Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Flamengo ganha título do Brasileirão Feminino após derrotar Rio Preto por 2 a 1

Criado em 20/05/16 21h05 e atualizado em 20/05/16 22h10
Por Edgard Matsuki Edição:Portal EBC

Pela primeira vez na história do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, o campeão não vem do estado de São Paulo. Flamengo conquistou o título após vencer o Rio Preto por 2 a 1 em partida disputada no estádio Anísio Haddad, em São José do Rio Preto. Os gols da partida foram marcados por Larissa (pênalti) e Gabi. Siméia (pênalti) descontou para o time da casa.

Depois de perder o primeiro jogo em casa e com a necessidade da vitória, o Flamengo precisava a todo custo da vitória e partiu para cima do oponente. Logo aos cinco minutos, a equipe conseguiu o primeiro gol. Após sofrer pênalti, Larissa cobrou no esquerdo de Luciana, que nem se mexeu. O Rio Preto conseguiu uma reação rápida. Aos nove minutos, Kamilla também foi derrubada na área. Siméia cobrou com perfeição e empatou.

A partir daí, o Rio Preto começou a tentar jogadas no ataque. Porém se descuidou na defesa. Em um contra-ataque. Gaby tocou para Bárbara, que chutou forte. A goleira Luciana defendeu e no rebote, Gaby marcou o gol do título.

A partir daí, o jogo caiu muito. O Rio Preto errava muito no ataque e o Flamengo não conseguia encaixar o contra-ataque. Com tantos erros, o placar ficou no 2 a 1 e o título foi para o Rio de Janeiro.

Campanha

O Flamengo teve uma campanha muito consistente durante todo o campeonato. Na primeira fase, a equipe passou com sobras em um grupo com São Francisco (BA), Vitória (PE), Viana (MA) e Duque de Caxias (RJ). O time teve três vitórias e um empate.

Na segunda fase, o Flamengo caiu em um grupo muito duro. Enfrentou Iranduba (AM), Corinthians (SP) e São José (SP) (as duas últimas equipes favoritas ao título). O time quase foi eliminado após perder para o Corinthians por 2 a 0. Mas o time se recuperou e venceu três jogos seguidos. Passou em primeiro lugar do grupo com quatro vitórias, um empate e uma derrota.

Nas semifinais, o Flamengo teve a Ferroviária (atual campeã da Libertadores) pela frente. Depois de perder por 2 a 1 fora de casa, conseguiu a vaga ao vencer por 1 a 0 em casa. Na final, o time teve pela frente o Rio Preto (campeão de 2015). Depois de perder por 1 a 0 em casa, o time conseguiu reverter todos os prognósticos e ganhou por 2 a 1 fora de casa.

Ao todo, a equipe teve 15 jogos, 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Fez 23 gols e sofreu 11. A artilheira da equipe foi Larissa com oito gols marcados.

Estrutura

Todas as atletas do time recebem salário das Forças Armadas (muito acima da média do futebol feminino, como apontou o técnico do time, Ricardo Abrantes) e a estrutura também é dada pela instituição. O Flamengo entra “apenas” com a camisa e a tradição. Após o título brasileiro, as jogadoras vão vestir a camisa da Marinha no Mundial Militar de Futebol. No segundo semestre, o time vai disputar a Copa do Brasil e o Campeonato Carioca. As competições ainda não têm data feminina.

Confira como foi a partida final do Brasileirão Feminino

ACABOUUUUUUUU! O FLAMENGO É CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL FEMININO EM 2016. 

45' - Perdeeeeeeeuuuuu. Larissa pega a bola no ataque e ganha na velocidade de Siméia. Ela chutou no cantinho, mas Lucaina defendeu. No Escanteio, Karen quase marca. 

45' Sai Bárbara, entra Ju no Flamengo. 

44' - Rio Preto parte com tudo para cima do Flamengo. Acabou a tática. Agora é bola na área do adversário

42' - Troca no Rio Preto. Entra Letícia, saí Jéssica. 

41' - Pressão do Rio Preto. Adriana tenta driblar, mas Karen corta bem a jogada de ataque. 

38' - Millene entra de sola em jogada no ataque e leva amarelo. Time do Rio Preto começa a perder a cabeça. 

37' - Luana fez boa defesa após cruzamento do Rio Preto. Flamengo vai tocando bola no ataque. 

35' - Gaby recebe amarelo após afastar a bola depois que ela saiu pela lateral. 

31' - Troca no Rio Preto. Sai Lelê, entra Daiane. Time precisa só de um gol para ganhar o título. 

29' - Nossa!!! Rio Preto tinha chance no ataque, mas Gabi dá um chute horrível para fora. 

27' - Amarelo para o Flamengo. Diany leva cartão após falta. Mariana, do Rio Preto, também leva cartão amarelo. 

22' - Cartão amarelo para Kamilla, do Rio Preto

19' - Troca no Rio Preto. Entra Gabi, sai Elis

Conhece um pouco da estrutura do Flamengo e da Marinha? Então confira aqui

15' - Rio Preto começa a dar espaços na defesa para o Flamengo. Título brasileiro pode ser decidido no contra-ataque

10' - Caso o título do Flamengo se confirme, será o primeiro do rubro-negro na história do Brasileirão Feminino. 

5' - Rio Preto insiste com jogadas no ataque, mas Flamengo, fechado, neutraliza chances do time paulista. 

3' - Rio Preto perde boa chance. Na hora de bater falta, Jéssica tocou por baixo e a zaga do Flamengo neutralizou o adversário facilmente. 

0' - Começa o segundo tempo para Rio Preto 1 x 2 Flamengo

Fim de primeiro tempo: com a vitória parcial de 2 a 1, o Flamengo vai garantindo o título do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. 

42' - GOOOOOOOOOL DO FLAMENGO. Gaby toca para Bárbara que chuta firme. Luciana dá rebote e Gaby completa para o gol. Agora, Flamengo 2 a 1. O título mudou de lado. 

39' - Bárbara tenta cruzamento fechado e Luciana faz defesa firme. 

35' - Ritmo de jogo cai um pouco. Nenhum dos times consegue acertar muitas jogadas. Flamengo erra chutes e Rio Preto erra lançamentos. 

26' - Uhhhh. Flamengo perde uma chance de gol com Larissa. Após cobrança de escanteio, ela jogou para fora. 

22' - Sem furar barreira do adversário, o Flamengo arrisca um chute de longe. Bola sobe e vai para fora. 

18' Rio Preto começa a segurar a bola no ataque. Flamengo não consegue furar a barreira defensiva do time da casa, que aposta nos lançamentos longos.

Você sabe como nasceu a equipe do Rio Preto? Então confira aqui neste texto a história da equipe

13' - Perigo!!! Jéssica recebe cruzamento na pequena área e joga bola para fora. Quase gol do Rio Preto. 

9' - Árbitro da partida marcou dois pênaltis corretamente na partida. 

8' - GOOOOOOOOOOLLLLLL do Rio Preto. Siméia bate firme no canto superior direito e empata o jogo. Agora 1 a 1. Não existe mais possibilidade de decisão por pênaltis.  

7' - PENAAAAAAALLTIIIII para o Rio Preto. Kamilla é derrubada na área. 

5' - GOOOOOOOOOOOOOOOLLLLL do Flamengo. Larissa chuta o pênalti no cantino de Luciana. Agora 1 a o para o rubro-negro. 

3' - Pênaltiiiiiii para o Flamengo. Larissa é derrubada na grande área

0' - Rio Preto sai com a bola. 

0' - Equipes já estão campo para o início da partida. 

Escalações: Rio Preto: Luciana, Mônica, Siméia. Ana Alice e Mariana; Elis, Jéssica e Lelê; Millene, Adriana e Kamilla. Flamengo: Luana, Danizinha, Karen, Tania Maranhão e Emilião; Diany, Gaby Bia Vaz e Maurine; Larissa e Bárbara. 

Pré-jogo: O Rio Preto joga pelo empate para garantir o bicampeonato brasileiro. Ao Flamengo resta ganhar por dois ou mais gols de diferença ou por um gol de diferença desde que marque dois ou mais gols (ex: 2 a 1, 3 a 2). Caso o Flamengo vença por 1 a 0, a decisão do título vai para os pênaltis. 

Pré-jogo: Para Juliana Cabral, ex-jogadora da seleção brasileira e jornalista da ESPN, também apontou que o Rio Preto é o favorito. “É uma equipe agressiva, que busca o ataque com ligações diretas, joga no ataque, tem vantagem do empate e ainda joga em casa. Claro que o Flamengo não está morto, mas jogar em casa era a principal chance do time”.

Pré-jogo: A jornalista Aline Falcone aponta as equipes chegam desgastadas, mas motivadas. “As semifinais acabam exigindo muito das atletas, já que no futebol feminino o ritmo é intenso. Mais intenso do que no futebol masculino. Elas correm o tempo todo. Quem tiver melhor preparo físico vai levar o título”.

Pré-jogo: O Portal EBC conversou com Emily Lima, técnica da equipe do São José, para saber quem seria a favorita na final. Conhecendo bem as duas equipes, ela não ficou em cima do muro e disse que o Rio Preto está um pouco à frente: "São duas equipes merecedoras de uma final do Campeonato Brasileiro não estão na final por acaso. Não digo favorito, mas o Rio Preto é uma equipe que já esteve na final ano passado e sabe como lidar com essa situação".

Pré-jogo: O Portal EBC fez um levantamento das campanhas das equipes na competição e os números apontam o Rio Preto como favorito. O time fez mais pontos do que o Flamengo, tem mais gols marcados, menos sofridos, está na frente no ranking da CBF e levou a melhor no confronto direto. Confira mais detalhes neste link.

Rio Preto (SP) x Flamengo (RJ)

 Final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino

Data: 20/05/2016 às 19h      

Estádio: Anísio Haddad, em São José do Rio Preto (SP)

Transmissão: Portal EBC e TV Brasil, a partir das 18h50

Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)

Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Fabio Rogerio Baesteiro (SP)         

Creative Commons - CC BY 3.0

Deseja fazer algum tipo de manifestação?

Favor copiar o link do conteúdo ao apresentar sua sugestão, elogio, denúncia, reclamação ou solicitação.

Deixe seu comentário

Publicidade