one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem: CR Flamengo/Divulgação

Compartilhar:

Após 30 rodadas, Palmeiras e Flamengo brigam ponto a ponto por título do Brasileirão

Criado em 14/10/16 13h20 e atualizado em 14/10/16 14h16
Por Edgard Matsuki Edição:Ana Elisa Santanta - Portal EBC

Agora sim, o Brasileirão se encaminha para a reta final. Porém, uma das coisas que não é possível dizer sobre o campeonato é que ele está definido. Na ponta de cima e de baixo da tabela, há times disputando alguma coisa. Para você ficar por dentro no que aconteceu de melhor nas últimas rodadas, o Portal EBC fez um raio-X::

Título disputado ponto a ponto

Com aproveitamento de campeão, Palmeiras (61 pontos) e Flamengo (60 pontos) estão batalhando ponto a ponto na corrida pelo título. Nos últimos cinco jogos, cada um cravou quatro vitórias e um empate. Detalhe: os únicos pontos que as equipes perderam nos últimos jogos foram contra times grandes ameaçados de rebaixamento. Na 28ª rodada, o Flamengo empatou o com São Paulo e, na 30ª rodada, o Palmeiras empatou com o Cruzeiro. Ambas as partidas foram 0 a 0.

G4 vira G6 e esquenta disputa pela Libertadores

Um fator extracampo esquentou ainda mais a disputa pela Libertadores. No meio da disputa do Brasileirão, o número de vagas subiu de quatro para seis. Com isso, equipes como Grêmio, Atlético (PR), Fluminense, Botafogo e Corinthians voltaram a sonhar com uma vaga. Santos e Atlético (MG), por sua vez, parecem ter garantido de vez o passaporte para a competição sul-americana.

Botafogo e Santos crescem

Depois de Palmeiras e Flamengo, os times que mais conseguiram pontos no campeonato foram Botafogo e Santos. Os alvinegros ganharam quatro jogos e perderam um. Com isso, as duas equipes estão no G-6. Do alvinegro carioca, o destaque é Sassá. Junto com nomes consagrados como Fred, Robinho e Gabriel Jesus (revelação do futebol brasileiro), ele é um dos artilheiros do campeonato com 11 gols.

Cruzeiro, São Paulo e Internacional ameaçados

Na parte de baixo da tabela, Cruzeiro, São Paulo e Internacional estão muito ameaçados. Dos três, quem mais conseguiu reagir nas últimas rodadas foi o time mineiro. O Cruzeiro ganhou oito dos últimos 15 pontos disputados. O São Paulo foi o time com pior desempenho entre os três: apenas dois pontos em 15. Já o Internacional é o que tem a situação mais complicada: está 17º na tabela. Porém, duas vitórias nos últimos três jogos dão um pouco de esperança aos gaúchos.

O de cima sobe e o de baixo desce

Um dado se mostrou interessante nas últimas cinco rodadas do Brasileirão. Os times de cima da tabela conquistaram muitos pontos e os de baixo não ganharam quase nada. Entre os dez primeiros, o retrospecto foi o seguinte: 30 vitórias, 6 empates e 14 derrotas (64% de aproveitamento). Entre o 11º e o lanterna, os times conseguiram 13 vitórias, 8 empates e 29 derrotas (31,33%). Só para comparar: durante o campeonato, os top 10 tiveram 56,6% de aproveitamento e os times de baixo tiveram 35,6%. Ou seja, a diferença entre os dois grupos se acentuou.  

Confira a classificação do Brasileirão até a 30ª rodada

1º Palmeiras (SP) 61 pontos 

2º Flamengo (RJ) 60 

3º Atlético (MG) 56 

4º Santos (SP) 54

5º Botafogo (RJ) 47

6º Fluminense (RJ) 46 

7º Grêmio (RS) 46 

8º Atlético (PR) 45

9º Corinthians (SP) 45 

10º Ponte Preta (SP) 42

11º Chapecoense (SC) 41 

12º Cruzeiro (MG) 37

13º Coritiba (PR) 36 

14º São Paulo (SP) 36

15º Vitória (BA) 35

16º Sport (PE) 34

17º Internacional (RS) 33

18º Figueirense (SC) 32

19º Santa Cruz (PE) 23

20º América (MG) 21

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário