one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Imagem:

Compartilhar:

Confira a trajetória da Chapecoense: o time começou sua ascensão em 2009

Criado em 29/11/16 14h17 e atualizado em 29/11/16 14h25
Por Gésio Passos Edição:Ligya Carvalho Fonte:Portal EBC

Clube até então sem expressão, a Associação Chapecoense de Futebol iniciou sua ascensão no cenário esportivo nacional em 2009 disputando a Série D. Em 2014, chegou à Série A. A tragédia desta terça (29), na Colômbia, no entanto, pode afetar a trajetória de sucesso da equipe.

Fundado em 1973 a partir da união de antigos clubes da cidade de Chapecó, em Santa Catarina, o clube conquistou o primeiro campeonato catarinense em 1977. Foi campeão estadual em 1996, 2007, 2011 e 2016. Viveu momentos de crise financeira no início dos anos 2000, mas se reestruturou a partir de 2005.

A Chapecoense estreou no Campeonato Brasileiro em 1978, ficando na 53ª posição. Mas foi em 2009, na estreia da Série D, que a equipe iniciou sua ascensão. Com a conquista do terceiro lugar, os catarinenses garantiram o acesso à Série C em 2010. A equipe permaneceu por três anos na terceira divisão, conquistando uma vaga na Série B em 2012. Na segunda divisão, a passagem foi rápida, apenas um ano, em 2013 conquistou o vice-campeonato e alcançou a elite do futebol nacional.

A equipe do oeste catarinense estreou no Brasileirão em 2014, conseguindo se manter na Série A com o 15º lugar. Em 2015, em mais uma campanha regular, ficou na 14º posição. Faltando apenas uma rodada para o fim do Brasileirão de 2016, o clube está na nona colocação, à frente de tradicionais clubes como São Paulo, Fluminense e Cruzeiro.

Chapecoense

O sonho sul-americano

A Chapecoense disputava pela segunda vez consecutiva a Copa Sul-Americana, a primeira foi em 2015. A grande final marcada para esta quarta-feira (30) era contra o Atlético Nacional da Colômbia, mas diante do desastre a partida foi suspensa. Como homenagem ao Chape, o Atlético solicitou a Conmebol, entidade organizadora do campeonato, que o título seja entregue à equipe catarinense.

Ao ser eliminado na terceira fase da Copa do Brasil, a Chape acabou conseguindo mais uma chance de disputar a Sul-Americana. Na primeira fase passou pela equipe do Cuiabá, se classificando para as oitavas de final. Enfrentou então o Independiente da Argentina, conquistando a vaga nos pênaltis. Nas quartas de final, a Chapecoense passou pelo Junior de Barranquilla, da Colômbia. Na semifinal, a equipe catarinense passou pelos também argentinos do San Lorenzo, time do Papa Francisco. A final seria contra o Atlético Nacional, atual campeão da Copa Libertadores da América.

A perspectiva era positiva. Em 2015, em sua primeira participação na competição, a equipe surpreendeu, foi eliminada nas quartas de final pelos argentinos do River Plate. A equipe estreou na Copa Sul-Americana passando pela Ponte Preta. Disputou as oitavas de final contra os paraguaios do Libertad, vencendo nos pênaltis. Valente, o Verdão conquistou uma inédita vaga nas quartas de final da competição contra o gigante argentino do River Plate. Apesar de ter vencido a final em Chapecó por 2 a 1, perdeu a primeira partida, fora de casa, por 3 a 1, sendo eliminado.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário