one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: Tasso Marcelo / ALLSPORTS

Compartilhar:

Sob tutela da Marinha, Flamengo quer levar Brasileirão Feminino para o Rio

Criado em 02/05/16 16h34 e atualizado em 04/05/16 11h54
Por Edgard Matsuki Edição:Ana Elisa Santana - Portal EBC

Dentre os quatro semifinalistas do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino, o Flamengo é o único representante de fora do estado de São Paulo. O time aposta no conjunto para acabar com a hegemonia paulista na competição. A campanha até o momento credencia o Flamengo como um dos favoritos ao título: em 10 jogos, foram sete vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

Mantido pela Marinha, a equipe faz parte de um projeto para disputar campeonatos militares e é formada desde 2009. Em 2012, começou a disputar campeonatos. À época, a equipe vestia a camisa do Vasco, com a qual disputou o campeonato de 2013. Antes de “virar Flamengo”, a equipe ainda vestiu as cores do time do Botafogo, em 2014. Muitas jogadoras que disputam o campeonato jogam no time desde o início do projeto.

Com o time entrosado, o Flamengo entra nas semifinais do Campeonato Brasileiro buscando o título como principal objetivo: “O Flamengo é um time grande que quer o Campeonato Brasileiro. Então, a gente tem respeitar os adversários, mas tem que ir para cima. São times muito fortes, mas quem quer ser campeão não pode escolher”, diz Abrantes.

De acordo com o técnico do time, a tática do Flamengo é priorizar o ataque o tempo todo: “Alguns gols que a gente tomou foi porque largou tudo para priorizar o ataque. Até as volantes têm a característica de jogar na frente”. Abrantes aponta que a estratégia do time pode mudar dependendo do adversário: “Eu faço uma análise tática da outra equipe e tento entrar em um esquema que os neutralize. Então ou a gente joga no 3-5-2, 4-3-3 ou 4: 4: 2”.

No meio de tantas vitórias no campeonato, o técnico aponta uma derrota como momento mais marcante. "Para mim o momento chave foi a derrota para o Corinthians. É na derrota que percebemos o que precisa mudar. Muitas vezes a gente vence e não sabe por que venceu. Mas na derrota foi quando o grupo se uniu mais do que já estava e notaram que podia vencer. A partir desse jogo nosso time não perdeu mais”, conta.

Artilheiras e “draftadas” são destaques no campeonato

Dentro de campo, as artilheiras do time no campeonato têm sido peças chaves para a boa campanha do Flamengo. Larissa, que voltou para após uma lesão no ligamento, e Pâmela, que saiu após quebrar o braço, garantiram gols importantes, de acordo com o técnico:

“O maior destaque, sem dúvida, é o da Larissa, pela sua superação. Ela vinha lesionada e a Pâmela era titular. A Larissa teve uma lesão no ligamento, no carioca do ano passado. Não foi cirúrgico, mas também não conseguia cicatrizar direito. Aí a Pâmela quebrou o braço e a Larissa teve que voltar para o time após oito meses. Ela marcou seis gols e a Pâmela tinha marcado cinco. A nossa sorte é que temos um elenco muito homogêneo. Eu tiro uma artilheira com cinco gols. A outra entra na competição já tem seis. Isso mostra que a soma do nosso ataque é muito bom.”

As jogadoras da seleção brasileira que chegaram para a segunda fase também foram primordiais para o Flamengo. Bia e Maurine fortaleceram o meio-campo do time: “As duas são meias, que é a posição que eu só tinha a Barbara, na época titular. Eu precisava dar uma experiência, e a Bia foi para jogar de volante e Maurine continuou como meia”.

"Depois do brasileirão voltamos a disputar o estadual e a Copa do Brasil. O time continua igual, porém com esse novo processo quatro vão entrar e provavelmente deve vir algum reforço de outras atletas em um próximo processo."

Raio-X da campanha

10 Jogos – 7 Vitórias – 2 Empates – 1 Derrota – 19 Gols Pró – 7 Contra

Artilheira: Larissa (6 gols)

O que o time pensa sobre si:

"A gente tem um grupo muito homogênico, não tem aquela estrela. Se você for ver a escalação do meu time, percebe que quase todas as jogadoras inscritas entraram e jogaram e as que não entraram foi por causa de algum tipo de lesão. Então é um time com muita homogeneidade e quando substitui não cai tanto. O Flamengo que é um time grande que quer o Campeonato Brasileiro."

O que os adversários pensam:

“No Flamengo, eles têm um conjunto forte. É um time muito forte”, Dorotéia Inojo, Rio Preto.

“É uma equipe de atletas jovens e experientes. Então é uma equipe que temos que tomar cuidado”, Emily Lima, São José.

“O Flamengo é um time que sofre poucos gols. A Tânia Maranhão [zagueiro] organiza o time. No ataque, a Larissa tem a capacidade de infiltração e joga com a equipe. É um time bem organizado e que está crescendo. Tem três vitórias seguidas”, Leonardo Mendes, Ferroviária.  

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário