one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Exoesqueleto

Imagem:

Compartilhar:

Paraplégico chuta bola em abertura da Copa com ajuda de exoesqueleto

Criado em 12/06/14 07h34 e atualizado em 02/01/15 16h40
Por Portal EBC

O Projeto Andar de Novo (Walk Again) permitiu que um paciente paraplégico voltasse a mover a perna para chutar uma bola durante a abertura oficial da Copa do Mundo. O movimento foi possível com o uso de um exoesqueleto acoplado a um computador e ao cérebro de Juliano Pinto, 29 anos, que tem paraplegia completa de tronco inferior e membros inferiores.

Anteriormente, Nicolelis teria anunciado que o paciente daria alguns passos no campo, o que não aconteceu. Contudo, a maior crítica de internautas nas redes sociais refere-se ao tempo de exibição da atividade, que se resumiu a alguns segundos. O paraplégico que participou do projeto e vestiu a roupa comentou a sensação que teve em vídeo postado no perfil do Facebook de Nicolelis. "Estou impressionado, eu não acreditava, só tenho a agradecer", relata.

Assista:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Leia também:

Brasil vence Croácia por 3 a 1 na estreia da Copa

O projeto desenvolveu uma espécie de armadura robótica que traz um computador conectado ao cérebro do paciente por meio de eletrôdos. O exoesqueleto ganhou o apelido de BRA-Santos Dumont 1, em homenagem a um dos percursores da aviação, o brasileiro Santos Dummont.

Confira o exoesqueleto em funciona no laboratório:

Creative Commons - CC BY 3.0 -

Leia mais notícias no canal Tecnologia

Entenda

O projeto Andar de Novo envolve um grupo de pesquisadores de 25 nacionalidades. Os detalhes foram mantidos em segredo e recebem críticas de outros cientistas devido à exposição em excesso da pesquisa e pelo fato de Nicolelis nunca ter publicado um estudo científico que envolvesse humanos e o controle de robôs a partir do cérebro. Nicolelis é reconhecido mundialmente por seus trabalhos envolvendo macacos, ratos e controle de mecanismos a partir de sensores neuronais.

Os testes do protótipo que foi apresentado ao mundo hoje aconteceram com oito pacientes da Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), em São Paulo (SP). No dia 29 de abril de 2014 um dos pacientes conseguiu dar os primeiros passos com a veste robótica, usando somente o cérebro para os comandos. Até o dia 20 de maio, os pacientes já tinham dado, em média, 120 passos com o exoesqueleto cada um.

Saiba tudo que acontece na Copa do Mundo


Conheça 10 curiosidades que explicam o funcionamento do exoesqueleto

Cientista Miguel Nicolelis divulga primeiras fotos de exoesqueleto.
Primeiras imagens do exoesqueleto do Projeto Andar de Novo. Visão frontal. (Miguel Nicolelis/Divulgação Facebook)

1) O projeto Andar de Novo realiza testes com oito pacientes adultos com idade entre 20 e 35 anos. Um deles poderá ser escolhido para usar o exoesqueleto na abertura da Copa.

2) O equipamento é controlado por atividades do cérebro do paciente, que também recebe sinais sensoriais da máquina.

3) O paciente usa um capacete que transmite os sinais do cérebro para um computador guardado em uma mochila. O computador, por sua vez, dá comando para pistões hidráulicos responsáveis pelo movimento das pernas mecânicas.

4) O exoesqueleto usa uma bateria com autonomia de até 2 horas.

5) Um sensor na parte externa da roupa robótica vai captar o ambiente ao redor de forma parecida a de um ser humano.

6) Existem sensores de pressão, temperatura e de vibração. Mas não se sabe ainda se a pessoa sentirár todos esses dados.

7) Ao tocar o chão, o exoesqueleto aciona um vibrador conectado ao braço do paciente. A ideia é que o cérebro associe essas vibrações ao movimento das pernas para que a pessoa volte a ter impressão de sentir as suas pernas, dando comandos para andar ao equipamento.

8) O material do exoesqueleto foi construído em diferentes países com materiais feitos em impressoras 3D, plástico resistente, metais e alumínio. O protótipo pesa cerca de 70 kg.

9) As pesquisas do exoesqueleto são realizadas no Instituto Internacional de Neurociência de Natal (IINN) e na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, onde Nicolellis trabalha com ajuda de financiamento externos.

10) Outros pesquisadores de neurociência criticam o projeto ou preferem não analisá-lo. Entre as críticas, citam que o excesso de exposição vai criar a sensação de que a tecnologia estará pronta para uso em breve. Contudo, Nicolelis prevê mais 20 anos antes de colocá-la em uso médico.

Pesquisas de Nicolelis

Atuando como neurocientista desde 1984, Miguel Nicolelis começou a pesquisar formas de reestabelecer o controle motor e a sensibilidade tátil em pacientes com lesões medulares ou neurológicas em 2001, quando cientistas de várias partes já vinham tentando desenvolver uma veste robótica semelhante a BRA-Santos Dumont 1. Ao longo de mais de dez anos de pesquisa junto com vários outros especialistas, o grupo de Nicolelis conseguiu criar um mecanismo tecnológico que permite que uma pessoa emita sinais elétricos cerebrais que acionem um artefato robótico. Essa chamada interface cérebro-máquina foi a primeira etapa para o desenvolvimento do exoesqueleto.

Leia também:

Jovem paraplégico dá pontapé inicial da Copa no Brasil

*com informações da Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário