one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: CBF/Divulgação

Compartilhar:

Série A: campeonato do “1 a 0” é dominado por times gaúchos até o momento

Criado em 03/06/16 11h30 e atualizado em 03/06/16 12h17
Por Edgard Matsuki Edição:Portal EBC

Depois de cinco rodadas, o Campeonato Brasileiro começa a ter alguns times despontando neste início de competição. As boas campanhas de Grêmio e Internacional têm feito os holofotes se voltarem para o Rio Grande do Sul. Chapecoense e Santa Cruz também têm sido boas surpresas. Por outro lado, os times de Minas Gerais ainda não acordaram. Para você entender o que aconteceu até agora nas cinco primeiras rodadas, o Portal EBC fez um raio-X para você.

Placar mínimo é a tônica

Em 2014 e 2015, o “1 a 0” já havia sido o placar mais repetido no Campeonato Brasileiro. Mas em 2016, os times têm usado e abusado cada vez mais do placar mínimo. Dos 50 jogos disputados até o momento, 16 terminaram em "1 a 0". Até o momento, a média de gols na competição está em 2,32 por jogo. O número de tentos por partida é a segunda pior da história dos pontos corridos. Só ganha de 2014, quando a média de gols foi de 2,23 por partida.

Gaúchos dominam

Nas cinco primeiras rodadas do campeonato, Internacional e Grêmio mostraram a força do futebol gaúcho e têm feito uma “dobradinha” na ponta da competição. Com quatro vitórias (três por 1 a 0) e um empate, o Internacional está invicto e na liderança (posição que não alcançava desde 2014). Já o Grêmio, que era líder até a quarta rodada (posição que não ocupava desde 2008), não tinha tomado nenhum gol até o jogo contra o Palmeiras, quando perdeu por 4 a 3. Resta saber se os times vão ter fôlego para se manter na liderança e conquistar um título que não vai para o estado desde 1996.

Chape e Santa brilham

As grandes surpresas da competição até o momento têm sido Chapecoense e Santa Cruz. O atual campeão catarinense é um dos dois únicos invictos do campeonato (o outro é o Internacional) e está na 6ª posição. Já o Santa Cruz (que chegou a ser líder na 3ª rodada) está em 7º. Na campanha, o time já tem uma goleada de 4 a 1 para cima do Cruzeiro. Os times também têm os artilheiros do Brasileirão: Grafite (Santa Cruz) e Bruno Rangel (Chapecoense) marcaram seis gols até o momento.

Mineiros em sinal amarelo

Se os gaúchos estão indo bem no Campeonato Brasileiro, o mesmo não se pode dizer dos times de Minas Gerais. Ao contrário dos últimos anos, as equipes do estado não têm realizado boas campanhas. Cruzeiro e Atlético (MG) já trocaram de técnico nas primeiras rodadas e têm apenas uma vitória em cinco jogos. Já o América, campeão estadual, amarga a lanterna do Brasileirão e é o único time que não ganhou até agora.

Times desfalcados

Com Olimpíadas e Copa América Centenário no radar, os times do Brasileirão começaram a competição desfalcados. Uma das equipes que mais está sofrendo é o Santos. Três de seus principais jogadores foram convocados pela seleção. Sem Ricardo Oliveira, Lucas Lima e Gabriel, o time está apenas em 15º lugar no Brasileirão.

Confira a classificação do Brasileirão até a 5ª rodada

1º Internacional (RS) 13 pontos

2º Grêmio (RS) 10

3º Corinthians (SP) 10

4º Flamengo (RJ) 10

5º Palmeiras (SP) 9

6º Chapecoense (SC) 9

7º Santa Cruz (PE) 8

8º Fluminense (RJ) 8

9º São Paulo (SP) 7

10º Ponte Preta (SP) 7

11º Figueirense (SC) 6

12º Atlético (MG) 6

13º Vitória (BA) 5

14º Cruzeiro (MG) 5

15º Santos (SP) 4

16º Botafogo (RJ) 4

17º Coritiba (PR) 4

18º Sport (PE) 4

19º Atlético (PR) 4

20º América (MG) 2

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário