one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: FERDINANDO RAMOS / ALLSPORTS

Compartilhar:

Números indicam Rio Preto como favorito na final do Brasileirão Feminino

Criado em 16/05/16 15h19 e atualizado em 16/05/16 15h25
Por Edgard Matsuki Edição:Leyberson Pedrosa - Portal EBC

Nesta terça-feira (17), Flamengo (RJ) e Rio Preto (SP) começam a decidir o Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. Com dois elencos fortes, é difícil apontar qual das equipes levará o título. Porém, o Rio Preto está alguns passos à frente do rival quando falamos de números. 

O time tem melhor campanha, ataque e defesas mais efetivos, vantagem no confronto histórico e segue à frente do Flamengo no ranking da CBF. Confira o comparativo feito pelo Portal EBC:

Pontos ganhos – Rio Preto 27 x 26 Flamengo

São José e Rio Preto
Creative Commons - CC BY 3.0 - São José e Rio Preto

LEANDRO MARTINS / ALLSPORTS

Campanha um pouquinho melhor dá ao Rio Preto vantagem de decidir em casa. Tanto Rio Preto quanto Flamengo são as duas melhores equipes do campeonato em termos de pontos corridos. Porém, o time paulista leva uma pequena vantagem. Ambas equipes chegaram com o mesmo número de pontos nas semifinais. Mas como o Rio Preto somou quatro (uma vitória e um empate) e o Flamengo três (uma vitória e uma derrota), o time paulista terminou um ponto na frente.

Na campanha, os times tiveram quatro adversários em comum: Corinthians, Ferroviária, São Francisco e São José. Contra o Corinthians, o Flamengo se saiu melhor com uma vitória e uma derrota. Contra o Timão, o Rio Preto perdeu o jogo que disputou. Contra o São José, os dois times têm uma vitória e um empate. Contra os outros times, a equipe paulista se deu melhor do que o rival.

Gols marcados – Rio Preto 26 x 21 Flamengo

Flamengo x Ferroviária
Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98 - Ministério da Cultura) - Flamengo x Ferroviária

MARCOS DE PAULA / ALLSPORTS

Em termo de ataque, o Rio Preto também leva vantagem em relação ao adversário. Ao todo, foram 26 gols marcados em 12 jogos. O Flamengo marcou 21 no mesmo número de jogos. Na artilharia, o Rio Preto tem Milene, com nove gols, e Adriana “Maga”, com seis gols no campeonato. A artilheira do Flamengo na competição é Larissa, com sete gols, e Pâmela, com cinco.

Gols sofridos – Rio Preto 6 x 9 Flamengo

Ferroviária x Rio Preto
Creative Commons - CC BY 3.0 - Ferroviária x Rio Preto

LUCAS TANNURI / ALLSPORTS

A defesa do Rio Preto também tem mostrado mais eficiência do que a do adversário. Mesmo assim, os dois times (que jogaram 12 partidas no campeonato) tem média de menos de um gol sofrido por jogo. O destaque fica para a defesa do Rio Preto após a chegada da goleira Bárbara, da seleção brasileira, por meio do draft (EXPLICAR O QUE É). Em oito jogos, o time sofreu três gols.

Confrontos diretos – Duas vitórias do Rio Preto

Rio Preto x Flamengo - Futebol feminino
Creative Commons - CC BY 3.0 - Rio Preto x Flamengo - Futebol feminino

FERDINANDO RAMOS / ALLSPORTS

Mais uma vez, o Rio Preto leva vantagem. Os times se enfrentaram apenas duas vezes na história do Brasileirão Feminino. Isso aconteceu em 2015, ano em que o Rio Preto foi campeão. No primeiro jogo da 2ª fase, o Flamengo estava desfalcado de todas as jogadoras (que estavam representando a Marinha nos Jogos Mundiais Militares) e não foi páreo para o adversário. No final, 5 a 0 para o Rio Preto.

A segunda partida entre os times foi na última rodada da segunda fase. No Rio de Janeiro e já com as titulares, o Flamengo precisa ganhar do Rio Preto para se classificar. Porém, a partida terminou 3 a 1 para o time paulista. No início deste ano, Doroteia Inojo, técnica do Rio Preto, apontou que este jogo foi o mais importante da campanha do time.

Ranking da CBF – Rio Preto 9º x 23º Flamengo

Rio Preto x Flamengo
Creative Commons - CC BY 3.0 - Rio Preto x Flamengo

 

Para terminar, o Rio Preto tem melhor posição do que o Flamengo no ranking da CBF. Por ter ganho o campeonato no ano passado e por ter mais participações em Brasileirões Femininos e Copas do Brasil, o time está em 9º lugar, com 8.930. O Flamengo, que começou a disputar competições no ano passado, está em 23º, com 2.729.

Detalhe: se levarmos em conta todos os resultados do time feminino da Marinha (que fez parcerias passadas com Vasco e Botaogo), o jogo viraria. A “equipe da Marinha” seria 5ª colocada no ranking da CBF, com 10008 pontos.  

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário