one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Flamengo ganha título do Brasileirão Feminino após derrotar Rio Preto por 2 a 1

Criado em 20/05/16 21h05 e atualizado em 20/05/16 22h10
Por Edgard Matsuki Edição:Portal EBC

Pela primeira vez na história do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, o campeão não vem do estado de São Paulo. Flamengo conquistou o título após vencer o Rio Preto por 2 a 1 em partida disputada no estádio Anísio Haddad, em São José do Rio Preto. Os gols da partida foram marcados por Larissa (pênalti) e Gabi. Siméia (pênalti) descontou para o time da casa.

Depois de perder o primeiro jogo em casa e com a necessidade da vitória, o Flamengo precisava a todo custo da vitória e partiu para cima do oponente. Logo aos cinco minutos, a equipe conseguiu o primeiro gol. Após sofrer pênalti, Larissa cobrou no esquerdo de Luciana, que nem se mexeu. O Rio Preto conseguiu uma reação rápida. Aos nove minutos, Kamilla também foi derrubada na área. Siméia cobrou com perfeição e empatou.

A partir daí, o Rio Preto começou a tentar jogadas no ataque. Porém se descuidou na defesa. Em um contra-ataque. Gaby tocou para Bárbara, que chutou forte. A goleira Luciana defendeu e no rebote, Gaby marcou o gol do título.

A partir daí, o jogo caiu muito. O Rio Preto errava muito no ataque e o Flamengo não conseguia encaixar o contra-ataque. Com tantos erros, o placar ficou no 2 a 1 e o título foi para o Rio de Janeiro.

Campanha

O Flamengo teve uma campanha muito consistente durante todo o campeonato. Na primeira fase, a equipe passou com sobras em um grupo com São Francisco (BA), Vitória (PE), Viana (MA) e Duque de Caxias (RJ). O time teve três vitórias e um empate.

Na segunda fase, o Flamengo caiu em um grupo muito duro. Enfrentou Iranduba (AM), Corinthians (SP) e São José (SP) (as duas últimas equipes favoritas ao título). O time quase foi eliminado após perder para o Corinthians por 2 a 0. Mas o time se recuperou e venceu três jogos seguidos. Passou em primeiro lugar do grupo com quatro vitórias, um empate e uma derrota.

Nas semifinais, o Flamengo teve a Ferroviária (atual campeã da Libertadores) pela frente. Depois de perder por 2 a 1 fora de casa, conseguiu a vaga ao vencer por 1 a 0 em casa. Na final, o time teve pela frente o Rio Preto (campeão de 2015). Depois de perder por 1 a 0 em casa, o time conseguiu reverter todos os prognósticos e ganhou por 2 a 1 fora de casa.

Ao todo, a equipe teve 15 jogos, 9 vitórias, 3 empates e 3 derrotas. Fez 23 gols e sofreu 11. A artilheira da equipe foi Larissa com oito gols marcados.

Estrutura

Todas as atletas do time recebem salário das Forças Armadas (muito acima da média do futebol feminino, como apontou o técnico do time, Ricardo Abrantes) e a estrutura também é dada pela instituição. O Flamengo entra “apenas” com a camisa e a tradição. Após o título brasileiro, as jogadoras vão vestir a camisa da Marinha no Mundial Militar de Futebol. No segundo semestre, o time vai disputar a Copa do Brasil e o Campeonato Carioca. As competições ainda não têm data feminina.

Confira como foi a partida final do Brasileirão Feminino

ACABOUUUUUUUU! O FLAMENGO É CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTEBOL FEMININO EM 2016. 

45' - Perdeeeeeeeuuuuu. Larissa pega a bola no ataque e ganha na velocidade de Siméia. Ela chutou no cantinho, mas Lucaina defendeu. No Escanteio, Karen quase marca. 

45' Sai Bárbara, entra Ju no Flamengo. 

44' - Rio Preto parte com tudo para cima do Flamengo. Acabou a tática. Agora é bola na área do adversário

42' - Troca no Rio Preto. Entra Letícia, saí Jéssica. 

41' - Pressão do Rio Preto. Adriana tenta driblar, mas Karen corta bem a jogada de ataque. 

38' - Millene entra de sola em jogada no ataque e leva amarelo. Time do Rio Preto começa a perder a cabeça. 

37' - Luana fez boa defesa após cruzamento do Rio Preto. Flamengo vai tocando bola no ataque. 

35' - Gaby recebe amarelo após afastar a bola depois que ela saiu pela lateral. 

31' - Troca no Rio Preto. Sai Lelê, entra Daiane. Time precisa só de um gol para ganhar o título. 

29' - Nossa!!! Rio Preto tinha chance no ataque, mas Gabi dá um chute horrível para fora. 

27' - Amarelo para o Flamengo. Diany leva cartão após falta. Mariana, do Rio Preto, também leva cartão amarelo. 

22' - Cartão amarelo para Kamilla, do Rio Preto

19' - Troca no Rio Preto. Entra Gabi, sai Elis

Conhece um pouco da estrutura do Flamengo e da Marinha? Então confira aqui

15' - Rio Preto começa a dar espaços na defesa para o Flamengo. Título brasileiro pode ser decidido no contra-ataque

10' - Caso o título do Flamengo se confirme, será o primeiro do rubro-negro na história do Brasileirão Feminino. 

5' - Rio Preto insiste com jogadas no ataque, mas Flamengo, fechado, neutraliza chances do time paulista. 

3' - Rio Preto perde boa chance. Na hora de bater falta, Jéssica tocou por baixo e a zaga do Flamengo neutralizou o adversário facilmente. 

0' - Começa o segundo tempo para Rio Preto 1 x 2 Flamengo

Fim de primeiro tempo: com a vitória parcial de 2 a 1, o Flamengo vai garantindo o título do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. 

42' - GOOOOOOOOOL DO FLAMENGO. Gaby toca para Bárbara que chuta firme. Luciana dá rebote e Gaby completa para o gol. Agora, Flamengo 2 a 1. O título mudou de lado. 

39' - Bárbara tenta cruzamento fechado e Luciana faz defesa firme. 

35' - Ritmo de jogo cai um pouco. Nenhum dos times consegue acertar muitas jogadas. Flamengo erra chutes e Rio Preto erra lançamentos. 

26' - Uhhhh. Flamengo perde uma chance de gol com Larissa. Após cobrança de escanteio, ela jogou para fora. 

22' - Sem furar barreira do adversário, o Flamengo arrisca um chute de longe. Bola sobe e vai para fora. 

18' Rio Preto começa a segurar a bola no ataque. Flamengo não consegue furar a barreira defensiva do time da casa, que aposta nos lançamentos longos.

Você sabe como nasceu a equipe do Rio Preto? Então confira aqui neste texto a história da equipe

13' - Perigo!!! Jéssica recebe cruzamento na pequena área e joga bola para fora. Quase gol do Rio Preto. 

9' - Árbitro da partida marcou dois pênaltis corretamente na partida. 

8' - GOOOOOOOOOOLLLLLL do Rio Preto. Siméia bate firme no canto superior direito e empata o jogo. Agora 1 a 1. Não existe mais possibilidade de decisão por pênaltis.  

7' - PENAAAAAAALLTIIIII para o Rio Preto. Kamilla é derrubada na área. 

5' - GOOOOOOOOOOOOOOOLLLLL do Flamengo. Larissa chuta o pênalti no cantino de Luciana. Agora 1 a o para o rubro-negro. 

3' - Pênaltiiiiiii para o Flamengo. Larissa é derrubada na grande área

0' - Rio Preto sai com a bola. 

0' - Equipes já estão campo para o início da partida. 

Escalações: Rio Preto: Luciana, Mônica, Siméia. Ana Alice e Mariana; Elis, Jéssica e Lelê; Millene, Adriana e Kamilla. Flamengo: Luana, Danizinha, Karen, Tania Maranhão e Emilião; Diany, Gaby Bia Vaz e Maurine; Larissa e Bárbara. 

Pré-jogo: O Rio Preto joga pelo empate para garantir o bicampeonato brasileiro. Ao Flamengo resta ganhar por dois ou mais gols de diferença ou por um gol de diferença desde que marque dois ou mais gols (ex: 2 a 1, 3 a 2). Caso o Flamengo vença por 1 a 0, a decisão do título vai para os pênaltis. 

Pré-jogo: Para Juliana Cabral, ex-jogadora da seleção brasileira e jornalista da ESPN, também apontou que o Rio Preto é o favorito. “É uma equipe agressiva, que busca o ataque com ligações diretas, joga no ataque, tem vantagem do empate e ainda joga em casa. Claro que o Flamengo não está morto, mas jogar em casa era a principal chance do time”.

Pré-jogo: A jornalista Aline Falcone aponta as equipes chegam desgastadas, mas motivadas. “As semifinais acabam exigindo muito das atletas, já que no futebol feminino o ritmo é intenso. Mais intenso do que no futebol masculino. Elas correm o tempo todo. Quem tiver melhor preparo físico vai levar o título”.

Pré-jogo: O Portal EBC conversou com Emily Lima, técnica da equipe do São José, para saber quem seria a favorita na final. Conhecendo bem as duas equipes, ela não ficou em cima do muro e disse que o Rio Preto está um pouco à frente: "São duas equipes merecedoras de uma final do Campeonato Brasileiro não estão na final por acaso. Não digo favorito, mas o Rio Preto é uma equipe que já esteve na final ano passado e sabe como lidar com essa situação".

Pré-jogo: O Portal EBC fez um levantamento das campanhas das equipes na competição e os números apontam o Rio Preto como favorito. O time fez mais pontos do que o Flamengo, tem mais gols marcados, menos sofridos, está na frente no ranking da CBF e levou a melhor no confronto direto. Confira mais detalhes neste link.

Rio Preto (SP) x Flamengo (RJ)

 Final do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino

Data: 20/05/2016 às 19h      

Estádio: Anísio Haddad, em São José do Rio Preto (SP)

Transmissão: Portal EBC e TV Brasil, a partir das 18h50

Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)

Assistentes: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP) e Fabio Rogerio Baesteiro (SP)         

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário