one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Conheça as histórias das taças da Copa do Mundo

Criado em 14/05/18 11h09 e atualizado em 14/05/18 12h47
Por Eurico Tavares Edição:Edgard Matsuki e Ligya Carvalho Fonte:Portal EBC e Rádios EBC

Inicialmente chamado de Taça Coupe du Monde, o troféu para o ganhador da Copa do Mundo passou a se chamar Taça Jules Rimet em 1º de julho de 1946, durante um congresso realizado em Luxemburgo. O nome foi dado em homenagem ao então presidente da FIFA e idealizador do torneio.

Quando pediu a confecção da taça, Jules Rimet criou um regulamento que dava a posse definitiva ao país que conquistasse a Copa por três vezes. Foram necessárias nove edições para que surgisse o vencedor. Brasil, Itália e Uruguai chegaram na Copa de 1970 com dois títulos cada um. Após derrotar o Uruguai nas semifinais por 3 a 1 e a Itália na final por 4 a 1, o Brasil ficou com a taça. Em 1983, o troféu foi roubado e, posteriormente, derretido.

A Taça FIFA, troféu que substituiu a Jules Rimet, foi disputada a partir de 1974 e é de posse transitória. Ao contrário da Jules Rimet, não há regras para a posse definitiva. Em 2038, poderá ocorrer a última disputa. Isso porque terminará o espaço para colocação das placas com os nomes dos países campeões.

Até o momento, já foram disputadas 11 edições. Dessas, a Alemanha ganhou três, a Itália venceu duas, a Argentina duas, o Brasil duas, a França uma e a Espanha uma. O Brasil possui uma coincidência envolvendo os dois troféus: a seleção brasileira só conseguiu ganhar o primeiro título de cada troféu na sexta edição. Em 1958 (depois da disputa das Copas de 30, 34, 38, 50 e 54) e em 1994 (após disputar as Copas de 74, 78, 82, 86 e 90).

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário