one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: ©Daniel Zappe/MPIX/CPB

Compartilhar:

Com 278 atletas convocados, Brasil terá delegação recorde nos Jogos Paralímpicos

Criado em 19/07/16 13h02 e atualizado em 19/07/16 16h31
Por Nathália Mendes* Fonte:Portal EBC

A 50 dias da abertura dos Jogos Paralímpicos, O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) divulgou, nesta terça-feira (19), no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, a lista final dos atletas convocados para os Jogos Rio 2016. Com 278 atletas, sendo 181 homens e 97 mulheres, esta será a maior delegação brasileira em uma edição das Paralimpíadas. Em Londres, foram 182 atletas inscritos em 18 modalidades.

Pela primeira vez na história, o país terá representantes em todas as 22 modalidades que fazem parte do programa dos Jogos Paralímpicos - atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, canoagem velocidade, ciclismo de estrada, ciclismo de pista, esgrima em cadeira de rodas, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, rugby em cadeira de rodas, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, vela e vôlei sentado.

Dezesseis atletas-guia para o atletismo, três calheiros, que atuarão na bocha, e mais dois goleiros para o futebol de 5 também fazem parte da comitiva, que contará com 494 pessoas na Vila dos Atletas, localizada na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Daniel Dias exibe credencial de atleta para os Jogos Paralímpicos
O nadador Daniel Dias exibe a credencial de atleta para os Jogos Paralímpicos do Rio: o maior medalhista paralímpico do país vai para sua terceira participação em Paralimpíadas. Foto: ©Daniel Zappe/MPIX/CPB

São Paulo é o estado com o maior número de representantes entre os donos da casa: são 75 atletas naturais do estado que abriga o CT Paralímpico Brasileiro. Em seguida aparece o Rio de Janeiro, com 33 e o Paraná, com 20. Quase metade dos convocados vêm da região Sudeste - 128, no total. O Nordeste enviará 53 atletas para as Paralimpíadas, o Sul, 41, o Centro-Oeste, 39, e o Norte, 17.

Quarenta e quatro atletas de 11 modalidades são medalhistas paralímpicos e terão a chance de tentar repetir o feito no Rio de Janeiro. Nomes como os dos nadadores Daniel Dias, Clodoaldo Silva, Andre Brasil e os velocistas Alan Fonteles, Terezinha Guilhermina e Yohansoon do Nascimento fazem parte da relação.

Os Jogos Paralímpicos Rio 2016 acontecem entre os dias 7 e 18 de setembro, no Rio de Janeiro. Mais de quatro mil atletas de 176 países são esperados para a disputa de 528 medalhas. A meta do CPB é que o Brasil termine entre os cinco primeiros colocados no quadro geral de medalhas, ganhando duas posições em relação ao sétimo lugar alcançado em Londres 2012, quando conquistou 43 medalhas, sendo 21 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze.

 

*com informações do Comitê Paralímpico Brasileiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário