one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Palmeiras vence Chapecoense e conquista Campeonato Brasileiro

Imagem: S.E. Palmeiras/Divulgação

Compartilhar:

Palmeiras vence Chapecoense e conquista nono título Brasileiro de futebol

Criado em 27/11/16 19h09 e atualizado em 28/11/16 11h37
Por Pedro Paulo Ramos - Portal EBC

Após 22 anos de jejum, o Palmeiras conquistou hoje (27) o nono título brasileiro ao vencer  a Chapecoense, por 1x0, em São Paulo. O clube venceu os Campeonatos Brasileiros em 1972, 1973, 1993, 1994 e 2016, e foi favorecido pelo reconhecimento da CBF dos títulos da Taça Brasil de 1960 e 1967 e da Taças Roberto Gomes Pedrosa de 1967 e 1969.

Com a vitória, o time comandando pelo técnico Cuca chegou ao 23º triunfo na competição, o que mais venceu, e chegou aos 77 pontos a uma rodada do final. Ao todo foram oito empates e seis derrotas, sendo a equipe que menos perdeu. O apito final encerrou uma semana de expectativa para jogadores e torcedores palmeirense. Foram mais de 20 rodadas como líder da competição até a conquista matemática hoje. que consagra o alviverde como maior de todos os campeões brasileiros, segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

O Jogo

Uma simples vitória ou um empate garantiriam o título palmeirense sem depender de outros resultados. Até mesmo uma derrota, poderia sacramentar a conquista, desde que o Santos não vencesse o Flamengo, no Maracanã. 

No jogo, o alviverde colocou uma marcação forte desde o início e pouco deixou a Chapecoense criar chances de gol.  Na frente, o time levava perigo com jogadas do meia Moisés e do trio de ataque formado por Dudu, Róger Guedes e Gabriel Jesus.

Mas foi a partir de uma falta, em uma jogada ensaiada, que o Palmeiras marcou seu gol. Aos 25 minutos do primeiro tempo, após cobrança de Dudu, a bola passou por Zé Roberto e Moisés até chegar em Fabiano. Ele completou a jogada com um toque por cima do goleiro. Foi o primeiro gol do lateral no campeonato.  

No segundo tempo, o Palmeiras seguiu controlando o jogo e continuou sem correr grandes riscos na partida. No fim, ainda houve tempo para homenagens à Fernando Prass. Sem jogar desde agosto, o
goleiro e ídolo da equipe, substituiu Jaílson, para ser aplaudido e festejado por todos os presentes no estádio.

Após o apito final, muita comemoração entre os jogadores em campo e os torcedores na arquibancada e nos arredores do estádio. O jogo foi também marcante para o técnico Cuca, que conquistou seu primeiro título brasileiro como treinador e para Gabriel Jesus, artilheiro da equipe no torneio, com 12 gols. O atacante de 19 anos se despede do clube este ano e defenderá o Manchester City, da Inglaterra, a partir de 2017. 

O jogo registrou também, o maior público da história da casa palmeirense, com 40.986 torcedores presentes.


Campanha

A caminhada rumo ao título começou no dia 14 de maio, com uma goleada por 4 x 0 sobre o Atlético-PR, em São Paulo. A campanha teve início de forma irregular, com vitórias em casa e tropeços fora.

Na 6ª rodada, a vitória sobre o Flamengo, em Brasília, se mostrou essencial para o resultado final do campeonato. A principal turbulência da equipe, segundo palavras do próprio técnico Cuca, aconteceu entre a 16ª e a 18ª rodada, quando acumulou derrotas para Atlético-MG e Botafogo e empate contra a Chapecoense. O Palmeiras se reabilitou na 19ª rodada, no triunfo sobre o Vitória, resultado que garantiu o título simbólico do primeiro turno.

Daí em diante, o alviverde não perdeu mais a liderança. Foram 15 jogos de invencibilidade entre o fim do primeiro e a metade do segundo turno. O time abriu boa vantagem para os concorrentes e se aproximou da taça. 

Graças a gordura obtida, a derrota para o Santos e os empates contra Flamengo e Atlético-MG, em confrontos diretos, não ameaçaram o posto alviverde. O grito de campeão veio já na penúltima rodada.

O título premia a regularidade do time durante todo o campeonato. O Palmeiras foi líder em 27 das 37 rodadas disputadas. Foi quem mais venceu: 23 jogos; o que menos perdeu: apenas seis partidas; além de ser a melhor defesa, com apenas 31 gols sofridos e o segundo melhor ataque, com 60 tentos. São 77 pontos somados. O clube possui, também, a maior média de público do campeonato, cerca de 32 mil torcedores por partida.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário