-olímpico da Oceania (Fiji). Uma outra vaga está destinada para o vencedor da repescagem entre o segundo colocado do Sul-Americano e o terceiro colocado do torneio sub-23 da África - a Colômbia derrotou os Estados Unidos e se classificou.

No feminino, as vagas estão reservadas para as duas seleções europeias mais bem colocadas na Copa do Mundo, além da vencedora do pré-olímpico do continente (Alemanha e França, mais a Suécia), as campeãs e as vices dos pré-olímpicos da Ásia (China e Austrália, que joga as eliminatórias asiáticas), da África (África do Sul e Zimbábue) e da CONCACAF (Estados Unidos e Canadá) e as vencedoras da Copa América e do pré-olímpico da Oceania (Nova Zelândia). Como o Brasil foi campeão da Copa América e já estava garantido nos Jogos do Rio, a vaga foi herdada pela Colômbia, que terminou em segundo lugar na Copa América.

Para a primeira fase, as seleções classificadas se dividem em grupos com quatro equipes. O sorteio das chaves masculinas e femininas foi feito no dia 14 de abril. Confira como ficou a distribuição dos times:

No masculino

Grupo A
Brasil
Dinamarca
Iraque
África do Sul

Grupo B
Colômbia
Japão
Nigéria
Suécia 

Grupo C
Fiji
Alemanha
Coreia do Sul
México

Grupo D
Argélia
Argentina
Honduras
Portugal 

No feminino

Grupo A
Brasil
China
África do Sul
Suécia

Grupo B
Austrália
Canadá
Alemanha
Zimbábue

Grupo C
Colômbia
França
Nova Zelândia
Estados Unidos

 

*com informações do Comitê Olímpico Internacional e da Federação Internacional de Futebol

Tags:  Rio 2016, futebol
Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário